No RJ, Verdão disputa título inédito da Copa Brasil de Clubes Sub-18 de basquete

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O basquete do Palmeiras entra em quadra por mais uma competição nacional neste mês de agosto. A partir de segunda-feira (19), os garotos da geração Sub-18 disputam a Copa Brasil de Clubes da categoria, sediada no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro-RJ.

Priscila Pedroso/Palmeiras _ O time alviverde é formado por atletas nascidos em 2001 e 2002

O Verdão está no Grupo A da competição, ao lado de Sorriso Basquetebol-MT, Tijuca Tênis Clube-RJ e Clube do Remo-PA. A estreia palmeirense, inclusive, será diante do clube paraense na própria segunda (19), às 20h15 (veja abaixo a tabela completa de jogos do Alviverde).

Participam também da Copa Brasil de Clubes Sub-18 os clubes Duque de Caxias-PR, Esperia-SP, Náutico-PE, Minas-MG, Nosso Clube-PE, Olympico-MG, Flamengo-RJ, Sport-PE, União Corinthians-RS, ASBAVI-RO, Sociedade Thalia-PR e Botafogo-RJ.

A primeira fase acontece com jogos de todos contra todos dentro dos respectivos grupos (A, B, C e D), compostos por quatro equipes cada. Os primeiros e segundos colocados de cada chave avançam às quartas de final, enquanto terceiros e quartos disputam a “Série Prata” da competição (9º ao 16º lugares).

O time alviverde será treinado na competição nacional por João Padola, que assumiu recentemente a categoria Sub-19 do clube e estreou na última terça-feira (13) com grande vitória sobre o Araraquara por 91 a 67, no Palestra Italia, pelo Campeonato Estadual.

Caio Carlucci/Divulgação _ Vinicius Chagas, do Sub-19, é um dos relacionados; o atleta anotou 22 pontos contra o Araraquara

“A Copa Brasil será um torneio bastante produtivo a nós pela possibilidade de me adaptar mais aos garotos e conhecer melhor os atletas do Sub-17. Vamos ao Rio para estudar adversários jogo a jogo e fazer a melhor campanha possível para darmos continuidade ao projeto da temporada. Temos uma equipe forte, de boa estatura, e trabalharemos em cima disso para evoluir”, declarou o técnico.

O Palmeiras vai ao torneio com atletas das equipes Sub-17 (nascidos em 2002) e Sub-19 (nascidos em 2001). Entre eles, um dos destaques é a presença do pivô Bruno Cardoso, um dos mais novos da delegação com apenas 16 anos. O garoto é um dos principais pontuadores (média de 17 por jogo) e reboteiros do Campeonato Estadual Sub-17 de 2019.

Esta é a segunda vez na temporada que o Palmeiras disputa a Copa Brasil de Clubes de Basquete. No mês de junho, em Belo Horizonte-MG, o time Sub-16 alviverde se sagrou bicampeão invicto da competição após vencer o Vasco da Gama por 74 a 52 na decisão. A categoria é treinada por Rafael “Toca” Martins, que será auxiliar de Padola no torneio Sub-18.

Confira os jogos do basquete do Verdão na Copa Brasil de Clubes Sub-18:

Primeira fase

19/08 – 20h15: Remo x Palmeiras
20/08 – 20h15: Palmeiras x Sorriso
21/08 – 18h30: Tijuca x Palmeiras

22/08 – Quartas de final
23/08 – Semifinal
24/08 – Final