No último ataque, Sub-14 do Verdão supera Grêmio e é bicampeão invicto do EFIPAN

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-14 do Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (29), no Municipal Farroupilha, em Alegrete (RS), e se sagrou bicampeão invicto do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), um dos mais importantes da categoria no país. Nem o jogo duro e nem as provocações da torcida adversária impediram a conquista palestrina, que veio com gol de Marcos Eduardo já nos acréscimos do segundo tempo.

Divulgação _ O elenco campeão é formado por atletas recém-promovidos ao time Sub-14

Esta é a quarta vez na história que o Palmeiras fatura a taça do EFIPAN. No ano passado, o Alviverde foi campeão invicto ao derrotar o São Paulo, por 2 a 0, na decisão. Com quatro títulos conquistados em quatro finais disputadas (1983, 1984, 2017 e 2018), o Verdão segue como único paulista a ter vencido o torneio na história e o maior vencedor da competição em relação aos times de fora do Rio Grande do Sul.

Com 100% de aproveitamento na primeira fase (seis vitórias), os números sustentaram a campanha incontestável do Palmeiras no torneio gaúcho: foram oito triunfos e um empate nos nove jogos disputados, além de 20 gols marcados e apenas quatro sofridos. Marcos Eduardo, com seis tentos, foi o artilheiro da competição.

A 38ª edição do EFIPAN contou com a participação de tradicionais equipes brasileiras e sul-americanas, como Internacional, Grêmio, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Juventude, Flamengo de Alegrete, Nacional-URU, Defensor-URU, Peñarol-URU, Alianza Lima-PER, Santa Cruz-BOL e Independiente del Valle-EQU.

O Verdão foi ao torneio com a atual categoria Sub-14 – formada pelos atletas do Sub-13 em 2017 – e teve como treinador Rogério Ferreira, vice-campeão paulista no ano passado. “O convívio traz várias situações, mas somos como uma família: todo mundo junto. Temos um ciclo grande na temporada: a gente para, olha para quando tudo começou, vê a evolução dos garotos como homens, jogadores, eles se superando… Acredito que é inexplicável o que eles viveram hoje. Eles podem jogar no profissional do Palmeiras, na Copa do Mundo, mas jamais vão esquecer do que aconteceu aqui. Todos estão de parabéns”, comemorou o técnico.

A base palestrina encerra o mês de janeiro com saldo bastante positivo: são cinco títulos e sete pódios em oito competições disputadas. Além do Sub-14, o Sub-15 faturou a Copa Brasil de Futebol Infantil, o Sub-18 levantou a taça inédita da Copa Santiago, o Sub-12 venceu a Copa Internacional de Avanhandava e o Sub-16 se sagrou campeão da Série Prata da FAM Cup. Também no Sul do país, os times Sub-11 e Sub-13 foram vice da Copa Cidade Verde e da Taça Brasil de Campo Bom, respectivamente.

Confira o gol e a comemoração do título no vídeo da TV Palmeiras:

O jogo

A primeira etapa ficou marcada pelo equilíbrio, com chances de gol para ambos os lados. A principal do Verdão foi criada pelo atacante Marcos Eduardo, que chutou forte de dentro da grande área após vacilo da zaga gremista e parou no goleiro Luizão.

Já no segundo tempo, o Grêmio contou com a torcida em maior número e foi para o ataque, mas esbarrou no arqueiro palestrino Murilo, que estava em noite inspirada e evitou o pior para o Verdão em inúmeras oportunidades.

O Palmeiras buscava o gol nos contra-ataques, mas o tento do título saiu de bola parada e no último lance ofensivo do time: aos 31 minutos, em cobrança frontal de falta, Pelezinho lançou na área e achou Marcos Eduardo, que, de cabeça, tirou Luizão da jogada e mandou para o fundo das redes. Festa palestrina em Alegrete!

Divulgação_O time Sub-14 do Verdão superou o Grêmio na final do EFIPAN

38º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN)

Final

29/01: Palmeiras 1 x 0 Grêmio – Municipal Farroupilha
Gol: Marcos Eduardo

Semifinal

28/01: Palmeiras 3 x 2 Defensor-URU – Municipal Farroupilha
Gols: Wendell, Marcos Eduardo e Pelezinho

Quartas de final

26/01: Palmeiras 1 (7) x (6) 1 Nacional-URU – Municipal Farroupilha
Gol: Robert

1ª fase – Grupo B (Municipal Farroupilha)

13/01: Palmeiras 1 x 0 Chapecoense
Gol: Wendell

15/01: Palmeiras 3 x 0 Ind. Del Valle-EQU
Gols: Marcos Eduardo (2) e Pedro

17/01: Palmeiras 3 x 1 Juventude
Gols: Marcos Eduardo e João Cardoso (2)

20/01: Coritiba 0 x 2 Palmeiras
Gols: João Cardoso e Marcos Eduardo

22/01: Palmeiras 2 x 0  Defensor-URU
Gols: Bruno e João Cardoso

24/01: Criciúma 0 x 4 Palmeiras
Gols: Leonardo (2), Thiago e Kauan