Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Vasco da Gama na noite desta terça-feira (26) no Allianz Parque, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Nacional está em sua 33ª rodada, mas as equipes colocaram em dia rodada atrasada, pois, no debute do Brasileirão, não puderam duelar devido ao fato de o Verdão estar disputando a final do Campeonato Paulista 2020 diante do Corinthians, em 08/08/2020, cujo jogo rendeu a 23ª conquista Estadual ao Verdão.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Pelo placar de 1 a 1, com gol de Breno Lopes, aos 30 do primeiro tempo, e de Benítez, aos 34, as equipes empataram e, com o resultado, o Verdão chegou ao seu oitavo duelo seguido sem perder em casa por partidas do Campeonato Brasileiro. Atlético-MG (3×0), Fluminense (2×0), Athletico-PR (3×0), Bahia (3×0), Red Bull Bragantino (1×0) e Corinthians (4×0) e empates diante do Grêmio e Vasco (ambos por 1 a 1).

Pelo fato de disputar a final da Libertadores no próximo sábado (30), diante do Santos, o Palmeiras, dirigido pelo português Abel Ferreira, foi a campo com um time alternativo: jogou com Jailson; Mayke, Alan Empereur, Kuscevic e Renan (zagueiro oriundo da base que também joga de lateral-esquerdo, posição que atuou hoje); Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Lucas Lima; Breno Lopes, Gabriel Silva e Lucas Esteves (outro oriundo da base, lateral-esquerdo de origem, mas que jogou no ataque titular nesta noite, pela ponta-esquerda).

Com o resultado, o Palmeiras manteve o seu baixíssimo índice de derrotas para o Vasco como mandante: ao longo de 73 confrontos disputados nos domínios palmeirenses contra o time cruzmaltino desde 1924 (já considerando o de hoje), o Verdão obteve 38 vitórias, empatou 26 vezes e foi derrotado em apenas nove ocasiões (marcou 137 gols e sofreu 81). Apenas pelo Brasileiro, a vantagem numérica também favorece o Maior Campeão do Brasil: foram 17 vitórias alviverdes, 11 empates e quatro triunfos do Gigante da Colina em 31 duelos (57 gols a favor do Palmeiras e 27 para o Vasco).

No total do confronto Palmeiras e Vasco, agora são 132 duelos travados, com 60 vitórias palmeirenses, 41 empates, 31 triunfos vascaínos, 212 gols marcados pelo Verdão e 165 gols feitos pelo time carioca.

Individualmente, Abel Ferreira continua invicto no Allianz Parque por jogos do Brasileirão. Foram seis jogos disputados pelo treinador no local apenas em Brasileiros, com quaatro vitórias e, agora, dois empates (o outro foi diante do Grêmio). Portanto, Abel está invicto na arena do Verdão em jogos do Nacional.

Por qualquer competição, no Allianz Parque, Abel dirigiu o time em 12 ocasiões e perdeu uma única vez: pela Libertadores, no último dia 12, para o River Plate-ARG, por 2 a 0 (mas, ainda assim, o duelo valeu classificação, pois o Alviverde bateu o River por 3 a 0 na Argentina e, então, avançou à final do Continental mesmo perdendo) – acumulou, além deste único revés, oito vitórias e três empates com o desta noite.

O duelo marcou também o primeiro jogo de Felipe Melo como titular desde que voltou de lesão. O Pitbull estava sem atuar desde 08/11/2020, quando sofreu fratura no tornozelo esquerdo e precisou passar por cirurgia, na vitória sobre o Vasco por 1 a 0 em São Januário pelo Campeonato Brasileiro, até retornar contra o Corinthians no último dia 18 (na ocasião, o Verdão venceu por 4 a 0, mas Felipe Melo ficou no banco); o jogador, porém, entrou em campo diante do Ceará no último domingo (24), mas saindo do banco de reservas no intervalo, após entrar na vaga de Patrick de Paula. Hoje, diante do Vasco, pela primeira vez desde a lesão, Melo atuou dentre os 11 principais.

Por fim, vale destacar também a estreia de Vanderlan, que entrou no lugar de Lucas Lima aos 12 do segundo tempo – ele é mais uma Cria da Academia que estreia no time principal na atual temporada. Vanderlan, de 18 anos, é um polivalente que pode atuar tanto como lateral-esquerdo, sua posição atual no Sub-20, quanto como zagueiro ou mesmo aberto pelo lado esquerdo da linha ofensiva – ele já desempenhou as três funções na base palmeirense e foi bastante prestigiado. Desde sua chegada ao clube para o Sub-15, em 2017, Vanderlan conquistou diversos títulos com a camisa alviverde, sendo alguns deles o Mundial de Clubes Sub-17, a Copa do Brasil Sub-17 e a Supercopa Sub-17, além de outras conquistas nacionais e internacionais.

Ao todo, já contando Vanderlan, considerando também os atletas que estão efetivados no plantel principal, 13 Crias da Academia estrearam pelo Palmeiras na temporada atual. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho, Fabrício, Pedro Acácio e, agora, Vanderlan. Juntos, eles somam 186 jogos e fizeram da temporada atual a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de também 11 pratas da casa debutantes em 2010.

Apenas no duelo de hoje, foram sete Crias da Academia a campo: Renan (titular da lateral esquerda), Lucas Esteves (titular no ataque, na ponta-esquerda), Gabriel Silva (titular no ataque, como cabeça de área), Vanderlan, que entrou no meio-campo no segundo tempo, no lugar de Lucas Lima), Patrick de Paula (que entrou no meio-campo no segundo tempo, no lugar de Felipe Melo), Fabrício (que entrou no ataque no segundo tempo, na vaga de Gabriel Silva) e Gabriel Veron (que entrou no ataque no segundo tempo, no lugar de Breno Lopes).

A última vez em que o Verdão utilizou tantos jogadores da base em uma mesma partida assim, aliás, foi justamente na partida anterior, diante do Ceará, fora de casa, quando, contra o Vozão, seis pratas da casa jogaram: Patrick de Paula e os atacantes Gabriel Veron e Gabriel Silva estavam no time titular. Além disso, ainda entraram no decorrer do jogo o lateral Lucas Esteves e os atacantes Pedro Acácio e Fabrício.

Antes disso, no último dia 09, vitória contra o Sport fora de casa por 1 a 0, haviam ido a campo cinco jogadores da base naquele mesmo jogo: Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Veron e Lucas Esteves (estes dois últimos, titulares, enquanto os três primeiros entraram no decorrer do duelo).

Palmeiras: Jailson; Mayke, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Felipe Melo (Patrick de Paula, 12’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Breno Lopes (Gabriel Veron, 31’/2ºT), Lucas Lima (Vanderlan, 12’/2ºT) e Lucas Esteves; Gabriel Silva (Fabrício, 19’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

Gol (SEP): Breno Lopes (30’/1ºT – 1-0)

Cartão amarelo (SEP): Kuscevic