Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras venceu o Grêmio por 4 a 1 na tarde desta terça-feira (29), no Allianz Parque, e garantiu lugar nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria. Os tentos alviverdes foram marcados por Thalys, duas vezes, Kauan Santos e Daniel.

Com o triunfo, o Verdão chegou aos 19 pontos no Grupo A e segue na vice-liderança da chave a dois pontos de distância do líder Flamengo. Além disso, o time alviverde atingiu a marca de 30 gols anotados no torneio, sendo o melhor ataque.

Além do placar elástico, a partida no Allianz Parque contou com a presença do presidente Maurício Galiotte nas tribunas. O time palmeirense encerra sua participação na primeira fase do Brasileiro Sub-17 neste sábado (03), às 15h, contra o São Paulo, no Marcelo Portugal, em Cotia-SP.

O presidente Maurício Galiotte acompanhou a partida (Foto: Fabio Menotti)

Assim como em 2020, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Daí em diante, a competição passa a ser disputada em mata-matas, com partidas de ida e volta até a final.

Nesta fase classificatória, o Verdão está no Grupo A, ao lado de Ceará, Grêmio, América-MG, Botafogo, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-GO, Bahia e do próprio Flamengo. Já o Grupo B reúne Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Sport, Chapecoense, Fortaleza, Internacional, Santos e Vasco.

Artilheiro do dia, Thalys marcou duas vezes no Allianz Parque (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

Acostumado a fazer gols nos primeiros minutos de cada jogo, o Verdão impôs seu ritmo contra o Grêmio e manteve a escrita. Aos 15 minutos, em cruzamento de Kauan Santos pela esquerda, Thalys apareceu na área e finalizou de voleio, sem chances para Cássio, para abrir o placar. Golaço!

O adversário respondeu em duas oportunidades perigosas, parando em Zé Henrique em uma delas com grande intervenção. Por outro lado, o Verdão levava perigo pelas pontas e quase ampliou com Kauan, em pancada de fora da área defendida por Cássio já perto do final do período.

Já o segundo tempo teve início mais amarrado, com poucas oportunidades criadas. O Grêmio tentava agredir em busca do empate, mas esbarrava na forte marcação alviverde. No entanto, em rápido contra-ataque aos 19 minutos, foi o Verdão que chegou ao gol em belo chute colocado de Kauan Santos, de fora da área, no canto esquerdo de Cássio. Este foi o sétimo gol do atacante no Brasileiro Sub-17.

Com sete gols, Kauan é o artilheiro do Verdão no Brasileiro Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

Poucos minutos depois, os visitantes diminuíram o marcador em falha da defesa palmeirense pela esquerda. Em seguida, o treinador Artur Itiro promoveu três alterações no setor ofensivo e logo viu resultado: aos 31 minutos, Gabriel Izabel dividiu com a defesa dentro da grande área e a bola sobrou para Endrick, que esbarrou no zagueiro. Na sobra, Daniel finalizou de primeira e mandou no travessão, levando perigo.

Enquanto o Grêmio tinha maior volume de jogo em busca do empate, o Verdão tentava segurar a vantagem. Aos 43, no entanto, a equipe contou com o talento de Thalys, que recebeu de Jota na entrada da área e chutou colocado para fazer o terceiro dos palmeirenses – seu segundo no jogo.

Pouco tempo depois, nos acréscimos, o Alviverde ainda teve um pênalti assinalado a seu favor após Endrick ser derrubado com falta dentro da área. Na cobrança, Daniel, retornando de lesão, chutou forte no canto direito de Cássio e deu números finais ao duelo.

Palmeiras Sub-17: Zé Henrique; Carlinhos (Gilberto), Kauã Oliveira, Serafim e Jean Carlos; Jota, Luiz Freitas (Gabriel Izabel) e Thalys; Giovani (Daniel), Kauan Santos (Ewandro) e Allan (Endrick). Técnico: Artur Itiro.

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

10/05: Palmeiras 1 x 2 Flamengo – Allianz Parque
Gol: Jean Carlos

15/05: Botafogo 0 x 5 Palmeiras – CEFAT Niterói
Gols: Kauan Santos (2), Allan, Kauã Oliveira e David

19/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Allianz Parque
Gols: Thalys e Jean Carlos (2)

28/05: Ceará 1 x 5 Palmeiras – Cidade Vozão
Gols: Kauan Santos (2), Allan, Ewandro e Diogo (contra)

05/06: Palmeiras 6 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gols: Allan, Luiz Freitas, Jota, Giovani, Kauan Santos e Zuin

12/06: Cruzeiro 3 x 3 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Allan (2) e Wendell

19/06: Palmeiras 3 x 1 América-MG – Allianz Parque
Gols: Kauan Santos, Allan e Jean Carlos

29/06: Palmeiras 4 x 1 Grêmio – Allianz Parque
Gols: Thalys (2), Kauan Santos e Daniel

03/07 – 15h: São Paulo x Palmeiras – Marcelo Portugal (elevensports.com)