Palmeiras disputa o Brasileiro de Tiro com Arco em busca de novo título

Departamento de Comunicação

O Palmeiras/Raycon disputa a partir desta terça-feira (12) o 45º Campeonato Brasileiro Adulto Outdoor de Tiro com Arco, que será realizado pela terceira vez seguida em Maricá (RJ). A grande aposta do elenco novamente é na categoria Composto Masculino, principalmente por equipes, em que se sagrou campeão no ano passado e acumula um grande histórico de conquistas.

O Verdão está representado por oito atletas, todos com o arco composto. Prata em 2017, Isabella Tonão é a única mulher palestrina. Entre os homens, estão Rogerio de Lima (conhecido como Zero), Fabio Tassinari, César Hideki (atual trio campeão); Julio Cesar de Oliveira (um dos principais arqueiros paralímpicos do país); Magdiel Santos, Vilson Tonão e Ivando da Silva. Aliás, esse será o primeiro Brasileiro Adulto de Ivando pelo clube – sua última presença foi em 2011, na edição de Águas de Lindoia (SP). Em comparação com 2018, o Palmeiras não conta com Luiz Paulo, o LP, que se recupera de uma artrite no ombro esquerdo.

Divulgação_Equipe Palmeiras/Raycon: César Hideki, Vilson Tonão, Zero, Isabella Tonão, Fabio Tassinari, Ivando da Silva e Magdiel Santos (da esquerda para a direita)

Assim, o Alviverde mais uma vez será o único a ter duas equipes de Composto Masculino, entre as dez participantes. Essa estratégia funcionou ano passado, resultando no título, que, depois de 2014 (com Zero, Fabio e Vilson), não chegava às mãos palmeirenses. Os trios serão formados pelos resultados individuais dos arqueiros no classificatório de quarta-feira (13), em que todos atirarão 72 flechas, podendo fazer até 720 pontos. Esta terça (12) será de treino oficial.

“A expectativa é de mantermos o título conquistado por equipe no ano passado, apesar de que neste ano o tempo vai fechar para todos (risos). A previsão é de chuva todos os dias. Vai ser bem difícil para os atletas, mas vamos focados em trazer medalhas tanto por equipes quanto individuais”, afirmou Zero, que, em 2018, ainda ficou no 4º lugar individual, e em 2017 foi campeão individual e por duplas mistas com Isabella.

Se Zero, Fabio e César chegam com moral, Magdiel, Vilson e Ivando não ficam para trás. No Brasileiro Master deste ano, em Belo Horizonte (MG) o trio foi campeão por equipes, além da prata individual de Vilson e da disputa do terceiro lugar entre os outros dois companheiros, com o bronze de Magdiel.

O Brasileiro Adulto de 2019 terá 175 atletas, de 33 clubes de todo o país. Entre os sete homens do Verdão na categoria Composto Masculino, estarão outros 40 rivais de 18 times diferentes. Já Isabella terá pela frente 20 oponentes de 12 esquadrões. E, no total, haverá 18 equipes mistas – um dos arqueiros palestrinos disputará o certame com Isabella.

Divulgação_César, Fabio e Zero foram campeões brasileiros em 2018 na categoria Composto Masculino

Confira a agenda do Palmeiras no Brasileiro:

Terça-feira (12): treino oficial
Quarta-feira (13): classificatório
Quinta-feira (14): combates individuais até semifinal
Sexta-feira (15): combates por equipes e duplas mistas até semifinal
Sábado (16): disputa de medalhas do composto