Departamento de Comunicação

Palmeiras e Bahia empataram pela 26ª rodada na noite desta terça-feira (12) pelo placar de 0 a 0 e, com isso, o Verdão somou ponto fora de casa: agora possui 40 pontos – é o atual 4o colocado, atrás do Bragantino, terceiro, com 41, Flamengo, vice-líder, com 42, e Atlético-MG, líder, com 53.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Apesar de ainda não ter reencontrado os caminhos da vitória no Brasileirão, o Palmeiras está agora há 15 jogos invictos no geral contra o Bahia (maior invencibilidade da história do confronto). Apenas como visitante são mais jogos ainda! 16. O que chama a atenção é o período invicto, pois, o último revés sofrido em território baiano aconteceu em 30 de outubro de 1988, portanto, neste mês, se completam 33 anos. Desde então, os times se enfrentaram 16 vezes na Bahia já com esta (todas em Salvador) entre 1991 e 2021, com oito vitórias palmeirenses e oito empates (21 gols marcados e 11 sofridos no período).

Vale ressaltar que o Palmeiras tem retrospecto superior ao do Bahia mesmo fora de casa. Considerando todos os jogos com mando do Bahia – incluindo partidas no Campo da Graça, onde os clubes se enfrentaram pela primeira vez em 1937, na Fonte Nova e no Pituaçu -, o Verdão possui retrospecto numérico superior ao do adversário: 32 jogos, 14 vitórias, 14 empates e 4 derrotas (a última pelo Brasileiro de 1988). Especificamente pelo Brasileirão, a vantagem esmeraldina diminui, mas se mantém: são 22 confrontos na casa do rival, com nove vitórias palmeirenses, nove empates e quatro reveses sofridos.

E o mantra de nunca ter perdido na Arena Fonte Nova, inaugurada em 2013 para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, continua: especificamente neste local, foram cinco partidas, com duas vitórias e quatro empates. Todas contra o Bahia.

O empate também garantiu ao Verdão a manutenção de outra série invicta diante do adversário baiano; esta, porém, pelo Brasileiro. Na principal competição nacional, o Palmeiras está invicto agora há 13 jogos no geral contra o Bahia (seis vitórias e sete empates) – essa já é a maior série invicta isolada contra o clube baiano pela competição. Depois dessa, aparecem outras duas grandes séries invictas do Verdão ante o Tricolor empatadas em segundo lugar, com 10 partidas, e ambas até então dividiam a primeira posição da maior invencibilidade do confronto Palmeiras e Bahia e foram superadas recentemente, justamente na construção desta atual sequência de 13 jogos. As séries detentoras do antigo recorde foram construídas entre 1991 e 2001 (de seis triunfos e quatro igualdades) e entre 1970 e 1983 (cinco vitórias e cinco empates).

AGENDA

O Palmeiras volta a campo no domingo (17/10), às 16h, pela 27ª rodada, para enfrentar a equipe do Internacional, no Allianz Parque; em seguida, viaja para Fortaleza, onde enfrenta o Ceará, pela 28ª rodada, na quarta-feira (20), pela 28ª rodada do Nacional, no Estádio Castelão.

PALMEIRAS: Jailson; Gabriel Menino (Wesley, 15/2ºT), Luan, Kuscevic (Renan, no intervalo) e Jorge; Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa, 24/2ºT) e Raphael Veiga; Dudu (Matheus Fernandes, 32/2ºT), Rony e Luiz Adriano (Deyverson, 24/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos (SEP): Kuscevic e Rony
Cartão vermelho (SEP): Wesley, aos 37 do 2ºT (vermelho direto)