Departamento de Comunicação

Após garantir vaga à final da Libertadores na última terça-feira (28/09), o Palmeiras voltou a jogar pelo Campeonato Brasileiro na noite deste domingo (03/10), contra a equipe do Juventude, de Caxias do Sul (RS), no Allianz Parque. Os times empataram por 1 a 1, com o time visitante inaugurando o marcador logo aos 6 minutos do primeiro tempo, com o meia Guilherme Castilho, mas deixou tudo igual aos 28 também da etapa inicial, com o volante Danilo. Mesmo pressionando desde que marcou seu gol até o fim do segundo tempo, o Alviverde não conseguiu ganhar de virada e somou um único ponto: foi a 39 na tabela – com isso, continua atrás do Atlético-MG, líder, agora com 10 pontos à frente do Verdão; o Flamengo, colado no Maior Campeão do Brasil com 38 pontos, na terceira colocação atualmente, possui dois jogos a menos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Após o duelo desta noite, o retrospecto atualizado entre as equipes foi a 25 jogos: 12 vitórias do Palmeiras, oito empates cinco triunfos da equipe gaúcha, com 52 gols marcados a favor do Maior Campeão do Brasil contra 30 tentos sofridos.

Palmeiras e Juventude se enfrentaram pela primeira vez em 1963, em duelo válido Torneio Quadrangular do Rio Grande do Sul – competição amistosa (o Verdão venceu por 4 a 2 com gols de Servílio, duas vezes, Valter, contra, e Vavá), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), casa do adversário. Depois, em 1975 voltaram e se enfrentar novamente no território do rival, em partida amistosa, e o Alviverde novamente levou a melhor: 3 a 0 com gols de Ronaldo, Mário Motta e Leivinha. Após isso, as equipes só voltaram a se cruzar na década de 90, quando a equipe gaúcha passou a frequentar a elite do Campeonato Brasileiro – e os encontros foram corriqueiros, durando mais de uma década (de 1995 a 2007, mais precisamente, até voltarem a se enfrentar em 2021 pela Série A do Brasileirão – no primeiro turno da atual edição, o Maior Campeão do Brasil venceu por 3 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, com gols de William Matheus, contra, Deyverson e Breno Lopes).

Curiosamente, o Juventude também já foi adversário do Palmeiras na Libertadores da América: o fato ocorreu na Libertadores de 2000, edição da qual o Maior Campeão do Brasil foi finalista – encontrou a equipe gaúcha (campeã da Copa do Brasil de 1999) na fase preliminar, contra a qual somou pontos importantes para avançar às oitavas de final do torneio: venceu em casa por 3 a 0 (gols de Rogério, Asprilla e Júnior) e empatou na casa do rival por 2 a 2 (gols de Cesar Sampaio e Rogério). O técnico do Palmeiras naquela ocasião, aliás, era Luiz Felipe Scolari – o treinador pentacampeão mundial e campeão da Libertadores de 1999 com o Palmeiras teve justamente o Juventude como um dos primeiros clubes de sua carreira como treinador, além de ter atuado como jogador da equipe na década de 70.

AGENDA

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (06), às 21h30, novamente pelo Brasileirão, mas desta vez, fora de casa: viaja à Belo Horizonte (MG) para enfrentar o América-MG, no Estádio Independência, pela 24ª rodada. Em seguida, joga pela 25ª rodada no sábado (09), às 21h, contra o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque.

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Kuscevic, Gustavo Gómez e Jorge (Piquerez, no intervalo); Danilo (Deyverson, 40/2ºT), Zé Rafael (Felipe Melo, 17/2ºT) e Gustavo Scarpa; Wesley (Dudu, 17/2ºT), Rony e Luiz Adriano (Gabriel Veron, 17/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Guilherme Castilho (6’/1ºT) (0-1) e Danilo (28’/1ºT) (1-1)

Cartões amarelos (SEP): Dudu