Departamento de Comunicação

A cidade de São Paulo enfrentou nos últimos dias as temperaturas mais baixas dos últimos 27 anos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade neste momento de muito frio, o Palmeiras e a PUMA realizaram nesta semana a doação de dois mil cobertores produzidos com matéria-prima da reciclagem de uniformes inutilizados.

Os cobertores foram doados à Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) e para os projetos sociais liderados pelo Padre Júlio Lancelotti, da Paróquia São Miguel Arcanjo, ambas instituições com reconhecido trabalho de apoio à população mais vulnerável da cidade.

Na última quinta-feira (05), parte dos cobertores foi entregue às pessoas que temporariamente moram na praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. E a ação contou com a presença do atacante Deyverson, surpreendendo os moradores da região.

“É muito gratificante poder contribuir com essas pessoas que sofrem mais com o frio. É uma ação muito bonita do Palmeiras e da PUMA porque traz um pouco de conforto para aqueles que passam por dificuldade. Estou emocionado e honrado em poder participar”, disse o centroavante do Verdão.

A reciclagem de uniformes antigos teve início no ano passado quando também foram doados dois mil cobertores. A ação integra o programa de responsabilidade institucional do Palmeiras “Por Um Futuro Mais Verde”, que busca consolidar o clube como uma organização responsável e geradora de impacto positivo para o futebol e para a sociedade. Por isso, o programa possui diretrizes para uma atuação integrada e efetiva do Palmeiras em seus pilares econômico, social e ambiental.

“Ajudar o próximo está no DNA do palmeirense. Esta é uma ação que nos orgulha muito porque está integrado ao nosso programa Por Um Futuro Mais Verde. Na parte ambiental, reciclando um material que seria inutilizado, e principalmente no lado social, ao ajudar a população mais vulnerável. Estamos orgulhosos em poder ajudar a nossa comunidade com esta parceria com a PUMA que se mostra vencedora não apenas dentro do campo, mas também em ações como esta”, declarou o presidente Maurício Galiotte.

“Em um momento como o que estamos vivendo, com o aumento da população em situação de rua em consequência da pandemia, é imprescindível esse tipo de ação. Quando falamos em nossos posicionamentos que a nossa parceria com o Palmeiras não busca apenas bons resultados dentro de campo, como também fora, é exatamente sobre isso que falamos. Estamos orgulhosos em poder contribuir pelo segundo ano seguido socialmente e também ambientalmente, com a reciclagem do material, através dessa ação”, concluiu Fabio Kadow, diretor de marketing da PUMA Brasil.

RECICLAGEM

Todo o processo de reciclagem das roupas foi realizado em conjunto com a Retalhar, empresa que atua no ramo de logística reversa, ou seja, de reaproveitamento de tecidos. Após o recebimento dos uniformes, o material foi enviado à uma cooperativa para manufatura reversa, com remoção de zíperes, botões e elásticos. Depois disso, o tecido chegou à indústria recicladora, passando pelas etapas de trituração, desfibramento e agulhagem e corte até ser transformado em um cobertor.