Palmeiras e PUMA transformam mais de 1 tonelada de uniformes antigos em 2 mil cobertores

Departamento de Comunicação

A parceria entre Palmeiras e PUMA extrapolou o futebol e chegou ao campo da solidariedade. Uma ação inédita entre o clube e a fornecedora de material esportivo possibilitou a reciclagem de mais de uma tonelada de uniformes antigos inutilizados e resíduos têxteis do processo produtivo de seus fornecedores em dois mil cobertores.

Esses cobertores foram doados a 11 instituições que acolhem pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo e que tiveram seus trabalhos impactados pela pandemia de COVID-19.

Uma das entidades beneficiadas foi a ONG Clube de Mães do Brasil, que atende todos os meses cerca de 500 pessoas em vulnerabilidade social. A entrega dos cobertores na instituição, realizada sob as normas de prevenção recomendadas, contou com a participação especial do atacante alviverde Luiz Adriano.

“Poder contribuir de alguma maneira para amenizar o frio sentido pelas pessoas que vivem em situação de rua, e também levar um pouco de carinho, atenção e conforto em um momento tão difícil como este que vivemos, é gratificante para todos no clube. É uma ação que nos orgulha e também reforça os laços de uma parceria sólida entre Palmeiras e PUMA”, disse o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte.

A transformação de uniformes antigos em cobertores é mais uma ação que integra o programa de responsabilidade institucional do Palmeiras “Por Um Futuro Mais Verde”,que busca consolidar o clube como uma organização responsável e geradora de impacto positivo para o futebol e para a sociedade. Por isso, o programa possui diretrizes para uma atuação integrada e efetiva do Palmeiras em seus pilares econômico, social e ambiental.

“Esse momento implica em reflexões não só individuais, mas principalmente para as empresas repensarem estratégias tradicionais de investimentos em marketing que agreguem valor para o clube, para nós e para a sociedade”, afirmou Fabio Kadow, diretor de Marketing da PUMA Brasil. “Quando o clube demonstra essa atitude, que é a mesma preocupação que nós temos, dá a possibilidade de agirmos juntos em diferentes frentes sustentáveis daqui para frente. Mudar o agora para ter uma nova realidade no futuro”, conclui.

RECICLAGEM

Todo o processo de reciclagem das roupas foi realizado em conjunto com a Retalhar, empresa que atua no ramo de logística reversa, ou seja, de reaproveitamento de tecidos. Após o recebimento dos uniformes, o material foi enviado à uma cooperativa para manufatura reversa, com remoção de zíperes, botões e elásticos. Depois disso, o tecido chegou à indústria recicladora, passando pelas etapas de trituração, desfibramento e agulhagem e corte até ser transformado em um cobertor.