Departamento de Comunicação

Duelo de Verdões na noite deste sábado (15), no Allianz Parque. O Palmeiras recebeu a equipe do Goiás pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Gustavo Gómez no primeiro tempo, o Verdão abriu o placar, aos 17, após cobrança de escanteio de Gabriel Menino – o zagueiro cabeceou e fez 1 a 0. O gol de empate veio aos 39, com gol de Rafael Vaz em uma falta perto da entrada da área que não existiu). O Verdão soma dois pontos em dois jogos no torneio nacional e ainda tem uma rodada em atraso (não atuou pela estreia da competição devido ao fato de estar disputando a final do Estadual, da qual saiu campeão contra o Corinthians no último sábado, 08).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Esta foi a primeira vez que o Allianz Parque recebeu um jogo de Brasileiro com o novo gramado sintético, inaugurado dia 16/02 (Palmeiras 3×1 Mirassol). Neste ano, o Verdão não sabe o que é perder em sua arena: são nove jogos, seis vitórias e três empates, com 15 gols marcados e seis gols sofridos. Pelo Paulista, venceu Mirassol (3×1), Guarani (1×0), Água Santa (2×1), Santo André (2×0) e Ponte Preta (1×0); e empatou com Ferroviária (1×1), Corinthians (1×1) e agora o Goiás (2×1); pela Libertadores, superou o Guaraní-PAR (3×1). Aproveitamento de 78% em sua arena.

O Alviverde está invicto também como mandante de forma geral em 2020. Somando as partidas transferidas para a Arena da Fonte Luminosa (Palmeiras 0x0 São Paulo) e para o Pacaembu (Palmeiras 4×0 Oeste) pelo Paulista, são 11 jogos, sete vitórias e quatro empates, com 19 gols marcados e seis sofridos – aproveitamento de 76%. Entre os que disputam Série A do Campeonato Brasileiro, apenas outros três times não perderam como mandante neste ano: Atlético-GO (7 v e 2e), Athletico-PR (10 v e 1 e) e Botafogo-RJ (6v e 1e).

Dentro de campo, pessoalmente, o técnico Vanderlei Luxemburgo ampliou sua série invicta de 15 para 16 jogos na casa palestrina (11 vitórias e cinco empates – a última derrota aconteceu há 11 anos, em 18/04/2009, por 2 a 1 para o Santos (gol de Pierre), pelo Campeonato Paulista (o duelo colocou dois lendários jogadores dos dois lados naquele dia: o veterano goleiro Marcos, pelo Verdão, e o jovem atacante Neymar, pelo Peixe).

Pelo Campeonato Brasileiro, a invencibilidade de Luxa é de quatro partidas seguidas (três vitórias e dois empates). A última das seis derrotas em 59 jogos pelo Brasileirão foi em 07/12/2008, por 1 a 0 para o Botafogo-RJ, enquanto a última vitória foi justamente na última vez em que comandou o time em casa naquela quarta passagem pelo clube, em 14/06/2009: 3 a 1 sobre o Cruzeiro (dois gols de Keirrison e um do zagueiro Marcão).

Luxemburgo ampliou também outra marca que pertence a ele próprio: a de ser o comandante com mais jogos e vitórias na história do Palestra Italia (independente da forma física que a casa palmeirense já possuiu outrora, inclusive a atual, como arena, desde 2014). Desde a estreia em 20/04/1993, no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória (gol de Maurílio), pela Copa do Brasil, Luxemburgo já dirigiu o Palmeiras 153 vezes no Estádio Palestra Italia / Allianz Parque, com o retrospecto extremamente favorável de 120 vitórias, 22 empates e apenas 11 derrotas. Nessa lista, em segundo lugar, vem Oswaldo Brandão, com 130 jogos e 96 vitórias.

Autor do gol, o zagueiro Gustavo Gómez, que marcou de cabeça após cobrança de escanteio batida por Gabriel Menino, chegou ao seu décimo gol pelo Palmeiras em 76 jogos. Este foi o segundo gol em 2020 (em 18 duelos). O outro gol de Gustavo Gómez neste ano havia sido diante do Mirassol, na vitória por 3 a 1, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, em 16 de fevereiro (os outros gols palmeirenses naquela partida foram anotados por Raphael Veiga e Luiz Adriano) – Rafael Silva fez o do Mirassol.

A presença de Gómez, aliás, ficou marcada pela dupla de zaga composta ao lado de Luan, titular na conquista do ouro olímpico de 2016 pela Seleção Brasileira. Juntos, em 2018, a dupla ficou por 1121 minutos sem sofrer sequer um gol (11 partidas), se aproximando do recorde na história palestrina sem tomar gol levando em conta uma dupla de zaga, que ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, de 1987, com exatos 1148 minutos intransponível (sem acréscimo) – também 11 jogos.

Outro que alcançou um número expressivo ao sair do banco de reservas foi Diogo Barbosa. O lateral-esquerdo substituiu Viña no segundo tempo e se aproximou do 100º duelo pelo Palmeiras. Hoje com 99 jogos, o jogador soma 54 vitórias, 28 empates e 17 derrotas.

Menção também para Willian Bigode, que é um dos artilheiros do time em 2020, com oito gols (ao lado de Luiz Adriano), e chegou ao seu jogo de número 171 pelo Palmeiras – é o atleta do atual elenco com mais partidas. De quebra, o camisa 29 fez sua 67ª partida no Allianz Parque, mesmo número de Felipe Melo, que não atuou e, com isso, igualou o próprio Pitbull e também Zé Roberto, entrando no top 5 dos jogadores que mais atuaram na arena palmeirense desde que possui a atual configuração (a partir de 2014). Completam o ranking Thiago Santos (4º, com 71 partidas); Vitor Hugo (3º, com 73 jogos); Fernando Prass (2º, com 86 duelos); e o atacante Dudu (líder no quesito, com 127 jogos no local).

E quando o assunto é Allianz Parque, o atacante Wesley não pode ficar de fora. Um dos jogadores oriundos da base do Verdão promovidos ao time principal em 2020, o atacante de 21 anos fez, neste sábado, sua estreia na casa palestrina. O jogador já havia atuado em cinco partidas pelo time profissional anteriormente, no entanto, a única vez que teve o Verdão como mandante foi diante do Oeste (em 29/01), vitória por 4 a 0 pelo Paulista, e o duelo foi no Pacaembu.

Os outros duelos do jogador pelo clube foram nos jogos pelo torneio amistoso da Florida Cup, diante do Atlético Nacional de Medellín-COL (0x0) e do New York City-EUA (2×1 pró Verdão), em 15/01 e 18/01 respectivamente; contra o Bragantino (2×1 para o Alvinegro pelo Paulista, em 02/02) e Corinthians (1×0 para o rival pelo Estadual, em 22/07).

Ao todo, são seis jogos pelo Palmeiras no time de cima: duas vitórias, dois empates, duas derrotas e uma assistência para o gol de Willian, na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste pela 3ª rodada do Paulista de 2020, torneio do qual sagrou-se campeão.

O JOGO

Após estrear no Brasileiro com um time misto em relação aos titulares que costumeiramente iniciavam a partida, o Verdão foi a campo, pode se dizer, com força máxima.

Vanderlei Luxemburgo escalou Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires; Zé Rafael, Luiz Adriano e Willian.

O time do Palmeiras iniciou a partida tecnicamente superior ao do adversário em campo – o Goiás, aliás, tinha 15 desfalques em seu elenco devido ao surto de Covid.

Mesmo sem nenhum lance que chamasse a atenção ou parecesse de fato levar perigo na partida, o Verdão chegou ao gol logo aos 17 minutos, em um escanteio cobrado por Gabriel Menino e cabeceado na área por Gustavo Gómez (Palmeiras 1×0 Goiás)

Até a reta final do primeiro tempo, o Verdão continuou criando investidas, mas dessa vez viu o duelo equilibrar no que diz respeito às finalizações – o goleiro Weverton precisou trabalhar forte duas vezes (aos 23 minutos em chute de Douglas Baggio e aos 31 em tentativa de Daniel Bessa).

Aos 39 minutos, o Goiás chega ao gol de empate oriundo de uma cobrança de falta que não existiu, mas que também não cabia prerrogativa ao VAR. Desta forma, o zagueiro Rafael Vaz, de perto da entrada da área, cobrou de pé esquerdo, por baixo da barreira, ludibriando a defesa palmeirense, e deixando tudo igual (Palmeiras 1×1 Goiás)

A partir daí, o que se viu foi um jogo sem muitas movimentações e jogadas interessantes por praticamente todo o resto da partida.

Destacam-se apenas alguns lances, como aos 3 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Luan fez passe na pedida para Luiz Adriano finalizar; ou então aos 26 minutos quando o time de Luxemburgo passou a pressionar, inclusive com linda jogada individual do meia Wesley (oriundo da base do Verdão), que invadiu a grande área aos 27 e driblou jogadores do Goiás, antes de passar a bola para Luiz Adriano que finalizou de cabeça, dividindo com Rafael Vaz.

Ou então quando o goleiro Marcelo Rangel salvou cabeçada venenosíssima de Rony no último minuto de jogo, quando o Palmeiras pressionava fortemente o adversário até os minutos finais na busca pela vitória – o camisa 11 do Verdão havia recebido passe de Marcos Rocha e por muito pouco não marcou seu gol.

As alterações no time palmeirense ao longo da partida foram: aos 13 minutos do segundo tempo, Lucas Lima, Diogo Barbosa e Rony, nos lugares de Ramires, Viña e Willian, respectivamente; e aos 24, Bruno Henrique e Wesley nas vagas de Gabriel Menino e Zé Rafael, nessa ordem.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña (Diogo Barbosa, 13′ do 2ºT); Patrick de Paula, Gabriel Menino (Bruno Henrique, 24′ do 2ºT) e Ramires (Lucas Lima, 13′ do 2ºT); Zé Rafael (Wesley, 24′ do 2ºT), Luiz Adriano e Willian (Rony, 13′ do 2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gol: Gustavo Gómez, 17′ do 1 ºT;

Cartão amarelo (SEP): Lucas Lima.