Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras bateu o Fortaleza por 3 a 0 neste domingo (01), no Allianz Parque, e manteve o aproveitamento perfeito em jogos como mandante pelo Campeonato Brasileiro da categoria. Os tentos alviverdes foram anotados por Gabriel Silva, duas vezes, e Kevin.

O triunfo colocou o Verdão na vice-liderança da tabela, com 19 pontos (seis vitórias, um empate e duas derrotas), sendo quatro de diferença para o líder São Paulo. A equipe volta a campo pelo Brasileiro Sub-20 no próximo domingo (08), às 16h, contra o Corinthians, no Parque São Jorge, pela 10ª rodada.

Antes disso, o Sub-20 alviverde estreia pelo Campeonato Paulista da categoria na quinta-feira (05), às 15h, contra o Taubaté, no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté-SP. O Verdão busca o pentacampeonato consecutivo da competição, vencida em 2020 contra o Corinthians.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021 tem a participação dos 20 melhores clubes do Ranking Nacional. A primeira fase terá a disputa de jogos em turno único entre os times, classificando-se apenas os oito melhores colocados da tabela para as quartas de final. Todos os confrontos do mata-mata terão partidas de ida e volta, com previsão de encerramento em novembro de 2021.

Gabriel Silva chegou a sete gols no Brasileiro Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O duelo tem início bastante pegado e nervoso, com muitas faltas cometidas pelos atletas alviverdes. Foram dois cartões para o Verdão em 20 minutos de partida. Por outro lado, o time se arriscava com bolas alçadas na área pela direita e, em uma delas, Newton acertou o travessão em tentativa de cabeça.

O Fortaleza, por sua vez, apostava na marcação alta e também em contra-ataques. Os adversários desceram com perigo real de gol em pelo menos duas oportunidades, mas não concluíram de forma efetiva.

Já nos acréscimos, enfim, o placar foi aberto no Allianz Parque. Após lance duvidoso de pênalti na área do Fortaleza, a bola saiu em escanteio. Na cobrança de Jhonatan pela esquerda, Gabriel Silva apareceu livre na pequena área e só desviou para o fundo das redes defendidas por Hugo para marcar.

Na segunda etapa, com as mudanças promovidas pelo técnico Gilmey Aymberê, substituto de Wesley Carvalho nesta partida (o treinador do Verdão foi expulso contra o Atlético-MG na última rodada), o Alviverde ganhou novo fôlego no ataque com as entradas de Kevin e Carlos Matheus.

No entanto, as principais oportunidades criadas no período pelo Palmeiras foram com Gabriel Silva. Logo no começo do segundo tempo, em lance cara a cara com Hugo, o goleiro do Fortaleza levou a melhor em grande defesa. Já próximo dos acréscimos, em belo passe de Jhonatan nas costas da zaga, o camisa 7 teve a chance de ampliar, mas parou novamente no arqueiro.

Se não estava dando certo no mano a mano, a saída foi arriscar de fora da área. Aos 42, em sobra de bola pelo meio, Kevin chutou forte, de longe, e pegou o goleiro desprevenido. Hugo chegou a espalmar a bola, mas ela morreu no fundo das redes.

Três minutos depois, foi a vez de Kevin servir Gabriel Silva em velocidade. O camisa 7 ganhou do zagueiro, driblou o goleiro e tocou rasteiro para anotar o terceiro gol palmeirense e fechar o placar do Allianz Parque. A equipe Sub-20 segue 100% em casa no Campeonato Brasileiro.

Palmeiras Sub-20: Mateus; Garcia, Naves, Michel e Vanderlan (Ian); Yago Santos (Ruan Santos), Vitinho (Miguel) e Jhonatan (Caio Cunha); Gabriel Silva, Marino (Carlos Matheus) e Newton (Kevin). Técnico: Gilmey Aymberê

O atacante Kevin marcou pela primeira vez no Brasileiro Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-20:

27/06: Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – CT do Dragão
Gol: Yago Santos

01/07: Palmeiras 1 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gol: Henri

05/07: Palmeiras 2 x 1 Santos – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2)

10/07: Internacional 1 x 3 Palmeiras – Francisco Novelletto Neto
Gols: Garcia, Jhonatan e Ruan Santos

14/07: Palmeiras 3 x 1 Flamengo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Jhonatan

20/07: Athletico-PR 2 x 0 Palmeiras – CAT do Caju

25/07: Palmeiras 3 x 2 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva, Jhonatan e Henri

28/07: Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Vitinho

01/08: Palmeiras 3 x 0 Fortaleza – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Kevin

08/08 – 16h: Corinthians x Palmeiras – Parque São Jorge (Band)
15/08 – 15h: Palmeiras x Sport – Allianz Parque (elevensports.com)
23/08 – 16h15: São Paulo x Palmeiras – Marcelo Portugal (SporTV)
29/08 – Palmeiras x Chapecoense*
05/09 – Fluminense x Palmeiras*
12/09 – Palmeiras x Grêmio*
19/09 – América-MG x Palmeiras*
26/09 – Palmeiras x Cruzeiro*
03/10 – Vasco x Palmeiras*
10/10 – Palmeiras x Ceará*

*partidas com datas, horários e locais a serem definidos pela CBF