Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras bateu o Athletico-PR por 3 a 2 nesta terça-feira (05), no Allianz Parque, e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil da categoria. Os tentos alviverdes foram marcados por Pedro Lima (2) e Michel.

O duelo de volta por uma vaga na semifinal da competição acontece neste sábado (09), às 14h, no CT do Caju, em Curitiba-PR, com transmissão do SporTV.

Atual campeão da Copa do Brasil Sub-17, o time treinado por Artur Itiro faz grande temporada: são 11 vitórias, dois empates e duas derrotas em 15 partidas, além de 50 gols marcados e apenas 15 sofridos. O atacante Daniel Silva, com cinco bolas na rede, é o artilheiro da competição.

A Copa do Brasil Sub-17 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Pedro Lima marcou duas vezes pelo alto (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O primeiro tempo foi de bastante movimentação no Allianz Parque. Não demorou muito para as redes balançarem, e foi para o lado palmeirense: aos 14, em cruzamento de Giovani pela esquerda, Pedro Lima apareceu na área e testou firme, pelo alto, para abrir o placar.

O Athletico respondeu pouco tempo depois. Arthur fez jogada pela esquerda e exigiu grande defesa de Kaique. Mesmo assim, o Verdão seguiu melhor no jogo e ampliou em jogada semelhante a do primeiro tento: aos 45, em belo cruzamento de Ian pela esquerda, Lima subiu mais alto do que a zaga paranaense para ampliar e guardar seu segundo gol no jogo.

No entanto, o Athletico chegou ao empate em dois lances rápidos, sendo um no final do primeiro tempo e outro logo no início do segundo. O Verdão não se abateu e logo retomou a ponta do placar: aos cinco, após cobrança de falta de Ian pela direita, Ruan Santos desviou para dentro da área e encontrou Michel, que apareceu por trás da defesa e marcou o terceiro do Alviverde.

O jogo seguiu equilibrado no período. O time paranaense buscava o empate e apostava no jogo pelas pontas. Já o Verdão, com as mexidas de Artur Itiro, colocou velocidade no setor ofensivo e quase fez o quarto com Kauan, em bela jogada individual pela direita interceptada pelo goleiro Mycael. No fim do jogo, Kaique, pelo lado alviverde, fez um milagre debaixo das traves e garantiu a vantagem palestrina no mata-mata.

Palmeiras Sub-17: Kaique; Robert Dias (Guilherme), Ruan Santos, Michel e Ian; Thiago (Miguel), Pedro Lima (Kauan) e Luiz Freitas (Jhow); Ruan Ribeiro, Kevin (Endrick) e Giovani (Luis Guilherme). Técnico: Artur Itiro.

A defesa alviverde segurou o resultado no segundo tempo (Foto: Fabio Menotti)

Confira os jogos do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Quartas de final

03/01: Palmeiras 3 x 2 Athletico-PR – Allianz Parque
Gols: Pedro Lima (2) e Michel

09/01 – 14h: Athletico-PR x Palmeiras – CT do Caju (SporTV)

Oitavas de final

02/12: Jacuipense 0 x 2 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Daniel (2)

09/12: Palmeiras 3 x 0 Jacuipense – Allianz Parque
Gols: Ruan Ribeiro, Giovani e Daniel

Primeira fase

26/11: Avaí Rondônia 0 x 9 Palmeiras – Aluízio Ferreira
Gols: Daniel (2), Giovani (2), Luis Guilherme (2), Kevin (2) e Wendell