Departamento de Comunicação

Pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu, nesta quarta-feira (10), a equipe do Atlético-GO e superou o adversário com goleada, por 4 a 0, com gols de Raphael Veiga, aos 13, e de Rony, de cabeça, aos 32 do primeiro tempo – ambas as assistências foram concedidas por Gustavo Scarpa, que ainda deixou sua marca aos 17 do segundo tempo, de pênalti. Ainda deu tempo de Breno Lopes deixar ampliar aos 44 – o atacante saiu do banco aos 19 do segundo tempo, entrando na vaga de Raphael Veiga. Desta forma, o Alviverde emplacou a sua sexta vitória seguida no Nacional.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Desde o último revés, contra o Bragantino, em casa (4 a 2), em 09 de outubro, são sete jogos invictos ao todo, com um empate e seis triunfos consecutivos: primeiro, empatou com o Bahia fora de casa (0 a 0); depois, superou o Internacional em casa (1 a 0), venceu o Ceará fora de casa (2 a 1), o Sport em casa (2 a 1), o Grêmio fora de casa (3 a 1), o Santos fora de casa (2 a 0) e, agora, o Atlético-GO em casa (4 a 0). Desta forma, o Alviverde precisa de mais uma vitória para igualar sua melhor série de triunfos desde julho, quando, na ocasião, chegou a sete resultados positivos consecutivos ao bater o Bahia em casa (3 a 2), o Internacional fora (2 a 1), o Sport fora (1 a 0), o Grêmio em casa (2 a 0), o Santos em casa (3 a 2), o Atlético-GO fora (3 a 0) e o Fluminense em casa (1 a 0).

Este duelo também teve sabor especial para Abel Ferreira e sua comissão portuguesa: foi o centésimo jogo da “Era Abel” desde que o treinador assumiu o comando do time e estreou em 05 de novembro de 2020. No total dos 100 jogos, são 54 vitórias, 22 empates e 24 derrotas. Sozinho, Abel Ferreira participou de 89 desses jogos (49 vitórias, 17 empates e 23 derrotas), enquanto os outros 11 foram dirigidos pelos auxiliares João Martins (nove vezes, com cinco vitórias e quatro empates) e por Vítor Castenheiras (duas vezes, um empate e um revés – o empate, entretanto, valeu classificação para a Copa do Brasil contra o Ceará, 2 a 2).

Dentre os jogadores, noite especial para os autores dos gols: Raphael Veiga, Rony, Gustavo Scarpa e Breno Lopes. Veiga chegou ao quarto gol nos últimos três jogos – marcou duas vezes contra o Grêmio na vitória por 3 a 1, uma vez contra o Santos no duelo anterior, vitória por 2 a 0 (e ainda concedeu uma assistência) e voltou a marcar nesta noite, inaugurando o marcador; já Rony foi às redes pelo segundo jogo seguido – ele que havia aberto o placar na vitória contra o Peixe na rodada anterior, além de também ter somado assistência no clássico. Breno Lopes também vive fase artilheira, mesmo, normalmente, entrando no segundo tempo: ele marcou o seu segundo gol nos últimos três jogos – havia balançado as redes também quando entrou no duelo contra o Grêmio, há duas rodadas.

Já Gustavo Scarpa foi o grande protagonista desta noite, participando de três dos quatro gols do Alviverde da partida: aos 13 minutos de jogo, recebeu bola lançada de Weverton com as mãos, dominou e saiu em disparada para a ponta direita do campo, cortando para o meio e, em seguida, toca na medida para Raphael Veiga, que, por sua vez, também dominou e, da entrada da área, chuta rasteiro, no canto, sem chances para Fernando Miguel. (Palmeiras 1×0 Atlético-GO)

Aos 31, Scarpa dessa vez cobrou falta com perfeição e mandou na medida para Rony, que, de cabeça, finalizou com força contra o gol de Fernando Miguel e ampliou a vantagem ainda na etapa inicial. (Palmeiras 2×0 Atlético-GO)

E na etapa derradeira, aos 17 minutos, Marcos Rocha cruzou a bola para a área do time goiano e o VAR apontou possível toque de mão de Marlon Freitas, do Atlético-GO. O árbitro Anderson Daronco, por sua vez, confirmou no monitor a infração e assinalou penalidade máxima a favor do Palmeiras. Gustavo Scarpa, de pé esquerdo, cobrou o penal com perfeição e marcou o terceiro do Palmeiras, agora com duas assistências e um gol na partida (Palmeiras 3×0 Atlético-GO)

Já o quarto gol do Verdão foi assinalado por Breno Lopes, em jogada iniciada por Patrick de Paula, que, no meio-campo, encontrou Dudu livre pela direita. O Baixola disparou e cruzou rasteiro para Breno Lopes que, livre na segunda trave, completou. (Palmeiras 4×0 Atlético-GO)

Contra o Atlético-GO, o Palmeiras chegou ao seu oitavo jogo sem derrota – perdeu pela última vez para o adversário goiano em 25/11/2012. Desde então, entre 2013 e 2021, foram sete vitórias do Maior Campeão do Brasil (já com a desta noite) e um empate. No geral do retrospecto do confronto, aliás, o Verdão leva vantagem, com dez vitórias e dois empates, contra seis derrotas sofridas no total dos 18 duelos disputados – o primeiro encontro entre as equipes aconteceu em 1973.

TABELA

Mesmo com a vitória, o Palmeiras (vice-líder com 58 pontos) segue a dez pontos do líder Atlético-MG (68), isso porque o Galo superou o Corinthians em Belo Horizonte por 3 a 0 pela rodada em duelo iniciado às 19h desta quarta-feira. O Palmeiras é o segundo clube que mais rodadas terminou entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro desde a implementação do sistema de pontos corridos, em 2003. O Verdão ocupou o G-4 em 255 vezes com esta, seguido por Corinthians, com 242, e Internacional, com 240. O líder é o São Paulo, com 317.

AGENDA

O Palmeiras volta a campo no sábado (14), às 18h15, quando enfrenta o Fluminense no Maracanã, pela 32ª rodada; depois, o próximo desafio do Verdão será um clássico: recebe o rival São Paulo no Allianz Parque, no próximo dia 17 (quarta-feira), às 20h30, pela 33ª rodada do Nacional.