Departamento de Comunicação

Na quente noite desta quarta-feira (30), o Palmeiras recebeu o Bolívar-BOL no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, e superou o adversário por 5 a 0, gols de Willian, no início do primeiro tempo, Wesley, no início do segundo tempo, Viña, Raphael Veiga e Rony. Com o resultado, classificou-se às oitavas de final da competição com uma rodada de antecedência, pois os bolivianos, terceiros colocados no grupo com quatro pontos, não podem mais alcançar os alviverdes, que foram a 13.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

MELHOR CAMPANHA GERAL DA LIBERTADORES 2020

O Palmeiras, invicto na competição (com três vitórias e um empate), assim como Santos e Boca Juniors-ARG, ostenta a melhor campanha geral da Libertadores até aqui, seguido por Flamengo, LDU-EQU, Nacional-URU e Racing-ARG, todos com 12 pontos. O Santos ainda pode chegar aos mesmos 13 pontos nesta rodada, mas precisa descontar o saldo de gols – são dez dos alviverdes contra três dos alvinegros.

O Maior Campeão do Brasil foi o dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores nas duas últimas edições. Em 2019, foram 15 pontos conquistados, com cinco triunfos e apenas uma derrota, além de 13 gols marcados e só um sofrido. Já em 2018, o Verdão foi ainda melhor, somando 16 pontos, com cinco vitórias e um empate, 14 gols marcados e três gols sofridos.

TERCEIRA MAIOR GOLEADA DO PALMEIRAS NA HISTÓRIA DA LIBERTADORES E MAIOR GOLEADA DO ALLIANZ PARQUE POR QUALQUER COMPETIÇÃO

Os 5 a 0 aplicados sobre o time do Bolívar-BOL é o terceiro placar mais elástico do Verdão em um jogo de Libertadores na história. Os únicos resultados que superam o obtido nesta noite são os 6 a 1 sobre o Boca Juniors-ARG, em 1994, também com Luxemburgo como técnico (é a maior derrota do Boca sofrida fora da Argentina), e os 7 a 0 sobre o El Nacional-EQU, em 1995, com Valdir Espinoza no banco, sendo esta a maior goleada da história do Alviverde na competição sul-americana.

Há 25 anos, portanto, o Palmeiras não ganhava de cinco gols de diferença na Libertadores – a última vez foi justamente nos 7 a 0 sobre o El Nacional-EQU.

De quebra, esta também foi a maior goleada do Palmeiras no Allianz Parque (desde que a arena fora inaugurada neste formato, em 2014), igualando os 5 a 0 aplicados sobre o Grêmio Novorizontino pelo Campeonato Paulista de 2018 (gols de Bruno Henrique, Keno, Willian, Dudu e Papagaio).

PALMEIRAS É O BRASILEIRO COM MAIS GOLS EM LIBERTADORES E AGORA O SÉTIMO NO GERAL 

O Palmeiras é o clube brasileiro com mais gols na história da Libertadores: com a goleada desta noite, agora são 342 bolas na rede, números que colocam a equipe palestrina na 7ª colocação do ranking geral, ultrapassando justamente do Bolívar-BOL, agora atual 8º colocado com 341 gols.

VERDÃO SE TORNA O BRASILEIRO COM MAIS GOLS COMO MANDANTE NA LIBERTADORES

Com os cinco gols marcados nesta noite, o Palmeiras subiu em outro ranking, alcançando a primeira posição como clube brasileiro com mais bolas na rede na condição de mandante na história da Libertadores, chegando a 202 e ultrapassando o Cruzeiro, antigo recordista, com 201.

CLUBE FICA A UMA VITÓRIA DE SER O BRASILEIRO COM MAIS TRIUNFOS NA LIBERTADORES

Com 102 triunfos ao longo de suas participações na Libertadores, o Palmeiras é o segundo time brasileiro que mais venceu na competição, à frente do Cruzeiro, terceiro colocado com 95, e atrás apenas do Grêmio, com 103.

Melhor ainda é o retrospecto com visitante. O Palmeiras é o brasileiro com mais vitórias fora de casa na história da Libertadores: são 38 triunfos longe de seus domínios, quatro a mais do que o Cruzeiro, segundo colocado com 34. Nas últimas 14 vezes em que atuou no campo do adversário pela competição, o Verdão venceu dez, empatando duas e perdendo outras duas.

Em casa, o Palmeiras figura na terceira colocação dentre os times nacionais com mais vitórias: são 64 triunfos, atrás somente do São Paulo (segundo colocado, com 68) e do Grêmio (líder, com 69).

MAIOR INVENCIBILIDADE PALMEIRENSE DOS ÚLTIMOS OITO ANOS

Em decorrência do resultado do duelo desta noite, o Palmeiras também alcançou sua maior invencibilidade dos últimos oito anos: o time chegou ao 19º jogo seguido de invencibilidade (nove vitórias e dez empates). Antes disso, a última vez que o Verdão ficou por pelo menos 19 partidas sem derrotas foi há oito anos! Entre 13/11/2011 e 21/03/2012, quando atingiu 22 jogos de invencibilidade (14 vitórias e oito empates) – este número de jogos sem ser batido faz do Palmeiras, dentre os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o time que está há mais tempo invicto na temporada (incluindo partidas por qualquer competição, exceto amistosos).

Além disso, nas últimas 28 partidas, sofreu apenas uma derrota – foram 14 vitórias e 13 empates, com 39 gols marcados e 17 tomados; já nos últimos 36 jogos (incluindo duas de 2019), só duas derrotas, com 19 vitórias, 15 empates, 57 gols marcados e 21 sofridos.

ANO COM 2º MENOR PERCENTUAL DE DERROTAS E  2ª MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA HISTÓRIA

A temporada 2020 é a segunda com menor porcentagem de derrotas em toda a história do Palmeiras (apenas 5,88% – dois reveses em 34 jogos), atrás apenas do ano de 1930, com 5,26% (dois reveses em 28 duelos). É também a segunda temporada em que o Verdão menos sofre gols: com 0,58 de média (20 gols sofridos em 34 jogos), fica atrás apenas da lendária temporada de 1972, com 0,54 (foi vazado 44 vezes em 81 jogos).

Dentre os participantes da Série A, levando em conta jogos por qualquer competição da temporada (menos amistosos), o Palmeiras é o time que detém o menor percentual de derrotas neste ano: 6% (duas em 34 jogos), seguido pelo Flamengo, com 14,2% (cinco em 35 partidas).

E assim como nos últimos anos, o Palmeiras mantém ótimos números defensivos. A média de 0,59 gol sofrido por partida (19 gols em 32 jogos, sem contar torneios amistosos) é a melhor entre os 20 clubes que disputam a Série A do Brasileiro. Em números absolutos, o Palmeiras também é o primeiro colocado, seguido por Fortaleza, com 22 gols sofridos. Portanto, além de ser dono do menor índice de derrotas, também é o detentor da defesa menos vazada do Brasil.

2ª TEMPORADA COM MAIS JOGOS DE ESTREANTES ORIUNDOS DA BASE NO SÉCULO

Ainda nos aspectos coletivos, a temporada de 2020 entra para a história como o segundo ano deste século com mais partidas de estreantes oriundos da base. Com as participações de Patrick de Paula e Wesley (titulares) e Gabriel Menino e Danilo (que saíram do banco), no total já são 78 jogos de Crias da Academia recém-promovidas (29 de Gabriel Menino, 24 de Patrick de Paula, 14 de Wesley, seis de Danilo, dois de Gabriel Silva, dois de Alan e mais uma de Angulo) contra 76 de 2014. A temporada recordista ainda é 2010, com 103.

DESTAQUES INDIVIDUAIS: WILLIAN FAZ O GOL 50, BRUNO HENRIQUE CHEGA À 100ª VITÓRIA E TRIO DESENCANTA EM FATO INÉDITO NOS ÚLTIMOS 17 ANOS

Nos aspectos individuais, o atacante Willian marcou seu 50º gol pelo Verdão, o volante Bruno Henrique chegou à sua vitória de número 100 pelo clube, o zagueiro Vitor Hugo atingiu seu triunfo de número 50 no Allianz Parque e o atacante Wesley, o lateral Matías Viña e o atacante Rony marcaram o primeiro gol com a camisa do Palmeiras.

O fato de três jogadores terem marcado pela primeira vez com a camisa palmeirense, aliás, é inédito nos últimos 17 anos. A última vez em que três ou mais atletas marcaram o primeiro gol pelo Palmeiras em uma mesma partida havia sido em 18/01/2003, na goleada do Palmeiras por 11 a 1 sobre a Seleção de Estiva-MG, amistoso realizado em Pouso Alegre-MG, quando Chu, Pedro, Anselmo (duas vezes) e Leandro Amaral (duas vezes) marcaram pela primeira vez pelo Verdão.