Palmeiras pelo mundo: time Sub-16 embarca para torneio na China

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Em busca de mais um título internacional, a equipe Sub-16 do Palmeiras embarcou para uma viagem de três semanas à China, um dos mercados mais emergentes no futebol mundial. O Verdão disputa a partir de segunda-feira (24) a Future Cup International Youth Tournament, torneio realizado na cidade de Hohhot, com a presença de clubes chineses e representantes de países como Rússia, República Tcheca, Mongólia e Coreia do Norte, entre outros.

A delegação alviverde embarcou ao país na última segunda (18) e finaliza a preparação para a estreia com quatro sessões de treinos no CT do Shengle Mongolian Sheep FC – sede da competição. Estão confirmados clubes como São Paulo, Tianjin Quanjian, Guangzhou Evergrande, Shandong Luneng, Hebei Fortune, Beijing BG (China), FC Hradec Kralove (Rep. Tcheca), Shonan Bellmare (Japão), Seleções de Singapura e Coreia do Norte, FC Elista (Rússia), entre outros.

“É sempre interessante viajar para buscar conhecimento. Temos a expectativa de aprender com culturas diferentes do futebol, disputar jogos diferentes e vivenciarmos um ambiente totalmente diferente. Isso cria uma adversidade que teremos de superar. Fizemos uma preparação boa e queremos fazer uma boa apresentação para representar bem a equipe do Palmeiras. Todas as viagens internacionais são ricas para o desenvolvimento dos atletas”, afirmou Hamilton Mendes, treinador da categoria Sub-16 do Palmeiras.

O Verdão foi convidado a participar do torneio pela Federação Paulista de Futebol como campeão do Paulista Sub-15 do ano passado (atletas que atualmente integram o Sub-16). Além de internacionalizar a marca do Verdão em um mercado emergente do futebol, a viagem também tem como objetivo aproximar os atletas dos costumes, do idioma e da cultura milenar chinesa.

No ano passado, a categoria Sub-16 realizou outra viagem à China em um intercâmbio cultural e esportivo. Na ocasião, o Alviverde disputou amistosos contra times da região e participou de uma série de palestras na Universidade da província de Hubei. Em 2011, a equipe B do clube foi à China e inaugurou o Taiyuan City Stadium, estádio com capacidade para 75 mil espectadores, em uma partida amistosa contra a Seleção Olímpica chinesa, em Taiyuan.

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão foi a sete países: Espanha, Suíça, México, Japão, China, França e Itália.

O desempenho do Palmeiras tem chamado a atenção de grandes clubes ao redor do mundo. Na Europa, foram duas taças em abril de 2017: o tricampeonato do Torneio de Bellinzona Sub-18, na Suíça (torneio conquistado também no ano passado), e a Scopigno Cup Sub-17, na Itália. No Japão, os garotos do Sub-11 foram bicampeões da Copa Bellmare U-11 Internacional com 49 gols marcados e somente dois sofridos (em 2016, também haviam sido campeões invictos).

[album]