Departamento de Comunicação

O Palmeiras promoveu na noite da última quinta-feira (29) um jantar em alusão aos 40 anos de uma das principais conquistas do esporte palestrino: a Taça Continental de Futebol de Salão. Realizado no Restaurante Jardim Suspenso, no clube social, o evento reuniu os atletas responsáveis pelo título e membros da diretoria alviverde.

Os goleiros Jacó, Claudinei e Herrera, os fixos Ramon e Tatão, os alas Zego, Amarildo, Aguinaldo, Cecil, Claudinho e Amílcar e os pivôs Fabinho, Guina e Ruy receberam das mãos do presidente Maurício Galiotte uma camisa personalizada do Palmeiras, além de uma carta de agradecimento redigida pelo próprio dirigente.

Atleta do clube entre as décadas de 80 e 90, Ramon, hoje com 62 anos, era um dos líderes da equipe campeã. Atual presidente da Federação Paulista de Futsal (FPFS), ele relembra com emoção do feito conquistado pelo grupo no dia 26 de julho de 1981.

“Falar quantas vezes o Palmeiras foi campeão seria algo ‘maluco’ para nós, pois a própria FPFS, na década de 90, nomeou o clube como o maior campeão do século. Em 1981, tínhamos uma equipe jovem e não estávamos entre os favoritos, mas dentro da nossa casa e com a nossa torcida, esse título não poderia sair daqui. Jogamos machucados, treinamos muito e sabíamos da nossa força”, lembra Ramon, que vestia a camisa 4 do Alviverde.

Ramon foi atleta do clube entre as décadas de 80 e 90 (Foto: Fabio Menotti)

No dia da conquista, Maurício Galiotte acompanhava atentamente das arquibancadas cada passo dos salonistas do Verdão. O feito marcou a sua infância como torcedor e ele relembra com carinho do canto da torcida, que dizia “Palmeiras campeão no campo e no salão”.

“Essa foi a maior conquista da modalidade na história do Palmeiras e é uma alegria muito grande poder homenageá-los. Faltam palavras para agradecer todos os atletas e comissão técnica, mas o acontecimento está na história e ninguém muda o que foi feito”, disse o presidente.

Mauricio Galiotte, Ramon e Paulo Roberto Buosi (E/D) durante o jantar comemorativo (Foto: Fabio Menotti)

Os atletas, em conjunto com a FPFS, também aproveitaram a oportunidade para homenagear o Palmeiras e agradeceram pela realização do evento, que seguiu todos os protocolos de saúde. Das mãos de Ramon, Galiotte foi agraciado com uma medalha, e diversos atletas, como Fabinho, subiram ao púlpito e demonstraram gratidão ao clube.

“Esse é um dos dias que eu aguardo ansiosamente e sempre cobrei o Ramon por isso. Estou trabalhando e tenho acordado cansado, mas hoje me senti uma criança esperando um presente. Essa data vai ficar marcada na minha vida assim como ficou o dia 26 de julho. Sinto orgulho de fazer parte dessa história e de ter jogado no maior time de futebol de salão do Brasil e, talvez, do mundo”, disse o ex-pivô de 64 anos, que ainda carregava no peito a faixa de campeão da época.

O TORNEIO

O futebol de salão paulista nasceu na Sociedade Esportiva Palmeiras. A modalidade esportiva é praticada no clube desde 1955, sendo o Alviverde um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS).

Em 1981, o jornal A Gazeta Esportiva, a empresa Souza Cruz, a Comunicações Nicolini, a Federação Paulista de Futebol de Salão e a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), esta incorporada à FIFA a partir de 2000, criaram e promoveram a primeira grande competição interclubes da modalidade, denominada Taça Continental de Futebol de Salão.

O torneio reuniu Palmeiras, Corinthians, Gercan e São Paulo (todos de São Paulo), Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Monte Sinai (do Rio de Janeiro), Atlético e Olympico (de Minas Gerais), Grêmio (do Rio Grande do Sul), Sumov (do Ceará), Olímpia (do Paraguai), Rosário Central e Newell’s Old Boys (da Argentina) e Peñarol (do Uruguai).

A abertura aconteceu no ginásio do Palestra Italia, com um desfile que lotou o centro da quadra com todos os atletas e comissões técnicas dos 16 participantes sendo aplaudidos pelas arquibancadas lotadas. Antes do início de cada partida era executado o hino de um dos dois clubes participantes, algo inédito, até então, em eventos esportivos domésticos. A competição ganhou também transmissão de rádio e televisão, além da ampla cobertura dos principais jornais da época.

A CONQUISTA

Zego era um dos alas do time e usava a camisa 7

O Verdão fez parte do Grupo D ao lado de Newell’s Old Boys, Atlético Mineiro e Monte Sinai. Na primeira fase, os palmeirenses venceram o Newell’s Old Boys (12 a 0) e o Atlético Mineiro (1 a 0), e fecharam com um empate contra o Monte Sinai (1 a 1).

Nas quartas de final, o Palmeiras teve pela frente um tradicional rival paulista, a equipe do Gercan, e superou o adversário por 2 a 0. Na semifinal, foi a vez de enfrentar o Vasco, que rendeu um dos jogos mais dramáticos do torneio. No tempo normal, o jogo ficou empatado em 2 a 2; já na disputa dos pênaltis, o Alviverde venceu por 3 a 1, selando, assim, a sua vaga para a final.

A grande decisão colocou dois invictos frente a frente, e Palmeiras e Olympico encontraram um ginásio Palestra Italia lotado. Aos nove minutos e 30 segundos do segundo tempo, Fabinho driblou um adversário e chutou na trave. Na sequência do lance, Agnaldo tocou para Zego, que viu Fabinho penetrando livre de marcação pela direita. O passe foi preciso e Fabinho, de bico, marcou o gol que selou o título alviverde.

Além da conquista invicta, Fabinho foi o artilheiro do torneio com dez gols marcados. O Palmeiras também teve o melhor ataque, com 19 gols marcados, e a segunda melhor defesa, com quatro gols sofridos, naquela que pode ser considerada a competição pioneira do que hoje é a Copa Intercontinental de Futsal organizada pela FIFA desde 2004.

HISTÓRICO DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO:

1ª rodada – Palmeiras 12 x 0 Newell’s Old Boys-ARG

Gols: Fabinho (cinco vezes), Ramon (três vezes), Aguinaldo e Zego (duas vezes cada)

2ª rodada – Palmeiras 1 x 0 Atlético Mineiro-MG

Gol: Ramon

3ª rodada – Palmeiras 1 x 1 Monte Sinai-RJ

Gol: Fabinho

Quartas de final – Palmeiras 2 x 0 Gercan-SP

Gols: Fabinho (duas vezes)

Semifinal – Palmeiras 2 (3) x (1) 2 Vasco-RJ

Gols: Fabinho e Aguinaldo

Final – Palmeiras 1 x 0 Olympico-MG

Gol: Fabinho