Palmeiras promove oito atletas para o time feminino principal

Departamento de Comunicação

Às vésperas da estreia na temporada de 2021, o Palmeiras promoveu oito atletas do time Sub-18 para o elenco principal feminino, são elas: a goleira Awanny, a zagueira Carol Santos, as laterais Evelin, Manuela e Julinha, as meio-campistas Ana Clara e Thayná e a atacante Giovana.

Atletas promovidas representaram o Verdão no Brasileiro Feminino de 2020 (Fotos: Adriano Fontes/CBF, Flávio Torres/Divulgação e Priscila Pedroso/Palmeiras)

Na base, as jogadoras disputaram o Brasileiro Sub-18 entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, se destacaram e fizeram história ao avançar pela primeira vez para a segunda fase do campeonato nacional, criado em 2019. Na oportunidade, as Palestrinas acumularam quatro vitórias, dois empates e três derrotas, além de 12 gols marcados e 12 sofridos. As jovens promovidas Carol Santos e Manuela balançaram as redes em duas oportunidades cada, enquanto Giovana e Thayná marcaram uma vez cada.

“O Palmeiras tem a visão de ser de todos e de ser formador. Isso acontece tanto dentro, como fora de campo e no futebol masculino ou feminino. Temos que criar oportunidades para jogadoras jovens, que são as nossas Crias da Academia. Sobre a transição, é fundamental frisar que as jogadoras, antes de chegarem ao Palmeiras, foram avaliadas pelo desempenho mostrado em outras equipes, depois observadas em uma competição de nível nacional com a camisa do nosso clube na sua categoria e faixa etária. As jogadoras que mais se destacaram estão tendo essa oportunidade de serem preparadas e de treinarem com a nossa equipe principal”, explica o técnico Ricardo Belli que, ao lado de sua comissão, também treinou a equipe Sub-18 no Brasileiro.

Para o treinador, as palavras que definem as promoções são processo e calma, já que a ideia é não pular as etapas na formação. “É muito importante que a nossa equipe principal esteja bem para que as atletas evoluam com todo o grupo e que a pressão e cobrança sobre elas seja absorvida em maior parte pelas jogadoras mais velhas, assim, tudo vai acontecendo no seu tempo e elas vão se adaptando com a carga e nível de treinamentos de uma equipe de alto rendimento com o tamanho do Palmeiras”, conclui o treinador.

Além das oito Palestrinas, a meio-campista Dóroty é mais uma jogadora da base que, com apenas 16 anos, está no time principal desde 2019. A atleta já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 e se recupera de uma lesão no joelho que a tirou da temporada passada. A meia chegou ao Maior Campeão do Brasil após se sagrar campeã da Taça das Favelas pelo Complexo da Casa Verde, em 2019.

Dóroty se recupera de uma lesão no joelho que a tirou da temporada passada (Foto: Priscila Pedroso/Palmeiras)

O Verdão passou por uma reformulação para disputar a temporada deste ano: além das Crias da Academia promovidas, contratou 11 novas jogadoras e anunciou o retorno da atacante Bia Zaneratto, que teve uma passagem rápida e marcante pela equipe entre os meses de fevereiro e julho de 2020.

As Palestrinas estreiam no dia 18 de abril, às 20h, contra a Ferroviária pelo Campeonato Brasileiro, em local a definir. Clique aqui e confira o calendário completo do futebol feminino alviverde.

Fichas técnicas

Awanny

Nome: Awanny Míria Soares de Sousa
Posição: goleira
Idade: 18 anos (06/01/2003)
Local de Nascimento: Barra D’Alcântara-PI
Clube anterior: Fortaleza-CE
Destaque: Já foi convocada pela Seleção Brasileira nas categorias Sub- 17 e Sub-20

Carol Santos
Nome: Caroline dos Santos
Posição: zagueira
Idade: 18 anos (07/02/2003)
Local de Nascimento: Campo Erê-SC
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: campeã do Campeonato Gaúcho de Futebol Sub-15, bicampeã do Catarinense de Futsal Sub-17, campeã do Brasileiro de Futsal Escolar e bronze no Mundial de Futebol Escolar

Evelin
Nome: Evelin Luana Tosetto
Posição: lateral-direita
Idade: 18 anos (12/01/2003)
Local de Nascimento: Coronel Vivida-PR
Clube anterior: Corinthians-SP
Destaque: vice-campeã Paranaense, campeã do Catarinense de Futsal Feminino Sub-15, bronze no Mundial Escolar, na Sérvia, e campeã do Paranaense de Futsal Sub-17

Julinha
Nome: Julia Caroline Buratti dos Santos
Posição: lateral-esquerda
Idade: 16 anos (01/02/2005)
Local de Nascimento: Marmeleiro-PR
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: Já foi convocada pela Seleção Brasileira Sub- 17

Manuela
Nome: Manuela Correa de Sousa
Posição: lateral-esquerda
Idade: 18 anos (22/06/2002)
Local de Nascimento: São Luís-MA
Clube anterior: Fortaleza-CE
Destaque: campeã do Metropolitano de Futsal e vice-campeã da Copa Cidade Verde Piauiense Sub-17 (eleita a melhor jogadora da competição)

Ana Clara
Nome: Ana Clara da Silva Alves
Posição: meio-campista
Idade: 16 anos (14/12/2004)
Local de Nascimento: Caetanópolis-MG
Clube anterior: Futgol-MG

Thayná
Nome: Thayná Camilly de Souza Teixeira
Posição: meio-campista
Idade: 18 anos (11/02/2003)
Local de Nascimento: Belo Horizonte-MG
Clube anterior: Futgol-MG

Giovana
Nome: Giovana Fernanda Soares dos Santos
Posição: atacante
Idade: 18 anos (17/05/2002)
Local de Nascimento: Arapongas-PR
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: campeã do Campeonato Catarinense Sub-17 e campeã do Catarinense Sub-17 de Futsal