Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O basquete do Palmeiras segue como um dos principais fornecedores de talentos para as equipes nacionais de base. Três atletas do time Sub-16 palestrino foram convocados pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, entre os dias 3 e 9 de junho, em Belém (PA). Os garotos se apresentam à equipe na próxima terça-feira (14), no Pará.

Caio Carlucci/Divulgação _ João Santos, Pará e João Scopel atuam pelo time Sub-16 palmeirense

Estão na lista da Seleção os palmeirenses João Victor Santos (armador), João Victor Scopel (ala) e Matheus “Pará” Leoni (ala-armador). Os garotos estão entre os principais nomes do time Sub-16 na disputa do Paulista, competição que o Verdão busca o bicampeonato nesta categoria.

João Santos e Matheus Leoni já atuaram pelas seleções nacionais de base e dispõem de currículo vitorioso em competições internacionais. A dupla fez parte do elenco brasileiro que conquistou o Sul-Americano Sub-15 em 2018 com grandes atuações. Ainda no ano passado, contribuíram diretamente para os títulos do Brasileiro e do Paulista pelo Sub-16 do Verdão.

Além disso, Pará, além de ter a oportunidade de jogar um torneio internacional em sua terra natal, também foi campeão sul-americano invicto pela Seleção Brasileira Sub-14, em 2017, quando ainda atuava pelo Paysandu. O atleta fez parte do elenco Sub-19 palestrino que faturou a medalha de bronze da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), melhor colocação da história do clube na competição.

João Scopel, por sua vez, foi chamado pela primeira vez às seleções nacionais de base. O atleta chegou ao Palmeiras neste ano com a indicação de Rafael “Toca” Martins, técnico do Sub-16 alviverde, após se destacar no Caxias Basquete, do Rio Grande do Sul. “É uma sensação muito boa ser convocado para a Seleção no meu primeiro ano em São Paulo. Sou muito grato por toda a estrutura do Palmeiras, que me abriu as portas e deu a visibilidade que eu não tinha quando estava no Sul. Hoje posso dizer que defendo um dos maiores clubes do Brasil e que farei de tudo para colocar o Brasil no Mundial Sub-17”, declarou o ala.

Além dos garotos, a equipe Sub-16 brasileira é treinada por um velho conhecido da base palestrina: Felipe Santana, o Filé, campeão paulista Sub-19 como técnico do clube em 2015 e responsável por lapidar nomes como Yago Mateus e Gabriel Jaú. Outro ex-alviverde na lista é Guilherme Tesch, ala da Wasatch Academy, dos Estados Unidos.

CBB/Divulgação _ João e Pará venceram tudo o que disputaram pelas seleções de base do Brasil

A competição

O Brasil está no Grupo B da Copa América Sub-16, ao lado de Canadá, Uruguai e Porto Rico. Já o Grupo A reúne as seleções de Estados Unidos, México, Argentina e República Dominicana. As quatro melhores campanhas do torneio garantem vaga na Copa do Mundo Sub-17, em 2020.