Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras bateu a Desportiva-PA por 9 a 0 na noite desta quinta-feira (19), no Allianz Parque, e garantiu lugar na próxima fase da Copa do Brasil da categoria. Os tentos palestrinos foram marcados por Canadá (três vezes), Luiz Freitas, Thalys, Giovani, Daniel, Marquinhos e Jhonatan.

O Alviverde repete o placar da estreia da Copa do Brasil Sub-17 em 2020, quando bateu o Avaí Rondônia por 9 a 0, fora de casa. Vale lembrar que o Verdão busca o tricampeonato da competição, vencida em 2017 e 2019.

Após o apito final, os jogadores do Palmeiras doaram materiais esportivos para os atletas da Desportiva Paraense, repetindo o gesto solidário realizado pelo time Sub-20 na partida contra o Presidente Médici, do Maranhão, na Copa do Brasil Sub-20 neste ano.

Chuteiras, camisas e luvas de goleiro novas foram doadas pelo Verdão aos atletas da Desportiva Paraense (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras enfrenta na próxima fase da Copa do Brasil Sub-17 a equipe do Confiança, de Sergipe, com duelos marcados para os dias 31 de agosto, às 19h, no Allianz Parque, e 08 de setembro, às 19h, no Batistão, em Aracaju-SE.

Antes disso, a equipe estreia no Paulista Sub-17 contra o Flamengo-SP no dia 28 de agosto, às 11h, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos-SP.

A Copa do Brasil Sub-17 de 2021 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2020 e 2019, já que nem todos os estados tiveram torneios regionais, e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2019.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Nesta temporada, o Verdão já atuou pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 e terminou sua campanha nas quartas de final da competição.

Integrado ao Verdão neste ano, Canadá anotou um hat-trick em sua estreia como titular no Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O Palmeiras tratou de se impor em sua casa desde os primeiros lances do jogo e abriu o placar aos três minutos: após cobrança de escanteio de Luiz Freitas pela esquerda, Canadá desviou de cabeça e venceu o goleiro Carlos para balançar as redes.

Aos sete, foi a vez de Luiz marcar após bela trama e passe de Thalys pela direita. Dez minutos depois, em lance semelhante, Giovani invade a área e serve Canadá, que bateu de primeira para anotar seu segundo gol no jogo.

Com o duelo controlado, o Verdão ainda fez mais: aos 23, Thalys aproveita sobra em dividida de Daniel com o goleiro adversário e faz o quarto. Já aos 37, Luiz Freitas lançou Giovani pelo lado direito. O camisa 10 tocou de primeira, na saída do arqueiro Carlos, para anotar o quinto tento alviverde.

Luiz Freitas teve grande noite e contribuiu com gols e assistências para a equipe (Foto: Fabio Menotti)

Já no segundo tempo, o estreante Orlando Ribeiro promoveu mudanças na equipe. Aos 11 minutos, em jogada de suplentes, Jean Carlos lançou Marquinhos na direita. O camisa 25 driblou o defensor dentro da área e soltou a canhota para garantir o sexto gol palestrino no Allianz Parque. Este é o primeiro jogo do atacante após se recuperar de grave lesão sofrida no joelho em março de 2020.

E teve mais: aos 17, Canadá, em noite inspirada, marcou pela terceira vez no jogo após grande lançamento de Marquinhos entre os zagueiros da Desportiva Paraense. Já aos 25, Daniel, de pênalti, anotou o oitavo gol do Verdão no duelo. Jhonatan, estreante da noite, fechou a conta ao anotar o nono, de cabeça. Os visitantes ainda acertaram uma bola na trave de Zé Henrique com o atacante Tony, mas foi só.

Palmeiras Sub-17: Zé Henrique; Robert Dias, Mina, Gabriel Vareta e Pedro; Léo (Jota), Luiz Freitas (Jean Carlos), Giovani (Marquinhos) e Daniel (Jhonatan); Thalys (Allan) e Canadá (Wendell). Técnico: Orlando Ribeiro