Departamento de Comunicação

O Palmeiras confirmou seu lugar nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 neste domingo (09), no estádio do Arruda, em Recife-PE, após derrotar novamente o Náutico, desta vez por 2 a 1 – no agregado, 6 a 1 para o Alviverde. Os dois tentos palestrinos foram marcados por Gabriel Silva.

Na próxima fase, o Verdão enfrenta o Avaí, que eliminou o ABC-RN na outra chave. O confronto de ida será com mando dos catarinenses, enquanto que o duelo de volta terá mando palmeirense. As datas e horários das partidas serão divulgadas pela CBF nos próximos dias.

Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Assim como no Allianz Parque, Gabriel Silva marcou duas vezes no duelo em Recife; o Verdão chegou a 14 gols marcados na competição (Foto: Leonardo Benhossi)

O jogo

Os donos da casa começaram pressionando o Verdão, que neutralizou as tentativas com sucesso. Mesmo com o Náutico em cima, o time alviverde teve a primeira grande chance da partida: aos 10, após belo passe de Marino nas costas da zaga, Robinho dominou e driblou o goleiro, mas teve sua finalização interceptada pelo defensor pernambucano em cima da linha.

Três minutos depois, em jogada idêntica, Yago lançou Gabriel Silva, que tocou por cobertura, na saída do goleiro Gabriel, para abrir o placar para o Palmeiras. Já aos 24, o camisa 9 do Verdão apareceu de novo na área após tabela com Vitinho e chutou cruzado para ampliar a vantagem palestrina. Foi o quarto gol do atacante em duas partidas pela Copa do Brasil Sub-20.

No final do período, aos 46, o Alviverde quase chegou ao terceiro gol com Yago, que soltou o pé da entrada da área e teve o chute desviado no meio do caminho com o goleiro já batido no lance.

Já no segundo tempo, com ampla vantagem a seu favor, o Verdão administrou a vantagem. O técnico Wesley Carvalho promoveu algumas alterações, e a equipe quase comemorou o terceiro gol na partida com Gabriel Silva, que chegou a marcar, mas em posição de impedimento. Ainda no período, o Náutico diminuiu o marcador, mas parou por aí.

Palmeiras Sub-20: Mateus; Davi (Vitor Hugo), Ruan Santos, Jhow (Talisca) e Daniel Alves; Ramon (Pluas), Vitinho e Yago Santos (Fubá); Marino, Robinho (Pedro Acácio) e Gabriel Silva (João Pedro). Técnico: Wesley Carvalho