Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras lutou e venceu o São Paulo por 2 a 0 nesta quinta-feira (21), no estádio Marcelo Portugal, em Cotia-SP, mas foi superado por 5 a 4 nos pênaltis e se despediu da Copa do Brasil da categoria. Os tentos alviverded foram marcados por Giovani e Ruan Santos.

O Verdão brigava pelo terceiro título da competição, conquistada em 2017 e 2019, e podia se isolar como o Maior Campeão do Brasil também na base. Atualmente, são cinco títulos nacionais conquistados nas categorias Sub-20 e Sub-17 – empatado com o São Paulo.

O plantel treinado por Artur Itiro encerra a temporada 2020-21 com 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas em 18 partidas, além de 55 gols marcados e 21 sofridos. Os atacantes Giovani, com seis gols, e Daniel, com cinco, estão entre os principais artilheiros da Copa do Brasil Sub-17.

O Verdão buscou o placar no tempo normal (Foto: Leonardo Benhossi)

O jogo

Em busca de igualar o marcador no agregado, o Verdão teve as melhores chances do primeiro tempo. Com maior volume de jogo principalmente na parte final do período, a primeira chance clara veio aos 32, em forte chute de Ruan Ribeiro de fora da área, que passou perto da trave.

Nos lances seguintes, o Palmeiras fez uma blitz na defesa adversária. Em boa trama com Robert, Kevin iniciou a jogada pela esquerda e foi travado dentro da área. Na sobra, Ruan chutou de primeira e exigiu defesa milagrosa de Leandro.

No segundo tempo, o Alviverde seguiu pressionando, e Ruan Ribeiro e Giovani criaram chances perigosas nós primeiros cinco minutos. De tanto pressionar, o Palmeiras abriu o placar: aos 12, Ruan roubou a bola na saída do São Paulo e deixou para Kevin, que rolou para Giovani, dentro da área, mandar de esquerda no canto e abrir o placar em Cotia.

Verdão seguiu em cima do adversário para igualar o placar agregado. Ruan, Kevin e Giovani eram bastante acionados no ataque. No entanto, foi na bola parada que o time palestrino foi para as redes pela segunda vez: aos 32, em cruzamento da esquerda, Lima escorou para a pequena área, e o zagueiro Ruan Santos apareceu de surpresa para escorar e botar no fundo das redes.

Mais disposto no jogo, o Palmeiras brigou pelo terceiro e exigiu defesas salvadoras de Leandro em pelo menos duas oportunidades. Assim como nas quartas de final, a disputa alviverde pela vaga foi para os pênaltis. O Verdão converteu quatro cobranças e acabou desperdiçando com Kevin. Murilo, por muito pouco, não defendeu três das cinco cobranças do adversário.

Palmeiras Sub-17: Murilo; Robert Dias (Pablo), Jhow, Ruan Santos (Gabriel Vareta) e Ian; Thiago (Michel), Yago Santos (Luiz Freitas), Kevin e Giovani; Ruan Ribeiro (Victor Michell) e Victor Henrique (Pedro Lima). Técnico: Artur Itiro.

Michel converteu uma das cobranças alviverdes (Foto: Leonardo Benhossi)

Confira abaixo os jogos do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Semifinal

15/01: Palmeiras 0 x 2 São Paulo – Allianz Parque

21/01: São Paulo 0 (5) x (4) 2 Palmeiras – Marcelo Portugal (CFA Cotia)

Quartas de final

03/01: Palmeiras 3 x 2 Athletico-PR – Allianz Parque
Gols: Pedro Lima (2) e Michel

09/01: Athletico-PR 4 (6) x (7) 3 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Giovani (2) e Ruan Ribeiro

Oitavas de final

02/12: Jacuipense 0 x 2 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Daniel (2)

09/12: Palmeiras 3 x 0 Jacuipense – Allianz Parque
Gols: Ruan Ribeiro, Giovani e Daniel

Primeira fase

26/11: Avaí Rondônia 0 x 9 Palmeiras – Aluízio Ferreira
Gols: Daniel (2), Giovani (2), Luis Guilherme (2), Kevin (2) e Wendell