Departamento de Comunicação

Embora ainda não tenha disputado a terceira rodada (em atraso, contra o São Bento de Sorocaba, fora de casa), o Palmeiras entrou em campo na tarde deste domingo (14) pela quarta rodada do Campeonato Paulista, e bateu a Ferroviária, de Araraquara por 2 a 0, com gols no segundo tempo: Danilo, aos 8, de cabeça, após Menino bater escanteio e Scarpa lançar na área, e Rafael Elias, aos 47 após uma bola espirrada oriunda da defesa alviverde na qual a defesa da Locomotiva bobeou e o atacante chegou com oportunismo, dando um toque de fora da área, fazendo com que a pelota fosse morrer no fundo das redes.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Verdão segue invicto no campeonato: empatou com o Corinthians por 2 a 2 em seu primeiro compromisso, na Neo Química Arena, e venceu o São Caetano por 3 a 0 no Allianz Paque. Portanto, com os 2 a 0 de hoje, na temporada, são 100% de aproveitamento em sua arena. E o Verdão não só manteve sua invencibilidade, mas tirou a da Ferroviária, que vinha sem sofrer revés até aqui no certame.

Vale destacar que, para esta partida, o Palmeiras ainda não contou com o técnico Abel Ferreira e parte do elenco titular (dentre outros, Weverton, Gustavo Gómez, Viña, Willian Bigode, Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano), que desfrutam de recesso devido à maratona de jogos realizada enfrentada nos tempos recentes: benefício este concedido após a conquista da Copa do Brasil no último domingo (07) – terceiro título regular do Palmeiras na temporada, além do torneio amistoso da Florida Cup.

Ao contrário do duelo anterior, contra o São Caetano, todos os tentos dessa partida foram marcados na etapa final do duelo. Diante da Ferroviária, hoje, o Verdão melhor ainda mais seu retrospecto positivo: agora são 96 jogos desde que os times se enfrentaram pela primeira vez na Fonte Luminosa, em 1953, e o Verdão venceu por 4 a 1 com gols de Rodrigues Tatu (duas vezes), Lima e Moacir, foram 56 vitórias palmeirenses, 26 empates e 13 triunfos da Locomotiva (178 gols alviverdes e 100 tentos do time de Araraquara).

Menções também ao bom trabalho realizado pelos auxiliares de Abel Ferreira na ausência do treinador: a comissão do comandante português está invicta. Foram sete jogos ao todo, com três vitórias e quatro empates, sendo que, cinco jogos foram com João Martins (três vitórias e três empates) e um único com Vitor Castanheira, empate que valeu classificação na Copa do Brasil 2020, contra o Ceará (2 a 2 fora de casa).

Dentre os jogadores, o duelo marcou também o primeiro jogo de Gustavo Scarpa iniciando como capitão da equipe palmeirense desde que chegou ao clube em 2018, vindo do Fluminense. Scarpa soma 121 jogos pelo Verdão, 23 gols (sendo o quarto artilheiro do atual elenco) e 19 assistências (sendo o quarto garçom do atual elenco).

FERROVIÁRIA REVELOU ÍDOLO DO VERDÃO QUE ESTÁ ETERNIZADO EM BUSTO: DUDU

Olegário Tolói de Oliveira nasceu em Araraquara-SP e iniciou a carreira profissional em 1959, na Ferroviária, já com o apelido que recebeu do avô, sr. Redente Toloi. Aguerrido, brigador e preciso no desarme, Dudu, que chegou ao Verdão em 1964 justamente no dia em que eclodiu a ditadura militar, protegia a zaga alviverde como um gladiador incansável. Foi assim que, em 12 temporadas, tornou-se o terceiro jogador que mais entrou em campo na história do Palmeiras com mais de 600 jogos. Também se sagrou tricampeão paulista, pentacampeão brasileiro (feito que só ele e Ademir da Guia alcançaram pelo Verdão), disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, conquistou um título como técnico (Paulista de 1976 e, depois, voltou a dirigir o time em 1981 e, depois, de 1990 a 1991) e foi imortalizado, em 2016, com um dos seis bustos de bronze que hoje ornam a sede social do clube. Hoje tem 81 anos, é lúcido e reside próximo ao estádio do Verdão.

PALMEIRAS: Vinicius Silvestre; Mayke, Renan, Alan Empereur e Lucas Esteves (Victor Luis, 31’/2ºT); Danilo e Patrick de Paula (Fabinho, 31’/2ºT); Lucas Lima (Rafael Elias, 24’/2ºT), Gabriel Menino (Giovani, 43’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Breno Lopes. Técnico: João Martins.

Cartões amarelos: Patrick de Paula e Danilo.

Gols: Danilo (08’/2ºT) e Rafael Elias (47’/2ºT)