Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi a campo no Estádio Mané Garrincha para enfrentar a equipe do Flamengo, na noite desta quinta-feira (21), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo placar de 2 a 0, o time mandante superou o Verdão com gol marcado aos 45 do primeiro tempo, quando, em uma jogada trabalhada por Everton Ribeiro e Gabriel, a bola terminou nos pés de Arrascaeta – o uruguaio finalizou e a pelota passou por Weverton, lentamente; na linha do gol, o zagueiro palmeirense Kuscevic tentou afastar a redonda com um chute, mas, para infelicidade do Maior Campeão do Brasil, acertou em cheio no companheiro de defesa, Luan, que estava posicionado bem à frente, pois vinha em velocidade para também tentar evitar o tento flamenguista, e a bola morreu no fundo do gol alviverde. Depois, voltou a balançar as redes no fim da etapa final, aos 37, em cobrança de escanteio de Vitinho, seguida de cabeceio de Gustavo Henrique e um bate-rebate na grande área; o atacante Pedro tocou para trás e Pepê, que havia entrado oito minutos antes no lugar de Diego Ribas, pegou de primeira e vazou a defesa palestrina.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Apesar do revés, o Palmeiras se manteve na quinta posição do Nacional nesta rodada, com os mesmos 51 pontos do Grêmio, sexto colocado nos critérios de desempate, que empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG na última quarta-feira (20) – tanto o Verdão quanto o tricolor gaúcho somam 30 jogos neste Brasileiro. À frente do time palestrino na tabela do Campeonato Nacional estão apenas o Atlético-MG (4º, com 54 pontos em 30 embates), o Flamengo (3º, com 55 pontos em 30 partidas), o São Paulo (vice-líder, com 57 pontos em 31 duelos), e do Internacional (líder, com 59 pontos em 31 prélios).

Com exceção de Marcos Rocha, que estava suspenso na partida anterior pelo Brasileiro (na ocasião dos 4 a 0 no Derby, o time jogou com Mayke, suspenso pelo STJD no jogo desta noite), o Verdão foi a campo com todos os outros dez componentes titulares que encararam o Corinthians na última segunda-feira (18). Desta forma, Abel Ferreira escalou o time com: Weverton; Mayke, Luan Garcia, Kusevic e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Willian e Luiz Adriano.

Apesar do revés, o Palmeiras segue como o segundo clube com mais pontos nas últimas três edições do Brasileiro (ou seja, desde 2018, ano em que foi decacampeão). Neste período, o Verdão conquistou 205 pontos, ficando logo à frente do Internacional, com 185, e atrás somente do Flamengo, atual campeão, com 217.

O fato de não ter marcado gol nesta noite trata-se de uma ocasião rara. Dificilmente, o ataque do Palmeiras passa em branco e, mesmo não tendo balançado as redes, figura na terceira posição dentre os times que menos jogos passam em branco neste Brasileirão, atrás só do Internacional e do São Paulo. A equipe de Abel Ferreira fez gols em 25 de suas 30 partidas até o momento, um aproveitamento de 86,2% – o líder do ranking é o São Paulo, que marcou em 27 de suas 31 partidas, com aproveitamento de 88%, enquanto o Colorado fez gols em 26 de seus 31 duelos disputados.

A derrota também é um fenômeno atípico na temporada de 2020 do Verdão (embora estejamos em 2021, considera-se 2020 até que se encerrem as competições relativas ao ano vigente). O Alviverde, no geral da temporada, é o segundo time que menos derrotas tem em comparação a todos os clubes que compõem a Série A, levando em conta todas as partidas disputadas por estes times não só no Brasileiro, mas também nos estaduais, continentais e afins: excluindo amistosos e torneios amistosos e somando todas as partidas de campeonato disputadas pelos participantes da Série A na temporada atual, o Palmeiras é o clube com o menor número de derrotas no ano (dez em 64 jogos), atrás só do Grêmio (nove em 64).

No geral da temporada, apesar dos dois gols sofridos, o Palmeiras continua sendo dono da melhor defesa geral dentre todos os clubes da temporada atual que disputam a Série A do Brasileiro, por qualquer competição oficial (estaduais, nacionais e continentais). Foram 45 gols sofridos em 64 partidas, média de 0,70 por partida (também o melhor no quesito), seguido do Grêmio, com a segunda melhor defesa: o Grêmio, com 0,76 (49 gols em 64 jogos).

PALMEIRAS TEM 46 VITÓRIAS CONTRA 40 DO FLAMENGO NA HISTÓRIA

Mesmo com o revés desta noite, o Palmeiras segue superior ao Flamengo nos números gerais da história do confronto, desde 1929, quando as equipes se enfrentaram pela primeira vez. Já com o duelo desta noite, são 118 duelos ao longo da história, com 46 vitórias do Verdão, 32 empates e 40 derrotas, com o Alviverde marcando 194 gols e sendo vazado 173 vezes. O retrospecto recente entre as equipes, considerando apenas os últimos 12 jogos, entre 2015 e 2020 (ou seja, desde a Era Crefisa), também é favorável ao Palmeiras: são quatro vitórias palestrinas, cinco empates e três vitórias rubro-negras, com o Maior Campeão do Brasil marcando 17 gols neste período e sendo vazado em 18 oportunidades.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Kuscevic e Matías Viña (Gustavo Scarpa, 21’/2ºT); Danilo (Gabriel Silva, 37’/2ºT), Gabriel Menino, Raphael Veiga (Pedro Acácio, 26’/2ºT) e Zé Rafael; Luiz Adriano (Breno Lopes, 21’/2ºT) e Willian (Lucas Lima, 21’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

Cartões amarelos: Raphael Veiga e Luan