Departamento de Comunicação

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (20) no Consulado Geral da Itália, em São Paulo-SP, o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, recebeu a condecoração de Cavaliere da Ordine della Stella della solidarietà italiana (Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana), concedida pelo governo italiano sob recomendação do cônsul-geral Filippo La Rosa. A benemerência, concedida a autoridades que se destacam na promoção de relações de amizade e colaboração entre seu próprio país e a Itália, fortificando os laços entre as nações, foi pedida no início de 2020. A atuação do clube durante a pandemia de Covid-19 também foi importante para a atribuição da honraria.

Além do presidente alviverde, estiveram presentes no evento os vice-presidentes da diretoria executiva Paulo Roberto Buosi, Décio Perin, Alexandre Zanotta e José Eduardo Luz Caliari, o presidente do Conselho Deliberativo Seraphim Carlos Del Grande e o vice Alcyr Ramos da Silva Junior, o presidente do Conselho de Orientação e Fiscalização Tommaso Mancini e o vice Carlos Ricardo Degon. Representando o departamento de futebol, também compareceram o técnico Abel Ferreira, o diretor Anderson Barros e o assessor Edu Dracena.

O cônsul-geral Filippo La Rosa e o presidente Maurício Galiotte durante a cerimônia (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Galiotte recebeu o diploma e as insígnias das mãos do cônsul-geral, agradeceu a homenagem e destacou o papel do Palmeiras como símbolo material das relações fraternas entre Brasil e Itália. “É uma honra pessoal e institucional esse reconhecimento”, disse o presidente palestrino. “Receber a Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana nesse ano de 2021 é ainda mais significativo. Vivemos há quase dois anos um período pandêmico sem precedentes. Manifestamos nossa solidariedade a todos os povos nesse momento de dor. A carta aos italianos que publicamos em março de 2020 teve esse simbolismo e mensagem, em especial ao povo italiano”, continuou.

O dirigente completou seu discurso evidenciando o caráter coletivo da distinção. “Ninguém faz ou conquista nada sozinho. Essa honraria que com orgulho hoje recebo do governo italiano é também de vocês, afinal no Palmeiras temos um lema que seguimos em nossos atos e convicções: todos somos um”, afirmou.

A família do presidente também esteve presente no evento (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Chefe da delegação palmeirense que foi ao Rio de Janeiro-RJ para a final da CONMEBOL Libertadores 2020, Filippo La Rosa foi presenteado com uma medalha da conquista continental pelo presidente alviverde na cerimônia. O cônsul-geral, que ocupa o cargo desde 2018, falou sobre a importância do Palmeiras na gestão de Galiotte para a difusão da mensagem do Consulado para a comunidade italiana no Brasil.

“Essa noite poderia ter acontecido muito antes, pelos laços que fomos consolidando nos últimos três anos, o Galiotte e seu time. Não apenas os onze que jogam e os treinadores, mas todos aqueles que trabalharam com ele nesses últimos tempos. Além de termos assistido a alguns jogos juntos neste período, construímos alguma coisa, fortalecemos esse relacionamento, promovemos atividades sociais e culturais juntos. Todos ganhamos nesse jogo, porque o Palestra Italia, o Palmeiras, virou um grande facilitador da mensagem do Consulado Geral Italiano em São Paulo, ajudou a dar conteúdo à nossa cidadania”, disse La Rosa na cerimônia.