Departamento de Comunicação

Autor do gol que fez com que o Palmeiras saísse com importantes três pontos do duelo diante do Athletico-PR na Arena da Baixada na noite desta quarta-feira (19), Raphael Veiga demonstrou estar contente com o resultado e ponderou sobre a pressão de o time vir de alguns jogos sem vitórias, apesar de invicto há oito duelos. Coincidentemente, contra o próprio Athletico-PR, no primeiro turno do Brasileirão de 2019, foi justamente do jogador o gol decisivo para o triunfo por 1 a 0 (esta partida, porém, fora disputada no Allianz Parque).

“Estou muito feliz pelo gol e pela primeira vitória no Brasileiro. Tem sempre uma pressão de vestir essa camisa. Acabamos ganhando um título que fazia tempo que o clube não ganhava e contra o maior rival. No Brasileiro, tínhamos dois empates. Esse gol foi para coroar o trabalho que a gente vem fazendo e é muito importante”, declarou Raphael Veiga. E completou: “A gente sabe que jogar bem é muito bom, mas ganhar é melhor ainda. Se pudermos jogar bem e ganhar, ótimo. Mas o principal é a vitória, que aconteceu hoje. Melhorar, sempre dá e é o que buscamos fazer a cada dia”.

Palmeirense desde a infância e revelado pelo Coritiba, clube pelo qual se profissionalizou em 2016,  Raphael Veiga foi contratado pelo Maior Campeão do Brasil como um dos reforços para a temporada de 2017 justamente após se destacar no Coxa.

No Couto Pereira, aliás, Veiga trabalhou e aprendeu muito com o ídolo palestrino Alex, com quem era constantemente comparado devido à forma de jogar, até mesmo pelo fato de ambos serem meias-armadores e canhotos.

No Palmeiras, o meio-campista estreou com gol diante da Chapecoense, no amisto que terminou com o placar de 2 a 2 – jogo em 29 de janeiro de 2017, que marcou uma ação solidária após o trágico acidente aéreo que havia acometido a maior parte da antiga delegação da agremiação adversária meses antes.

Mas como não teve muito espaço desde que chegou ao Verdão, que contava com um elenco recheado de jogadores na sua posição, Veiga, que em 2017 fez 22 jogos e marcou dois gols foi emprestado em 2018 ao Athletico Paranaense, onde se destacou, sendo titular absoluto e peça-chave na conquista do título da Copa Sul-Americana (o primeiro troféu internacional da história do clube do Paraná).

“Tenho muito respeito por tudo que vivi aqui. É um clube que está no meu coração pelo ano que tive, pelos amigos que fiz, pela comissão e estafe. Mas estou feliz pelo gol, sempre respeitando o Athletico-PR”, disse o atleta após a partida.

Em seu retorno, em 2019, o camisa 23 superou a marca de jogos e gols em sua temporada anterior no clube, somando 31 partidas e cinco bolas na rede. Ao todo, 66 jogos pelo Palmeiras (33 vitórias, 18 empates e 15 derrotas) e agora 9 gols. Curiosamente, todas as vezes em que o jogador fez gols, o Palmeiras jamais saiu derrotado de campo.

100ª PARTIDA DE DIOGO BARBOSA

Importante na jogada do gol de Raphael Veiga, que fez o Verdão sair vitorioso nesta noite, diante do Athletico-PR, ao arremessar cobrança lateral em direção à grande área, Diogo Barbosa fez sua 100ª partida com a camisa do Palmeiras, passando a figurar no seleto grupo de jogadores que possuem 100 ou mais jogos no atual elenco – grupo este que conta com Willian (172 jogos), Bruno Henrique (162), Felipe Melo (156), Vitor Hugo (156), Lucas Lima (125), Weverton (111) e Marcos Rocha (110). Campeão brasileiro logo em sua primeira temporada no clube, em 2018, Diogo soma 55 vitórias, 28 empates, 17 derrotas e seis assistências pelo Maior Campeão do Brasil.

O camisa 6 foi titular do time na campanha do deca e também no ano passado, destacando-se como um dos principais ladrões de bola do Campeonato Brasileiro 2019 e encerrando a competição na terceira colocação do quesito com 80 desarmes, contra 102 do segundo colocado, o volante Gregore, do Bahia, e 103 do líder, o companheiro de time Marcos Rocha.

DEFESA QUE NINGUÉM PASSA

No jogo diante do Athletico-PR, a defesa do Palmeiras passou intacta mais uma vez: o time é o segundo menos vazado dentre os clubes da série A na temporada 2020 e, assim como nas últimas temporadas, mantém ótimos números defensivos. Em 21 jogos disputados (sem contar torneios amistosos), o Verdão sofreu apenas dez gols, média de 0,47 gol por partida. Dos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileiro, somente o Atlético-GO está na frente, com 0,33 (cinco gols em 15 jogos). O Internacional é o terceiro com 0,57 (13 gols em 23 partidas).

Além disso, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo passou por 12 dos 21 duelos sem ser vazado – é o quarto colocado no ranking geral com índice de 57%, ao lado do Grêmio, com 57% (também com 12 vezes em 21 jogos), e atrás do Internacional, com 60,8% (14 em 23), e Atlético-GO, com 66,6% (dez em 15).

A defesa palmeirense que ostenta estes ótimos números tem como alguns de seus pilares a dupla de zaga formada por Felipe Melo e Gustavo Gómez, dupla essa titular na decisão do Campeonato Paulista de 2020 conquistado sobre o Corinthians (23º Estadual da história do Verdão). Ao todo, o Pitbull e o paraguaio somam 14 jogos juntos no ano (9 vitórias, 4 empates e 1 derrota) e apenas seis gols sofridos.

Por outro lado, o zagueiro Luan Garcia, titular na campanha do então inédito ouro olímpico pela Seleção Brasileira nos jogos do Rio 2016, assim como o goleiro Weverton, vem representando Felipe Melo à altura nestes jogos que o camisa 30 ficará fora (originalmente volante, mas recuado à zaga no início da temporada).

Este foi o 43º jogo de Luan e Gustavo Gómez juntos desde o início da dupla em 2018 (27 vitórias, 11 empates e 5 derrotas) – com eles em campo, o time sofreu 19 gols (média de 0,41 por partida). Neste ano, o dueto havia atuado outras três vezes (o último na primeira partida da final do Paulista, empate em 0 a 0 com o Corinthians em Itaquera), uma vitória, dois empates e um gol sofrido até este jogo de hoje.

Vale lembrar que Melo foi diagnosticado com lesão no posterior da coxa esquerda após a decisão do Paulista de 2020 (no dia 08 de agosto) e, desta forma, deve desfalcar o time por pelo menos quatro partidas (a estimativa é de que agora reste no mínimo mais uma).

Weverton, aliás, é outro personagem central desta defesa exemplar. O camisa 1 não sofreu gols em 60 partidas (já com esta) das 111 que jogou pelo Verdão, número que o coloca na terceira posição do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado no Século XXI, atrás apenas de Marcos (107 jogos) e Fernando Prass (101). Em uma única temporada, é o recordista do Século XXI com 26 jogos sem sofrer gols em 2019.

Vale reforçar ainda que o arqueiro fechou o ano de estreia, em 2018, com 21 jogos sem sofrer gols. Em 2019, foram 26. E neste ano, já são 13 partidas intransponível em 22 disputadas. Se sair de campo mais sete vezes sem ser vazado nesta temporada, ele alcançará uma marca que não é atingida há 23 anos – o último goleiro a ficar três temporadas consecutivas sem sofrer gols em 20 ou mais jogos foi Velloso, em 1995 (28), 1996 (24) e 1997 (27).

Por fim, Weverton, outro ex-jogador do Athletico-PR (assim como Raphael Veiga), ostenta a segunda menor média de gols sofridos na história do Palmeiras. Vazado apenas 66 vezes em 111 jogos pelo Palmeiras, o guarda-metas 1 tem índice de 0,59, atrás só do paraguaio Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978); na terceira colocação, aparece o também paraguaio Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo Verdão.