Departamento de Comunicação

Gustavo Scarpa é o jogador do Palmeiras com mais jogos (17), participação em gols (12, sendo quatro bolas na rede), assistências (oito) e assistências para finalização (19) nesta temporada. Entre todos os atletas dos clubes da Série A do Brasileirão, ninguém deu mais passes a gols do que ele em 2021. O número de assistências é recorde na própria trajetória do meio-campista no Verdão, já que ele foi o vice-líder da equipe no quesito em 2019 com sete e o terceiro em 2020 com oito.

“Estou feliz com os meus números individuais na atual temporada, mas, no fim das contas, o mais importante são as atuações coletivas e, claro, os títulos para o Palmeiras. É bacana eu estar desempenhando um bom futebol na minha posição de origem. É a primeira vez que tenho uma sequência nesta posição aqui e isso acaba facilitando. Espero que eu consiga continuar ajudando”, afirmou Scarpa, que vive a expectativa a de ser eleito o craque do Campeonato Paulista – ele é o líder em assistências na competição, com uma a mais que o são-paulino Igor Vinícius, o vice-líder em viradas de bola certas, com dez, e o quarto colocado em cruzamentos certos, com 17.

Além dos bons números em assistências, Gustavo Scarpa ainda marcou dois gols no Paulista 2021 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Desde que chegou ao Palmeiras, em 2018, além de empilhar título paulista, brasileiro, da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, o jogador de 27 anos soma 27 gols (é o quarto maior artilheiro do atual elenco) e 25 assistências (é o líder do atual elenco ao lado de Willian) em 135 partidas. “É muito legal fazer gol, é o momento mais da hora de um jogo de futebol, mas você, sabendo disso, ver um companheiro em condições e poder ajudá-lo com uma assistência é bem legal também”, disse.

Sobre o primeiro jogo da final contra o São Paulo, Scarpa, que entrou aos 29 minutos do segundo tempo no lugar de Raphael Veiga, destacou o respeito mútuo. “Ontem (quinta-feira) foi um jogo de duas equipes que se conhecem e têm respeito uma pela outra. Então, por isso, foi um confronto fechado, com os dois times com receio de se expor e sair. Mas acredito que qualquer gol que saia no Morumbi acabará abrindo o jogo e espero que seja nosso e que saibamos atuar da melhor forma para sairmos campeões.”

O Verdão está invicto como visitante na temporada: são 12 jogos com nove vitórias e três empates. Scarpa vê o retrospecto como um trunfo, porém reforça a atenção redobrada para a finalíssima de domingo (23), às 16h, no Morumbi. “O fato de não ter torcida acaba não tendo tanta diferença, é um lugar próximo, não será uma viagem longa. Mas todo time tem uma força maior dentro de casa e a gente precisa estar atento. Tenho certeza de que nossa equipe tem muita qualidade e capacidade para fazer um grande jogo, e vamos em busca de defender o título e ser bicampeão estadual”, concluiu.