Departamento de Comunicação

Multicampeã no futebol feminino, a polivalente Rosana, um dos destaques do Palmeiras na temporada, foi a primeira convidada de 2020 do “Resenha da Academia”, projeto no qual jogadores do clube compartilham experiências e trocam ideias com garotos das categorias de base. A palestra, que geralmente é realizada na Academia de Futebol, foi realizada no formato online e teve como público pais e jogadores da categoria Sub-13.

Esta foi a primeira vez em que uma atleta da equipe feminina de futebol do Verdão palestrou no projeto. Campeã por onde passou, Rosana obteve seu primeiro grande feito na carreira ao ser convocada pela Seleção Brasileira Feminina aos 17 anos. Na sua primeira Olimpíada, em Sidney, no ano 2000, foi titular da equipe que terminou o torneio em quarto lugar.

Relembrando o passado, a palmeirense enalteceu a importância da tomada de decisões ao longo da carreira principalmente em relação aos estudos. Ela, inclusive, já chegou a cursar medicina, educação física e fisioterapia.

“Não existe fórmula mágica para o sucesso. É preciso ser você, natural, ter vontade, dedicação e não deixar a vida de lado somente pelo futebol. Quando digo isso, falo dos estudos. Sempre fui bem no colégio e isso me ajudou. Esse desenvolvimento da mente me ajudou nas tomadas de decisão dentro de campo. É importante aliar a educação ao esporte”, salientou.

Ao todo, foram 18 anos dedicados à Seleção Brasileira ao lado de atletas como Marta, Cristiane, Formiga, entre outras. Seus principais feitos pelo Brasil foram duas pratas em Jogos Olímpicos (2004 e 2008), uma prata no Mundial da China (2007), dois ouros nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e dois ouros no Sul-Americano (2003 e 2010).

Já por equipes, a lista de prêmios é ainda maior. Na temporada 2011/12, Rosana se sagrou campeã da Champions League pelo Lyon, da França. Ainda na Europa, foi tetracampeã da Liga e da Taça Austríaca pelo SV Neulengbach entre 2004 e 2008. Já nos Estados Unidos, conquistou a WPS League, atualmente chamada de National Women’s Soccer League (NWSL).

Com tantos países percorridos e títulos conquistados, Rosana destacou que as amizades feitas e a aquisição de conhecimento são duas coisas de valor imensurável em sua carreira. Ela também discursou sobre a importância da família na vida de um atleta.

“Falar com vocês é retribuir o que o futebol me deu, que é passar o quão importante é fazer aquilo que você ama e se dedicar sem perder a sua essência. Valorizo, também, a família, pois o futebol é difícil. No final, são eles que acolhem. Você pode se destacar individualmente, mas precisa também das pessoas que estão ao seu lado”, disse.

Rosana soma quatro gols em 13 partidas disputadas pelo Verdão – todas pelo Brasileiro A1. Atualmente com 38 anos, a experiente atleta vê um momento melhor do futebol feminino no país em relação ao passado. “O crescimento do futebol feminino é um processo gradual e lento, mas vejo essa geração melhor. Hoje até mesmo os meninos do Sub-13 têm ídolos no feminino. As mulheres estão quebrando uma barreira muito grande”, destacou.

Rosana teve um papo bastante rico com pais e atletas da equipe Sub-13 do Verdão (Foto: Divulgação)

O “Resenha da Academia” é realizado com o intuito de aproximar o Centro de Formação de Atletas aos departamentos de futebol do Palmeiras para auxiliar no crescimento e facilitar a transição dos jogadores da base. As perguntas foram mediadas por Rodrigo Mergulhão, coordenador de Serviço Social do clube.

O projeto foi iniciado em 2015 e já contou com a participação de jogadores como Zé Roberto, Gabriel Jesus e Fernando Prass, entre outros. Em 2019, os zagueiros Gustavo Gómez e Luan, os meio-campistas Felipe Melo e Gustavo Scarpa e o atacante Willian palestraram aos garotos do Verdão.