Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O meio-campista Gustavo Scarpa foi o convidado deste mês no “Resenha da Academia”, projeto do Palmeiras no qual jogadores do clube participam de uma palestra com atletas da base. O camisa 14 alviverde conversou com os garotos das categorias Sub-14, Sub-15 e Sub-16 do Verdão, na Academia de Futebol, e contou sobre o início de sua trajetória no futebol, bem como obstáculos superados ao longo da carreira.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Scarpa falou com a garotada da base alviverde nesta quinta-feira (03)

> Clique aqui e confira as fotos do evento

Natural de Campinas, no interior paulista, Scarpa fez a base por Paulínia FC e Desportivo Brasil, clubes sediados em cidades da região. Durante a formação, atuou por competições já conhecidas da garotada alviverde, como o Campeonato Paulista, Copa São Paulo, Copa Ouro, EFIPAN, entre outras, além de excursões internacionais.

“Sair de casa bem novo e ir para países com culturas completamente diferentes da sua é uma experiência única. Tive a oportunidade de disputar torneios na Irlanda do Norte, na Espanha e nos Estados Unidos, e foram torneios muito legais. Se vocês forem espertos, dá para tirar bastante proveito de tudo, pois é algo enriquecedor”, declarou o meio-campista do Verdão.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Scarpa discursou ao lado de Cícero Souza, gerente de futebol do clubeScarpa apareceu pela primeira vez no futebol profissional com a camisa do Fluminense, em 2014, aos 20 anos de idade. Suas atuações renderam convocações às Seleções Brasileiras Olímpica (Sub-23) e Principal. No entanto, o atleta revelou aos garotos da base do Verdão que, em alguns instantes de sua formação, pensou que o sonho de ser jogador estava ameaçado.

“Entre meus 15 e 17 anos de idade, quando ficava sem jogar, tinha o sentimento de que meu sonho não seria possível de se alcançar. Parece que o mundo acaba quando entramos nestas categorias, mas não é bem assim. É o começo de tudo, e não se acomodar é o primeiro passo. Busquem sempre por mais, pois isso fará diferença lá na frente”, aconselhou.

Leitor assíduo de diversos gêneros literários, o meio-campista do Verdão mostrou aos meninos palestrinos que criar o hábito da leitura desde cedo pode trazer benefícios que impactam diretamente tanto no desenvolvimento atlético quanto cultural.

“Desde meus 15 anos tenho um plano de leitura diária da bíblia, e isso me ajudou a ter gosto por outros livros com o passar do tempo. Isso ajuda muito principalmente na concentração para os jogos, pois fico com a cabeça boa. Leiam de pouco em pouco. Tenho certeza de que vocês vão tomar gosto pela coisa e sentir diferença na formação”, ponderou Scarpa.

Depois do papo, os garotos participaram de uma gincana de perguntas e respostas sobre a carreira de Gustavo Scarpa. O grande vencedor foi Marcos Eduardo, atleta da equipe Sub-15 alviverde, que ganhou uma bola autografada por Scarpa.

O “Resenha da Academia” é realizado com o intuito de aproximar o Centro de Formação de Atletas ao Departamento Profissional do Verdão e facilitar a transição dos jogadores. As perguntas foram mediadas pelo gerente de futebol do clube, Cícero Souza, que também é um dos idealizadores e responsáveis pelo projeto.

O projeto foi iniciado em 2015 e já contou com a participação de jogadores como Zé Roberto, Gabriel Jesus e Fernando Prass, entre outros. Neste ano, os zagueiros Gustavo Gómez e Luan, além dos meio-campistas Felipe Melo e Bruno Henrique, palestraram aos garotos do Verdão.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Esta foi a terceira edição do Resenha da Academia em 2019

CONFIRA A RESENHA NA TV PALMEIRAS/FAM: