Departamento de Comunicação

Ao ter marcado o gol que abriu caminho para a vitória do Palmeiras por 3 a 0 no jogo de ida da semifinal da Libertadores 2020, Rony chegou a um total de 12 participações na CONMEBOL Libertadores 2020 (ou seja, gols e assistências somados). São agora cinco bolas na rede e sete passes decisivos. Nenhum outro jogador dentre todos os clubes que disputam o mais importante torneio das Américas tem um números tão vastos quanto os do camisa 11 do Palmeiras.

As cinco bolas na rede de Rony no Continental, aliás, fazem dele o artilheiro do time na Libertadores, ao lado de Luiz Adriano, que também marcou nesta noite (fez o segundo da vitória por 3 a 0 – Viña completou o placar). No geral da Libertadores 2020, apenas o meia Salvio, do Boca Juniors-ARG (com seis gols), o atacante Borré, do River Plate-ARG (também com seis) e Fidel Martínez, do Barcelona de Guayaquil-EQU (com oito) possuem mais tentos na competição.

E em relação às assistências na Libertadores, ninguém concedeu mais passes a gol do que Rony: com seus sete passes que culminaram em bola na rede, ele é o garçom geral do torneio. Somados aos cinco gols, são 12 ações ao todo – número que também o coloca, de forma isolada, como o jogador do Continental com mais participações na competição.

Dentre o elenco palmeirense, o atleta chegou a 18 participações – ou seja, gols e assistências somadas, com dez gols e oito assistências, e se isolou na terceira posição do time, superando as 17 ações de Raphael Veiga (15 gols e duas assistências), ficando atrás só dos líderes Luiz Adriano e Willian, ambos com 21 (Luiz Adriano tem 18 gols e três passes, enquanto Willian acumula 17 tentos e serviu seus companheiros quatro vezes.

Vale lembrar que Rony possui cinco gols em seus últimos seis jogos que fez pela Libertadores. Desde que marcou pela primeira vez contra o Club Bolívar-BOL, no triunfo por 5 a 0, atuou em outros cinco duelos, deixando sua marca diante do Tigre-ARG (fez um gol na vitória por 5 a 0, em casa), Delfín-EQU (um gol no triunfo por 3 a 1, fora de casa), Libertad-PAR (um tento no triunfo por 3 a 0 em casa, jogo de volta das quartas de final) e, agora, River Plate-ARG (um gol no resultado positivo fora de casa por 3 a 0 fora de casa, jogo de ida das semifinais); só não marcou diante do Libertad-PAR, no jogo de ida das quartas de final, empate por 1 a 1 fora de casa (no Defensores del Chaco, em Assunção-PAR). Em sua partida anterior da Libertadores, aliás, jogo que valeu classificação às semifinais (vitória por 3 a 0 sobre o Libertad-PAR, em casa), Rony marcou gol e ainda concedeu uma assistência.