Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Os times Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras começaram bem as semifinais do Campeonato Paulista. No Sub-11, o Verdão empatou em 2 a 2 no clássico contra o Corinthians, disputado no Parque São Jorge, neste domingo (4). No Sub-13, os garotos do Alviverde abriram vantagem sobre o Noroeste e venceram por 2 a 0, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, em Bauru.

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians_O Sub-11 palmeirense empatou fora de casa com o Corinthians

As partidas de volta serão realizadas no próximo domingo (11), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, com entrada gratuita para a torcida palmeirense – o Sub-11 joga às 9h, e o Sub-13 à 10h30. Para avançar à final, o Sub-11 precisa vencer por qualquer placar (novo empate leva a decisão para os pênaltis). O Sub-13 pode empatar ou perder por até um gol de diferença.

O Sub-13, vice-campeão paulista no ano passado, está invicto nesta edição do Paulista, com 16 vitórias e três empates. Caso avance à decisão, o time comandado pelo técnico Eduardo Alemão já garantiu a melhor campanha e o mando de campo na partida decisiva da final. Os gols da vitória na primeira semifinal em Bauru foram anotados por Kevin e Endrick.

Atual tricampeão estadual, o Sub-11 do técnico Rodrigo Jordão empatou o clássico com o Corinthians com gols de Heittor Vinicius e Vinicius Martins. A campanha da equipe é de 12 vitórias, seis empates e uma derrota, também como a melhor da competição até o momento.

Vale ressaltar que o Palmeiras está nas semifinais de todas as categorias do Paulista (Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11). No ano passado, o clube fez história ao chegar à final com todas, terminando com três títulos. A base do clube já obteve um recorde de 18 títulos em 2018 – o último deles foi o inédito Brasileiro Sub-20, vencido no Allianz Parque.

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra na conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. O Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levantaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.