Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras enfrentam Audax na estreia do Campeonato Paulista

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras entram em campo pela primeira vez no Campeonato Paulista neste domingo (20), às 9h e 11h, respectivamente, contra o Audax, no estádio José Liberatti, em Osasco (SP). A primeira categoria busca o tetracampeonato consecutivo do torneio, enquanto a segunda busca o título conquistado pela última vez em 2016.

Nesta edição, os 46 clubes participantes foram divididos em seis grupos, sendo eles compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 e terá pela frente Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata.

O time Sub-11 do Verdão tem como técnico nesta temporada Rodrigo Jordão, treinador do Sub-12 nas temporadas anteriores. Já o Sub-13 será treinado por Eduardo Alemão, tricampeão estadual com os garotos de 11 anos e responsável pela transição dos novos talentos do futsal para o futebol de campo.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato da competição na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. Neste ano, os garotos de 11 anos foram campeões da GO Cup, maior torneio de base da América Latina.

Confira as partidas do Palmeiras na primeira fase do Paulista Sub-11 e Sub-13:

20/05 – Audax x Palmeiras – José Liberatti
27/05 – Palmeiras x Portuguesa – Distrital do Inamar
03/06 – São Paulo x Palmeiras – Laudo Natel
10/06 – Palmeiras x Oeste – Distrital do Inamar
24/06 – GE Osasco x Palmeiras – Elzo Piteri
01/07 – Palmeiras x Nacional – Distrital do Inamar
29/07 – Taboão da Serra x Palmeiras – Vereador José Ferez

05/08 – Palmeiras x Audax – a definir
12/08 – Portuguesa x Palmeiras – CT Portuguesa
19/08 – Palmeiras x São Paulo – a definir
26/08 – Oeste x Palmeiras – Vila Porto
02/09 – Palmeiras x GE Osasco – a definir
07/09 – Nacional x Palmeiras – Nicolau Alayon
16/07 – Palmeiras x Taboão da Serra – a definir

*As datas e os horários dos jogos podem sofrer alterações pela Federação Paulista de Futebol (FPF)