Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

As categorias Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras foram as primeiras a garantirem vagas na semifinal do Campeonato Paulista. Neste domingo (21), o Sub-13 atropelou o Jabaquara por 8 a 1, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, pelo jogo de volta das quartas de final. Também em casa, o Sub-11 goleou o Comercial, por 4 a 0, e segue em frente em busca do tetra estadual.

O Palmeiras tem a melhor campanha do torneio nas duas categorias e enfrentará a quarta melhor na semifinal – o Sub-11 terá pela frente o Corinthians, e o Sub-13 pega o Noroeste na briga pela vaga na final. Os jogos serão disputados nos dias 4 e 11 de novembro, e o Verdão tem a vantagem de decidir em casa – a FPF deve divulgar a tabela nos próximos dias.

O Sub-13 já havia vencido o Jabaquara por 3 a 0 no jogo de ida, em Santos, e confirmou sua superioridade com uma grande goleada no centro de treinamento da base. Os gols foram marcados por oito atletas diferentes: Fábio Mondoni, Keven Fernando, Luís Guilherme, Endrick, Matheus Henrique, Gilberto Júnior, Gabriel dos Santos e Diogo Riquelme.

A equipe Sub-11 havia empatado o primeiro jogo em 1 a 1, em Ribeirão Preto. Em casa, os gols foram de Heitor Vinicius, Pedro Malheiros, Vinicius Lima e Lucas Astolfi. A vitória rendeu ao clube a melhor campanha, com 12 vitórias, cinco empates e uma derrota. No Sub-13, que está invicto e também tem o melhor aproveitamento, o Palmeiras tem 15 vitórias e três empates.

Vivendo seu melhor momento da história na base, o Palmeiras tem a melhor campanha nas cinco categorias do Campeonato Paulista (Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11). No ano passado, o clube fez história ao chegar à final com todas, garantindo três títulos estaduais. Em 2018, o clube já venceu 17 torneios e quebrou o recorde do ano passado, que era de 16 de taças.

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra na conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. O Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levantaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.