Sub-11 e Sub-13 do Verdão goleiam Portuguesa pelo Campeonato Paulista

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras venceram a Portuguesa com grandes resultados na manhã deste domingo (27), no Distrital do Inamar, em Diadema (SP), em partidas válidas pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Os placares de 3 a 0 e 10 a 1, respectivamente, asseguraram a invencibilidade de ambos os times no torneio até aqui.

O Sub-11, agora com quatro pontos pelo Grupo 5, superou o adversário com gols de Yuri, duas vezes, e Lucas Astolfi. Já o Sub-13 não tomou conhecimento da Lusa e goleou com tentos de Marlon (2), Lucas Pássaro (2), Caio (2), Lucas Belluco, Endrick, Leandro e Athos. A categoria manteve os 100% de aproveitamento em sua chave, com seis pontos.

Os times voltam a campo pela competição estadual no próximo domingo (3), contra o São Paulo, no Laudo Natel, em Cotia (SP), pela terceira rodada. O Sub-11 entra em campo às 9h, e o Sub-13 às 11h.

Nesta edição, os 46 clubes participantes foram divididos em seis grupos, sendo eles compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 e terá pela frente Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata.

O time Sub-11 do Verdão tem como técnico nesta temporada Rodrigo Jordão, treinador do Sub-12 nas temporadas anteriores. Já o Sub-13 será treinado por Eduardo Alemão, tricampeão estadual com os garotos de 11 anos e responsável pela transição dos novos talentos do futsal para o futebol de campo.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato da competição na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. Neste ano, os garotos de 11 anos foram campeões da GO Cup, maior torneio de base da América Latina.