Sub-11 goleia Taboão da Serra por 5 a 0 pelo Campeonato Paulista; Sub-13 empata

Departamento de Comunicação

Após pausa no mês de julho, as equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras retornaram aos trabalhos no Campeonato Paulista neste domingo (29), contra o Taboão da Serra, no estádio Vereador José Ferez, na Grande São Paulo. A primeira categoria goleou o adversário por 5 a 0, e a segunda ficou no empate por 1 a 1.

No primeiro duelo do dia, o Sub-11 dominou a partida do início ao fim e conquistou a grande vitória fora de casa com gols de Lucas Astolfi (3), Vinicius Lima e Yago Bodo. A equipe segue na terceira colocação do Grupo 5 da categoria, com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e um revés), um a menos em relação ao líder Audax.

Mesmo com o empate diante do Taboão da Serra, o Sub-13 segue invicto na liderança de seu grupo na competição, com 17 pontos (cinco vitórias e dois empates). A categoria entrou com formação alternativa em campo, já que boa parte do time titular esteve recentemente no Japão e fez parte da conquista da Mito HollyHock Cup com 100% de aproveitamento. O gol alviverde na partida foi marcado por Luiz Felipe.

Nesta edição, os 46 clubes participantes foram divididos em seis grupos, sendo eles compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 e terá pela frente Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato da competição na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. Além do título da Copa Bellmare, no Japão, os garotos de 11 anos foram campeões da GO Cup, maior torneio de base da América Latina.