Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-13 do Palmeiras é a grande campeã paulista de 2018! Nesta terça-feira (20), no Distrital do Inamar, em Diadema (SP), os garotos venceram novamente o São Paulo pelo placar de 3 a 1 (6 a 1 no agregado) e faturaram o segundo título estadual da categoria, conquistado pela primeira vez em 2016.

> Clique aqui e confira a galeria de fotos da partida

Fabio Menotti/Palmeiras _ O Sub-13 faturou o segundo título estadual da história da categoria

Os gols do Verdão – todos no primeiro tempo – foram marcados por Fabinho, aos quatro minutos, após grande jogada do lateral Gilberto pela direita; aos nove, após duas cabeçadas consecutivas no travessão e testada firme de Keven; e aos 24, com Endrick, após linda trama na entrada da área adversária e toque na saída do goleiro – o atacante, inclusive, tornou-se o artilheiro da competição com 16 tentos.

Invicto e dono dos melhores números da categoria, o time alviverde, treinado pelo técnico multicampeão Eduardo Alemão, chegou a 19 vitórias e três empates em 22 jogos, além de 94 gols marcados e apenas nove sofridos. O comandante, inclusive, não poupou elogios à campanha escrita pelos garotos.

“Esse título foi diferente de todos os outros. Ocorreram muitas mudanças na condução do elenco ao longo da temporada, mas o principal elemento para sermos campeões foi manter vivo o sonho dos meninos. Eles estão de parabéns, sobraram no torneio e, quanto maior for o índice de vitórias deles, maiores serão as chances de irem para o profissional no futuro”, relatou o treinador.

Esta foi a quarta vez que Palmeiras e São Paulo se encontraram pelo Campeonato Paulista Sub-13. Além dos dois triunfos na decisão, a equipe palestrina empatou por 2 a 2, na casa do adversário, e goleou por 5 a 0 como mandante, em Guarulhos (SP) – os dois jogos foram válidos pela fase de grupos.

CONFIRA A PARTIDA NA TV PALMEIRAS/FAM:

Sub-11 fica com o vice

A garotada do Sub-11 palestrino lutou, mas sofreu duro revés para o São Paulo por 1 a 0, com gol sofrido já nos instantes finais da partida. Vale lembrar que, mesmo com o vice-campeonato, o Verdão segue como maior campeão estadual da categoria, com quatro conquistas (2008, 2015, 2016 e 2017).

> Clique aqui e confira as fotos da partida

A campanha da equipe treinada por Rodrigo Jordão encerrou o Campeonato Paulista 2018 com 13 vitórias, sete empates, duas derrotas e 53 gols marcados em 22 jogos. Lucas Astolfi, com 19 bolas na rede, foi o artilheiro do torneio.

Fabio Menotti/Palmeiras _ O Sub-11 teve os melhores índices do torneio estadual e o artilheiro

ASSISTA AO JOGO COMPLETO NA TV PALMEIRAS/FAM:

Base em alta

O clube vive momento histórico nas categorias de base e chegou às finais do Campeonato Paulista com todas as categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20) pelo segundo ano consecutivo – feito inédito no futebol estadual (clique aqui e confira a agenda dos jogos de volta, todos com mando do Verdão). No ano passado, o clube havia vencido o torneio com os times Sub-11, Sub-15 e Sub-20.

Além disto, este é o ano mais vitorioso da história do Centro de Formação de Atletas do Verdão, com 21 títulos conquistados em 37 competições disputadas. Fora do Brasil, foram dez conquistas: a CEE Cup Sub-20 (República Tcheca), o Terborg Toernooi Sub-20 (Holanda), o Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), o We Love Football Sub-15 e a Scopigno Cup Sub-17 (Itália), a Copa Bellmare Sub-11, o Tokyo Youth Football Tournament Sub-14, a Copa Toreros Sub-12, a Mito HollyHock Cup Sub-13 e o Saitama Football Festival Sub-16 (Japão).

Já no Brasil, além do Paulista Sub-13, o Palmeiras já faturou neste ano as taças da IberCup (Sub-10), GO Cup (Sub-11), Torneio Internacional de Avanhandava (Sub-12), Dani Cup (Sub-14), Campeonato Brasileiro Mirim (Sub-14), Copa Brasil de Futebol Infantil (Sub-15), EFIPAN (Sub-15), Copa Santiago de Futebol Juvenil (Sub-18), Campeonato Brasileiro (Sub-20) e Paulista (Sub-20).

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra na conta.