Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-13 do Palmeiras abriu grande vantagem na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Na manhã desta quinta-feira (15), no estádio do Morumbi, os garotos superaram o São Paulo pelo placar de 3 a 0 e ­­­decidem o título da competição na próxima terça-feira (20), às 11h, no Distrital do Inamar, em Diadema (SP).

Afonso Pastore/saopaulofc.net_O Sub-13 palmeirense não sabe o que é perder no Paulista

Os gols do Verdão na partida saíram todos no primeiro tempo e foram marcados por Fabinho e Endrick (2), artilheiro da equipe na competição estadual com 15 tentos. Invicto e dono dos melhores números da categoria, o time alviverde chegou a 18 vitórias em 21 jogos, além de três empates, 91 gols marcados e apenas oito sofridos.

Esta foi a terceira vez que Palmeiras e São Paulo se encontraram pelo Campeonato Paulista Sub-13. Na fase de grupos, a equipe palestrina empatou por 2 a 2, na casa do adversário, e goleou por 5 a 0 como mandante, em Guarulhos (SP).

Sub-11 empata

Também no Morumbi, só que mais cedo, o Sub-11 do Verdão empatou sem gols contra o São Paulo. Apesar do grande volume de jogo, com pelo menos seis chances claras criadas, o time palestrino esbarrou na boa atuação do arqueiro adversário.

Em busca do tetracampeonato paulista, o Alviverde tem a melhor campanha do Sub-11, com 13 vitórias, sete empates e apenas um revés em 21 jogos. O duelo de volta pelo título da categoria está marcado para terça-feira (20), às 9h, também no Distrital do Inamar, em Diadema (SP).

Vivendo seu melhor momento da história na base, o Palmeiras está pelo segundo ano seguido em todas as finais do Campeonato Paulista (Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11). No ano passado, o Verdão garantiu três títulos (Sub-20, Sub-15 e Sub-11). Em 2018, o clube já venceu 18 torneios e quebrou o recorde do ano passado, que era de 16 de taças.

Afonso Pastore/saopaulofc.net _ O Sub-11 palestrino tem a melhor campanha da categoria no Paulista

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra na conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. O Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levantaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: