Sub-16 do Palmeiras faz balanço positivo de viagem à China com título e goleadas

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Foram três semanas na China e um saldo muito positivo para a categoria Sub-16 do Palmeiras. Campeã invicta da 3ª Future Cup, disputada na região de Hohhot, o Verdão encerrou o intercâmbio no país com uma visita de quatro dias à Beijing, capital do país. O time venceu um amistoso acirrado contra o Sub-18 do Beijing BG, por 3 a 0, na quinta-feira (3), e visitou pontos turísticos famosos como a Muralha da China, a Praça da Paz Celestial e a Cidade Proibida.

Mais do que conquistar o título, o Palmeiras representou com sucesso o futebol brasileiro e as cores do clube diante dos chineses – que comandam um dos principais mercados do futebol atual. A campanha foi perfeita: em cinco jogos, marcou 56 gols e não sofreu nenhum. Além de quatro goleadas na primeira fase, o Verdão derrotou na final o Beijing Guoan (um dos principais clubes da China), por 4 a 0e teve ainda o artilheiro (João Salles, com 14 gols).

“O balanço é extremamente positivo. Tivemos 100% de aproveitamento, vencemos os cinco jogos do torneio e os amistosos. Alcançamos as metas que estipulamos no planejamento. O mais importante foi a experiência internacional que esses atletas tiveram, conhecendo outro estilo de jogo, uma cultura diferente. Muitos deles podem jogar fora do Brasil e ganharam aqui uma noção do que podem encontrar pela frente”, disse Hamilton Mendes, técnico do Sub-16.

“Representar um clube com a grandeza do Palmeiras na China, um país que está começando a desenvolver a cultura do futebol, é fundamental. Representamos muito bem o nome do Palmeiras, tivemos apresentações interessantes e enriquecemos internacionalmente o bom trabalho feito na base do clube, de formação de atletas”, completou o treinador do Verdão.

O título da Future Cup chinesa foi o quarto de âmbito internacional conquistado pela base do Palmeiras em 2017: o time Sub-17 levantou a taça da Scopigno Cup, na Itália, e o Sub-18 venceu o Torneio de Bellinzona, na Suíça, ambos em abril. No Japão, a equipe Sub-11 foi campeã pela segunda vez consecutiva da Copa Bellmare U-11 Internacional, no final de junho. O Sub-15 também disputou o torneio italiano “We Love Football”, o Sub-17 participou do Torneio da Real Sociedad, na Espanha, e o Sub-12 esteve no Japão para a Copa Toreros.

O meia Bruno Tatavitto, capitão da equipe Sub-16, também comemorou o título da Future Cup e o aprendizado nas três semanas de viagem. “Primeiramente ficamos felizes pelo título, aprendemos muito dentro e fora de campo. O conhecimento que tivemos foi maravilhoso. Fiquei muito feliz por ter levantado a taça de um torneio internacional pelo Palmeiras e tenho certeza de que foi uma experiência que vai agregar muito na carreira de todos”, afirmou.

[album]

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão foi a sete países: Espanha, Suíça, México, Japão, China, França e Itália.