Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-16 do Palmeiras chegou à China na sexta-feira (7) e iniciou o intercâmbio cultural e esportivo de duas semanas no país, que inclui estudos na Província de Hubei e amistosos contra times da região. No domingo (9), o Verdão enfrentou a equipe Sub-20 da Universidade de Hubei e, apesar de jogar contra atletas três anos mais velhos, conseguiu o empate em 1 a 1.
[album]

Após um primeiro tempo sem gols, Tomás abriu o placar para o Verdão no segundo tempo, mas Liang empatou em chute à queima-roupa do goleiro palmeirense. Hubei é um dos principais pólos do desenvolvimento futebolístico na China – atualmente, na seleção principal chinesa, oito jogadores foram formados nos clubes da província.

O Verdão foi recepcionado pelo reitor da Universidade de Hubei, Shang Gang, presenteado com um kit oficial do clube. Para minimizar o choque cultural entre brasileiros e chineses, os jovens palestrinos passaram por cinco aulas teóricas sobre a cultura e a língua da China, que abordaram palavras do dia a dia e a terminologia do futebol em chinês.

Palmeiras pelo mundo

O Verdão já disputou seis torneios internacionais neste ano, além da viagem à China: Copa Chivas Sub-17 (México), Torneio de Bellinzona Sub-18 (Suíça), Torneio da Real Sociedad Sub-17 (Espanha), Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), Peronne Cup Sub-19 (França) e Shonan International Cup Sub-11 (Japão). Os principais resultados obtidos pelo clube foram dois títulos, conquistados na Suíça e no Japão, e dois vice-campeonatos (ambos na Espanha).

O elenco Sub-16 do Palmeiras que vai à China conta com vários atletas vice-campeões do mundo sub-17, no Mundial realizado em junho. Na ocasião, o Verdão terminou com uma campanha de quatro vitórias e um empate na Espanha. Na final, após empatar em 2 a 2 com o Real Madrid, foi superado nas cobranças de pênaltis e ficou com a medalha de prata.