Sub-16 do Verdão começa torneio na China com o pé direito e vence estreia por 9 a 0

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O time Sub-16 do Palmeiras começou com goleada a Future Cup, torneio internacional disputado em Hohhot, na China. Após a cerimônia de abertura oficial do torneio, os garotos do Verdão enfrentaram o Dianliu Jinan, da província de Shandong, e venceram por 9 a 0 nesta segunda-feira (24) – gols de Vitinho (3), João Salles (2), Caique Rodrigues, Kaique Ferraz, Passari e Isac. Nesta terça (25), a equipe alviverde volta a campo para enfrentar o Hohhot, às 16h50 (local).

Os clubes estão divididos em dois grupos de cinco clubes na primeira fase. Após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois primeiros colocados disputam a final na próxima segunda-feira (31). O Verdão está no Grupo B ao lado de Hohhot, Zhangzhou, Shengle Mongolian Sheep FC e Dianliu Jinan, todos chineses. No Grupo A, estão Beijing Guoan, Hangzhou Sports, Bayan Nur 2, Bayan Nur 5 (China) e Ulanbator Be Forward (Mongólia).

Está é a terceira edição da Future Cup, que também é disputada nas categorias Sub-18, Sub-14 e Sub-10, e reúne equipes da Rússia, República Tcheca e Coreia do Norte, entre outros. Os jogos são realizados no complexo esportivo do Shengle Mongolian Sheep FC, principal polo de desenvolvimento do futebol na região da Mongólia Interior, no norte da China. O ex-volante Edmílson, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, é o patrono do torneio.

No ano passado, o Sub-16 alviverde também viajou à China em um intercâmbio cultural e esportivo. Na ocasião, o clube disputou amistosos contra times da região e participou de uma série de palestras na Universidade da província de Hubei. Em 2011, o Palmeiras foi ao país pela primeira vez com o time B e inaugurou o Taiyuan City Stadium, estádio com capacidade para 75 mil espectadores, em uma partida amistosa contra a Seleção Olímpica chinesa, em Taiyuan.

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão foi a sete países: Espanha, Suíça, México, Japão, China, França e Itália.

[album]