Departamento de Comunicação

No primeiro compromisso da categoria no ano, a equipe Sub-17 do Palmeiras enfrenta o Athletico-PR nesta terça-feira (05), às 16h, no Allianz Parque, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida será exibida pelo SporTV.

Sem jogar desde 09 de dezembro, quando eliminou a Jacuipense pelas oitavas de final da competição, o Sub-17 do Verdão teve alguns garotos utilizados no time Sub-20 na disputa de torneios estaduais e nacionais no período. Ao todo, foram 18 nomes considerando também as categorias inferiores: o goleiro Kaique, os zagueiros Jhow, Talisca, Michel, Ruan Santos e Gabriel Vareta (Sub-15), os laterais Thiago, Ian e Robert Dias (Sub-16), os meio-campistas Pedro Lima, Miguel e Luiz Freitas (Sub-16) e os atacantes Giovani (Sub-16), Daniel Silva (Sub-16), Kevin, Vitor Hugo, Victor Michell e Ruan Ribeiro.

“Essa integração é muito importante para nós. Adquirimos mais experiência em outras competições de nível mais alto por conta da idade. Felizmente tive a oportunidade de ajudar a equipe principalmente com um gol na final do Paulista Sub-20 e na conquista do título estadual”, declarou o zagueiro Michel.

Atual campeão da Copa do Brasil Sub-17, o time treinado por Artur Itiro faz grande temporada: são 10 vitórias, dois empates e duas derrotas em 14 partidas, além de 47 gols marcados e apenas 13 sofridos. O atacante Daniel Silva, com cinco bolas na rede, é o artilheiro da competição.

Em 2019, o Palmeiras decidiu a Copa do Brasil Sub-17 contra o São Paulo em duas partidas eletrizantes. Na ida, vitória do time tricolor por 3 a 2, no Morumbi. Já no duelo de volta, no Pacaembu, em grandes atuações de Gabriel Veron e Gabriel Silva, o Alviverde venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

O Verdão se sagrou campeão da competição também em 2017. Em final eletrizante contra o Corinthians, com vitórias por 1 a 0 para cada lado, o título foi decidido nas cobranças de pênalti, no Pacaembu. No gol, brilhou a estrela do goleiro Lucas Bergantin, atualmente no Sub-20, que defendeu duas cobranças do rival e garantiu a taça ao time alviverde.

A Copa do Brasil Sub-17 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Com 11 gols marcados, o atacante Giovani (dir.) é o artilheiro da base palmeirense na temporada 2020-21 (Foto: Fabio Menotti)

Confira os jogos do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Quartas de final

03/01 – 16h: Palmeiras x Athletico-PR – Allianz Parque (SporTV)

09/01 – 14h: Athletico-PR x Palmeiras – CT do Caju (SporTV)

Oitavas de final

02/12: Jacuipense 0 x 2 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Daniel (2)

09/12: Palmeiras 3 x 0 Jacuipense – Allianz Parque
Gols: Ruan Ribeiro, Giovani e Daniel

Primeira fase

26/11: Avaí Rondônia 0 x 9 Palmeiras – Aluízio Ferreira
Gols: Daniel (2), Giovani (2), Luis Guilherme (2), Kevin (2) e Wendell