Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras estreia nesta quinta-feira (12) na 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, uma das principais competições das categorias de base no país, realizada em Santiago-RS. O Alviverde enfrenta os donos da casa do Cruzeiro de Santiago, às 21h, no Estádio Alceu Carvalho, na partida inaugural do torneio, que será realizada logo após a cerimônia de abertura e desfile das delegações. Vice-campeão em 2012, o Verdão busca o título inédito do torneio.

O Grupo A conta com cinco clubes (Palmeiras, Cruzeiro de Santiago, C.A. Tubarão, 3 de Febrero, do Paraguai, e Atlético Santa Cruz, da Bolívia) que se enfrentam entre si, totalizando quatro jogos para cada clube. Os Grupos B e C têm quatro clubes em cada e fazem confrontos cruzados, também totalizando quatro jogos para cada um. Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados.

O clube alviverde convocou ao torneio atletas do Sub-18 (primeiro ano de Sub-20), mesclado com alguns jogadores do Sub-17. O time será comandado pelo técnico Paulo Victor Gomes, treinador do Sub-15 do clube – categoria que conquistou o título do Campeonato Paulista em 2016. Também participam da competição Internacional, São Paulo, Figueirense, Sport (Grupo B), Grêmio, Ponte Preta, Chapecoense e Gama (Grupo C).

“A Copa Santiago é uma competição tradicional no país e até internacionalmente, visto que equipes estrangeiras participam. Enfrentaremos o Cruzeiro de Santiago na estreia, que são os atuais campeões e terão o apoio da torcida. Estamos preparados para as dificuldades e esperamos começar bem, com a vitória. Para isso, teremos de fazer um bom jogo”, disse o técnico palmeirense.

O melhor resultado do Palmeiras na história da Copa Santiago foi conquistado em 2012, quando avançou até a final e acabou superado pelo Internacional. Na ocasião, o clube teve o atleta eleito destaque individual do torneio e superou rivais tradicionais, como Nacional (URU), Santos e Grêmio. “Nossa expectativa é boa, a garotada está motivada. Tenho certeza que o Palmeiras vai ser bem representado e vai brigar pelo topo”, completou Paulo Victor.

29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil – 2017

Primeira Fase:

12/01 – 21h: Cruzeiro de Santiago x Palmeiras – Alceu Carvalho
15/01 – 19h: Palmeiras x C.A. Tubarão – Alceu Carvalho
18/01 – 19h: 3 de Febrero x Palmeiras – Alceu Carvalho
21/01 – 10h: Palmeiras x A. Santa Cruz – Municipal Nova Esperança