Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Atual campeão do Torneio Internacional de Bellinzona, na Suíça, a equipe Sub-18 do Palmeiras viaja nesta terça-feira (11) para tentar defender seu título em solo europeu. O torneio será realizado entre os dias 13 e 17 de abril e reúne outras sete equipes: Inter de Milão (Itália), Darou Salam (Senegal), Rijeka, Honved (Hungria), Brøndby (Dinamarca), Grasshopper e Ticino Team (Suíça). O Verdão é bicampeão da competição – também levantou a taça em 2007.

Os oito clubes estão divididos em dois grupos – no Grupo B, o Verdão está ao lado de Honved, Grasshopper e Brøndby. Após jogos de todos contra todos, os dois melhores avançam para as semifinais, e os demais se enfrentam entre as chaves para definir as posições finais do 5º ao 8º lugar. Disputado desde 1941, em meio à Segunda Guerra Mundial, o torneio da cidade de Bellinzona chega à 77ª edição em 2017 e conta tradicionalmente com a presença de grandes clubes.

Na preparação ao torneio, a categoria Sub-20 do Palmeiras foi dividida em duas: enquanto um grupo de atletas se preparava para a Copa do Brasil Sub-20, com o treinador João Burse, o auxiliar técnico da categoria, Gilmey Aimberê, comandou os treinos do Sub-18 visando a viagem à Suíça. Segundo ele, o Verdão embarca preparado para defender a taça internacional.

“A preparação de 55 dias nos deu uma condição boa. Estamos estudando os adversários, colhendo informações sobre a parte tática, modelo de jogo, biótipo dos atletas. Vamos em pé de igualdade para defender o título. O nível de disputa do Palmeiras foi muito forte no ano passado, isso nos credencia a buscar o título novamente. Não podemos pensar em favoritismo, e sim em imprimir nosso ritmo para conquistarmos uma vitória de cada vez”, afirmou Gilmey.

Divulgação _ O Sub-18 do Palmeiras foi campeão de Bellinzona no ano passado

No ano passado, o Verdão fez uma bela campanha de recuperação e levou a taça nas cobranças de pênaltis, diante do Krasnodar (Rússia), após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar. O meia-atacante Vitinho, hoje no elenco profissional do clube, recebeu o prêmio individual de melhor atleta da competição. O time obteve uma vitória (Midtjylland), três empates (Krasnodar, Sion e Ticino) e uma derrota (Krasnodar, ainda na primeira fase).

Em 2007, o clube venceu o Torneio de Bellinzona pela primeira vez após vencer os anfitriões do Ticino Team na final, por 3 a 1. O clube foi o único sul-americano daquela edição, que reuniu Barcelona, Tottenham, Basel, Borussia Monchengladbach, Santa Cruz Breakers e Ticino. Na semifinal, o time mostrou bom desempenho para superar o Barcelona, por 1 a 0, depois de terminar a fase inicial na liderança de seu grupo, com duas vitórias e uma derrota.

A base do Palmeiras terá outros três compromissos internacionais em abril. O Sub-15 disputa em Bolonha, na Itália, o torneio “We Love Football”, que reúne os principais clubes do país, como Juventus, Roma, Milan e Internazionale. Já o time Sub-17 embarcou para dois torneios: a Scopigno Cup, na Itália, e o Torneio da Real Sociedad, na Espanha, no qual o Verdão é o atual vice-campeão. Neste mês, o Sub-12 terminou em terceiro na Copa Toreros, realizada no Japão.

As viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísiticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão disputou torneios em sete países diferentes, com dois títulos obtidos.

77º Torneio Internazionale U-18 Bellinzona – Suíça

13/04 – 21h (horário local): Grasshopper x Palmeiras (Estádio de Minusio)
14/04 – 21h (horário local): Palmeiras x Honved Budapest (Estádio de Bellinzona)
15/04 – 16h30 (horário local): Palmeiras x Brondby (Estádio de Minusio)
16/04 e 17/04: Fases Finais