Departamento de Comunicação

Após 54 dias sem jogar por conta da paralisação dos torneios de base no país, o Palmeiras retoma o calendário da temporada nesta quarta-feira (05), às 20h, contra o Náutico, no Allianz Parque, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O duelo será transmitido pela CBF TV (MyCujoo) e exibido na home do Site Oficial do Verdão.

O Alviverde retorna ao palco que goleou o Presidente Médici, do Maranhão, por 8 a 0, pela primeira fase da competição. O placar, inclusive, tornou-se o maior da história do Allianz Parque entre todas as categorias. Além disso, é também o mais elástico do Palmeiras dentre todas as suas participações na Copa do Brasil Sub-20.

O atacante panamenho Newton, primeiro atleta da América Central a vestir a camisa do Palmeiras na história, marcou três vezes contra o Presidente Médici-MA. Ele, inclusive, também foi para as redes atuando pelo time profissional alviverde (Foto: Fabio Menotti)

O ano de 2021 é bastante especial para as Crias da Academia, que têm participado de jogos do profissional no Paulista e na Libertadores. Em todos os jogos do time principal até aqui (16), 19 atletas formados pelo CFA palmeirense já entraram em campo ao menos uma vez na temporada: o goleiro Vinicius, os zagueiros Renan e Henri, os laterais Victor Luis, Lucas Esteves, Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Fabinho e Pedro Bicalho e os atacantes Wesley, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Newton, Marcelinho e Giovani. Em 2020, esse número foi de 18 atletas.

No total, já foram convocadas 22 Crias da Academia para jogos do profissional nesta temporada. Destas, só não estrearam ainda o goleiro Mateus, o zagueiro Michel e os meio-campistas Ramon e Vitinho. Já o atacante Pedro Acácio ainda não atuou pelo principal em 2021. No ano passado, esse número foi de 31 atletas (recorde do século).

Ainda neste ano, em duas oportunidades pelo Campeonato Paulista, foram escalados oito jogadores oriundos das categorias de base do Verdão entre os 11 titulares, recorde absoluto do século. Na primeira, contra o Botafogo-SP, empate por 0 a 0 e, com as substituições, 11 atletas formados no CFA palmeirense entraram em campo. Já na vitória por 1 a 0 contra o Santo André, 12 Crias da Academia participaram da partida.

“Estávamos ansiosos pelo retorno das competições, pois isso mexe bastante com os atletas e possibilita a aquisição de experiência. Aproveitamos a paralisação para melhorarmos a parte tática e técnica do time e, ao mesmo tempo, ceder atletas para utilização na equipe principal no Paulista, na Libertadores, na Supercopa e na Recopa. É muito bom vê-los no time profissional, inclusive como titulares, pois mostra que nosso trabalho está no caminho certo”, declarou Wesley Carvalho, técnico do Sub-20 alviverde.

O técnico Wesley Carvalho comandou treinos do Sub-20 na Academia de Futebol (Foto: Lucas Zenatti/TV Palmeiras)

O vencedor da partida entre Palmeiras e Náutico encara nas quartas de final o vencedor de Avaí e ABC-RN. O jogo de volta do Alviverde está marcado para este domingo (09), às 16h, no estádio dos Aflitos, em Recife-PE.

Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.