Tigre-ARG x Palmeiras: informações, curiosidades e retrospecto do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Tigre-ARG x Palmeiras l CONMEBOL Libertadores (1ª rodada)
Data e hora: 04/03/2020 l 19h15
Local: Monumental Victoria, em San Fernando (ARG)
Transmissão: Fox Sports (para todo o Brasil)

O Palmeiras fará sua estreia na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores nesta quarta-feira (4), às 19h15 (horário de Brasília), contra o Tigre, no estádio Monumental Victoria, na Argentina. Caso marque ao menos um gol, o Verdão também alcançará a marca histórica de mil tentos anotados contra adversários internacionais (o clube tem atualmente 999).

No último treinamento antes da partida, realizado em um dos campos do Hotel Hilton Pilar, em Buenos Aires (ARG), na tarde de terça-feira (03), o técnico Vanderlei Luxemburgo esboçou a equipe titular em um treino tático. O time no coletivo foi formado por Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gómez e Viña; Ramires, Bruno Henrique e Dudu; Willian, Luiz Adriano e Rony.

O comandante alviverde ensaiou movimentações táticas e deu atenção especial às marcações, balanços e jogadas ensaiadas. Na parte final da atividade, alguns jogadores do elenco praticaram finalizações e pênaltis, enquanto outros realizaram uma atividade técnica em campo reduzido.

O Palmeiras treinou no no Hotel Hilton Pilar, na Argentina (Cesar Greco/Palmeiras)

Cabeça de chave do Grupo B, o Maior Campeão do Brasil enfrentará ainda o Bolívar-BOL e o Guarani-PAR na primeira fase. Esta é a 20ª participação do Alviverde no torneio continental, o que o torna o clube brasileiro com mais participações ao lado de Grêmio e São Paulo.

PALMEIRAS PERTO DE ANOTAR O MILÉSIMO GOL INTERNACIONAL DE SUA HISTÓRIA

O Palmeiras deve marcar, nesta edição da CONMEBOL Libertadores, o milésimo gol contra adversários internacionais em sua história. Atualmente, o clube tem 999 gols diante de rivais estrangeiros e precisa de mais um para atingir o feito.

A conta inclui o confronto com a seleção uruguaia, no dia 07/09/1965, quando o Verdão representou a Seleção Brasileira e venceu por 3 a 0 na inauguração do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Também são considerados tentos marcados sobre adversários gringos em qualquer circunstância, incluindo amistosos e competições festivas.

O primeiro adversário estrangeiro do Alviverde foi a seleção paraguaia, em 1922: na ocasião, o então Palestra Italia venceu por 4 a 1. O combinado do país vizinho excursionava pelo Brasil após disputar no país o Sul-Americano de seleções daquele ano em território nacional.

ALVIVERDE OSTENTA INVENCIBILIDADE DE 41 ANOS EM ESTREIAS DE LIBERTADORES

Desde a edição de 1979, o Alviverde não perde em uma estreia de CONMEBOL Libertadores –de lá para cá, foram 14 jogos com 11 vitórias, 3 empates, 35 gols marcados e 12 gols contra. O último revés na primeira rodada do torneio continental foi diante do São Paulo, pelo placar de 2 a 0, na edição de 1974.

O Verdão fez a sua estreia atuando como visitante nas últimas quatro edições e saiu invicto, com duas vitórias e dois empates. Em 2016, empatou em 2 a 2 contra o River Plate-URU, com gols marcados por Gabriel Jesus e Jean, no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado (URU). Em 2017, empatou em 1 a 1 contra o Atlético Tucuman-ARG, gol marcado por Keno, no estádio Monumental José Fierro, em San Miguel de Tucuman (ARG). Em 2018, venceu por 3 a 0 o Junior Barranquilla-COL, com gols de Borja e Bruno Henrique (2), no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, Barranquilla (COL). No ano passado, novamente diante dos colombianos do Junior, obteve novo triunfo, desta vez pelo placar de 2 a 0, com gols marcados por Gustavo Scarpa e Marcos Rocha.

QUINTA PARTICIPAÇÃO CONSECUTIVA E RETROSPECTO POSITIVO NA LIBERTADORES

O Palmeiras disputa sua quinta edição consecutiva da CONMEBOL Libertadores: 2016, 2017, 2018, 2019 e, agora, 2020 – o feito é inédito na história do clube. De quebra, o Verdão protagonizou a melhor campanha da primeira fase do torneio continental por duas vezes seguidas (outro fato inédito) nas edições de 2018 e 2019.

O Alviverde é o time brasileiro com mais edições disputadas, com 20, ao lado do Grêmio e do São Paulo. São, ao todo, 184 jogos, com 98 vitórias, 34 empates, 52 derrotas, 330 gols marcados e 202 sofridos.

O goleiro Weverton durante treino no Hotel Hilton Pilar, na Argentina (Cesar Greco/Palmeiras)

PRIMEIRO BRASILEIRO FINALISTA E CLUBE DO PAÍS COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES

O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde também chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

O Maior Campeão do Brasil é o clube brasileiro com mais gols na história da Libertadores: o time alviverde marcou 330 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a 10ª colocação do ranking geral de clubes, considerando times de qualquer nacionalidade. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 573 bolas na rede.

Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante, com 136 tentos anotados fora de seus domínios. Como mandante, são 194 gols marcados, que fazem do clube o segundo do ranking com mais bolas na rede neste quesito – só fica atrás do Cruzeiro, com 201 gols em casa.

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um) e Borja (em 2018, com nove gols).

VERDÃO FAZ NOVO DUELO COM O TIGRE SETE ANOS DEPOIS DO PRIMEIRO ENCONTRO

Palmeiras e Tigre se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pela primeira fase da Libertadores de 2013. No primeiro encontro, o Verdão acabou derrotado por 1 a 0, no Monumental Victoria, no dia 6 de março. A revanche veio no dia 2 de abril, quando o Alviverde derrotou o rival por 2 a 0, no estádio do Pacaembu, com gols de Caio e Charles.

O Palmeiras se classificou para as oitavas de final na primeira colocação do grupo, com nove pontos, mesma pontuação do Tigre (segundo colocado). Completavam o grupo o Libertad-PAR e o Sporting Cristal-PER.

PALMEIRAS LEVA VANTAGEM NO RETROSPECTO GERAL CONTRA CLUBES ARGENTINOS 

O Palmeiras leva vantagem no retrospecto geral contra clubes argentinos: 95 jogos, 44 vitórias, 27 empates, 24 derrotas, 174 gols marcados e 121 gols sofridos. Considerando somente jogos pela CONMEBOL Libertadores, foram 31 embates, com 12 triunfos, 11 empates, 8 derrotas, 52 gols marcados e 33 sofridos.

O primeiro confronto contra um argentino na Libertadores, coincidentemente, também marca o primeiro duelo do Alviverde na história do torneio continental: aconteceu em 04/05/1961, diante do Independiente (vitória por 2 a 0, com gols de Gildo e Zequinha). Naquela estreia, o Maior Campeão do Brasil foi a campo com: Valdir de Morais; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Geraldo, Romeiro e Gildo.

Já o embate mais recente contra um clube argentino foi diante do Godoy Cruz, em 30/07/2019 (vitória por 4 a 0 no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final). Os gols foram marcados por Raphael Veiga, Borja, Gustavo Scarpa e Dudu e garantiram a classificação do clube às quartas de final da Libertadores.

O Verdão estreia na Libertadores na quarta-feira (04), contra o Tigre-ARG (Cesar Greco/Palmeiras)

NÚMEROS GERAIS NA TEMPORADA

J: 10
V: 6
E: 3
D: 1
GP: 16
GC: 4

NÚMEROS NA LIBERTADORES 2020

J: –
V: –
E: –
D: –
GP: –
GC: –

NÚMEROS NO PAULISTA 2020

J: 8
V: 5
E: 2
D: 1
GP: 14
GC: 3

NÚMEROS NA FLORIDA CUP 2020

J: 2
V: 1
E: 1
D: 0
GP: 2
GC: 1

WEVERTON PODE ALCANÇAR MARCA DE 100 JOGOS PELO PALMEIRAS

Contratado em 2018, o goleiro Weverton já soma 99 jogos com a camisa palestrina e pode atingir a marca histórica de 100 partidas contra o Tigre. Das 99, em 54 partidas o camisa 1 saiu de campo sem sofrer gols – neste século, está atrás apenas de Marcos (107 jogos sem ser vazado) e Fernando Prass (101) no quesito. Considerando uma única temporada, ele é o recordista do século ao ter saído de campo 26 vezes sem ser vazado em 2019.

Com apenas 61 gols sofridos no total, Weverton ostenta atualmente a segunda colocação no ranking dos goleiros com menor média de gols sofridos na história do clube (0,616 gol sofrido por jogo). Ele está atrás apenas do paraguaio Benítez, com 0,541 de média (13 vezes em 24 jogos), e à frente de Gato Fernández, o terceiro, com média de 0,628 (22 gols em 35 jogos). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos pelo clube.

Além de protagonizar o título brasileiro de 2018, inclusive levando a Bola de Prata, o jogador completou nove jogos sem tomar gols durante a temporada da conquista do Nacional (884 minutos com acréscimos e 812 sem), alcançando a segunda melhor marca da história do clube, atrás apenas de Zetti, com 12 jogos (1.238 minutos sem acréscimos) em 1987. De quebra, tornou-se o primeiro acreano campeão na história do Brasileirão desde 1959.

Weverton está perto de completar 100 jogo pelo clube (Cesar Greco/Palmeiras)

BRUNO HENRIQUE DEVE COMPLETAR 150ª PARTIDA COM A CAMISA ALVIVERDE

Peça importante do Palmeiras nos últimos anos, Bruno Henrique completará 150 jogos pelo clube se entrar em campo nesta quarta (04). Com 149 partidas e 28 gols marcados, fato que o deixa na quinta colocação dos volantes com mais tentos na história do Alviverde (atrás apenas de Dudu, Magrão, Marcos Assunção e Zequinha), o capitão da equipe no título do Campeonato Brasileiro de 2018 só tem menos duelos no atual elenco do que Vitor Hugo (151), Willian (159) e Dudu (301).

Será a quarta edição de CONMEBOL Libertadores de Bruno pelo Verdão. Em 2017, foram dois jogos; em 2018, dez duelos e três gols; e 2019, nove confrontos.

COM VIÑA, VERDÃO TERÁ ATLETA URUGUAIO NA LIBERTADORES APÓS 41 ANOS

O lateral-esquerdo Matías Vinã pode disputar sua segunda Libertadores na carreira (jogou também no ano passado pelo Nacional-URU). O último atleta uruguaio a ter jogado uma partida de Libertadores pelo Palmeiras foi o meio-campista Pedro Rocha, em 15 de abril de 1979, diante do Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, pela primeira fase do torneio – os palmeirenses foram superados pelos bugrinos pelo placar de 1 a 0. Foi também de Pedro Rocha o último gol de um uruguaio pelo Verdão no torneio – ele balançou as redes uma vez contra o Allianza Lima-PER na goleada por 4 a 0, no estádio Palestra Itália, no dia 12 de abril de 1979.

COM NOME INSPIRADO EM ARGENTINO, VERON PODE ESTREAR EM LIBERTADORES

Gabriel Veron subiu para a equipe profissional no final de 2019 (Cesar Greco/Palmeiras)

Gabriel Veron pode fazer sua estreia em Libertadores na Argentina. Curiosamente, o camisa 27 teve o nome inspirado em um ídolo local: Juan Sebastián Verón, meio-campista argentino que fez história no final dos anos 90 e início dos anos 2000 com passagens marcantes por clubes como Estudiantes-ARG, Parma-ITA, Lazio-ITA e Internazionale-ITA e Manchester United-ING, entre outros.

Gabriel estreou pelo Profissional do Verdão em 28/11/2019, contra o Fluminense. Logo em sua segunda partida pela equipe principal, a Cria da Academia balançou as redes duas vezes e concedeu uma assistência no duelo com o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, tornando-se o segundo mais jovem atleta a marcar gol pelo Verdão, com 17 anos, três meses e dois dias, desbancando Mazzola, cujo gol de estreia em 1956 foi com 17 anos, seis meses e cinco dias – apenas Juliano, com 16 anos, 11 meses e 23 dias em 1998, está à frente no ranking.

O jovem está no clube desde o Sub-15 e ganhou títulos por todas as categorias da base em que jogou. Veloz, habilidoso e forte fisicamente, Veron também acumula prêmios individuais, tendo recebido os troféus de artilheiro e melhor jogador no Mundial de Clubes Sub-17 de 2018, vencido pelo Palmeiras, e a Bola de Ouro da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, competição que conquistou com a Seleção Brasileira.

DUDU É O QUARTO DA HISTÓRIA COM MAIS JOGOS E MAIS VITÓRIAS NA LIBERTADORES

Com 301 jogos pelo Palmeiras, Dudu é o 33º atleta na história (e o primeiro jogador de linha no século 21) a superar a marca de 300 partidas pelo clube – o último a alcançar tal feito havia sido o goleiro Sérgio, em 2005. O atacante é ainda o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras neste século – está atrás apenas do goleiro Marcos, com 392 – e o 5º atacante com mais jogos em todos os tempos.

Dudu é o 29º na lista dos que mais venceram na história do clube com 172 triunfos, ao lado de Alfredo Mostarda, zagueiro dos anos 60 e 70, e logo atrás de César Sampaio, capitão na conquista da Libertadores de 1999, com 175 vitórias nos anos 90. Ele é o jogador de linha que mais venceu neste século – atrás apenas do goleiro Marcos, com 182 – e o 5º atacante com mais triunfos na história.

Considerando o total de gols no século 21, Dudu lidera com 70 bolas da rede, seguido por Vágner Love (54) e Willian Bigode (44). No geral, é o 32º na lista dos maiores artilheiros do Palmeiras, logo atrás do ponta-esquerda Nei, com 71 gols nos anos 70.

Em Libertadores, Dudu é o 4º palmeirense com mais vitórias em toda a história (19, atrás apenas de Ademir da Guia e Alex, com 20, e do líder Marcos, com 27), o 4º com mais jogos (32) e o 9º com mais gols em Libertadores (5). Em Brasileiro, é o 2º maior artilheiro da história do Palmeiras (41 gols, atrás apenas de César Maluco, com 61), o 7º com mais vitórias (85, ao lado de Marcos) e o 9º com mais partidas (154). Em Paulistas, é o vice-líder na lista de artilheiros do Verdão neste século com 18 gols, agora ao lado dos também camisas 7 Edmundo e Diego Souza – apenas uma bola na rede separa Dudu de Valdivia, primeiro colocado com 19.

Campeão da Copa do Brasil em 2015 (fez os dois gols na final contra o Santos) e dos Brasileiros de 2016 (foi o líder de assistências do time com 10) e 2018 (também líder de assistências com 14, além de Bola de Ouro da competição), Dudu fechou o ano de 2019 como o palmeirense com mais jogos (65), mais gols (13, ao lado de Gustavo Scarpa) e mais assistências (18).

Além disso, o jogador domina os números no Allianz Parque: é quem mais jogou no estádio (125 vezes), mais venceu (89 triunfos), mais fez gols (balançou as redes 33 vezes) e mais serviu seus companheiros (concedeu 33 assistências).

ELENCO ALVIVERDE TEM 19 JOGADORES QUE JÁ DEFENDERAM O CLUBE NA LIBERTADORES

Dos 30 jogadores inscritos pelo Palmeiras na Libertadores, 19 já defenderam o clube no torneio continental. São eles: Weverton e Jailson (goleiros), Marcos Rocha, Mayke, Victor Luis, Diogo Barbosa (laterais), Vitor Hugo, Luan, Emerson Santos, Felipe Melo e Gustavo Gomez (zagueiros), Bruno Henrique, Zé Rafael, Raphael Veiga, Lucas Lima, Gustavo Scarpa (meio-campistas) e Dudu, Luiz Adriano e Willian (atacantes).

O atacante Dudu, com 32 jogos, é quem mais atuou, seguido por Willian, Bruno Henrique e Felipe Melo (21). Gustavo Scarpa é quem mais gols anotou gols na competição, com seis – à frente de Dudu e Willian (cinco marcados). Dois já venceram a CONMEBOL Libertadores por outras equipes: Marcos Rocha (Atlético-MG, em 2013) e Willian (Corinthians, 2012).

LUXEMBURGO COMANDA O VERDÃO PELA TERCEIRA VEZ NA LIBERTADORES

Com duas edições de Libertadores disputadas pelo Palmeiras (1994 e 2009), Vanderlei Luxemburgo é o segundo técnico que mais vezes dirigiu o Verdão no torneio continental: 20 vezes, atrás apenas de Luiz Felipe Scolari (41 vezes). Luxa também é o segundo que mais acumula vitórias no torneio – são nove triunfos, além de quatro empates e sete derrotas, com 33 gols marcados e 19 sofridos –, atrás de Scolari, com 24.

Luxa venceu suas duas estreias no torneio continental. Em 2 de março de 1994, venceu o Cruzeiro-MG por 2 a 0, no estádio Palestra Itália, com dois gols marcados por Edilson. A outra estreia foi em 29 de janeiro de 2009, diante do Real Potosi-BOL, no estádio Palestra Itália, com goleada por 5 a 1 – gols de Cleiton Xavier, Diego Souza, Edmilson e Keirrison (2).

Considerando todos os clubes que dirigiu na carreira, Luxemburgo figura no top 5 dos treinadores brasileiros com mais partidas pela Libertadores (quinto colocado, com 59 duelos). À sua frente estão: Renato Gaúcho (4º, com 62), Tite (3º, com 67), Luiz Felipe Scolari (2º, com 74) e Muricy Ramalho (líder no quesito, com 79).

Vanderlei Luxemburgo comandou o Verdão na Libertadores em 20 oportunidades (Cesar Greco/Palmeiras)

TÉCNICO PARTICIPOU DE GOLEADA HISTÓRICA SOBRE O BOCA JUNIORS EM 1994

O segundo duelo de Luxemburgo no comando do Verdão pela Libertadores foi épico. No dia 09/03/1994, o Alviverde goleou o Boca Juniors-ARG por incríveis 6 a 1, no Palestra Italia. Essa foi a segunda maior goleada do clube em Libertadores (atrás apenas dos 7 a 0 contra o El Nacional-EQU em 1995) e a maior derrota sofrida pelo clube xeneize fora da Argentina. Os gols palmeirenses da partida histórica foram marcados por Cléber, Roberto Carlos, Edílson, Evair (duas vezes) e Jean Carlo.

Dados do elenco em 2020

Atletas com mais jogos disputados: 

Weverton, Gustavo Gómez, Zé Rafael e Willian (10).

Gols marcados:

Willian (6); Lucas Lima (2); Marcos Rocha, Dudu, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Luiz Adriano (1).

Assistências: 

Zé Rafael e Marcos Rocha (2), Dudu, Wesley, Lucas Lima, Bruno Henrique, Gabriel Veron, Gabriel Menino e Luiz Adriano (1).