Departamento de Comunicação

Com o gol de penal que garantiu a vitória palmeirense por 1 a 0 sobre o Internacional, no Allianz Parque, na tarde deste domingo (17), pela 27ª rodada, fazendo com que o Verdão voltasse a vencer após sete jogos (cinco pelo Brasileiro), encerrando jejum que já incomodava, o meia Raphael Veiga segue sem jamais ter perdido pênalti pelo clube, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias: foram 14 cobranças, sendo 12 convertidas durante os 90 minutos de jogo e duas convertidas em decisões por penalidades máximas. Antes dessa, última cobrança convertida havia acontecido no duelo com o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Além disso, outra marca emblemática entrou para o currículo de Veiga: o gol dele foi o centésimo pelo lado palmeirense na história do duelo entre Verdão e Internacional – cujo primeiro duelo aconteceu em 1937 –, sendo ainda o 50º gol do time alviverde contra o Colorado na condição de mandante.

De quebra, o tento convertido na cobrança da penalidade fez com que o Palmeiras mantivesse a sina nunca ter perdido no Allianz Parque (inaugurado com a atual configuração em 2014). Foram oito duelos que o Verdão mandou contra o Inter e nunca foi derrotado! Agora são seis vitórias do Palmeiras e dois empates (dez gols marcados e quatro sofridos). Apenas no Brasileirão, a história registra cinco jogos até o presente momento – já contando o de hoje –, com duas vitórias palmeirenses e dois empates (cinco gols do Verdão e dois do Colorado).

A exemplo do tento de hoje (centésimo de gols palmeirenses contra o Inter), Raphael Veiga tem outro gol de número expressivo feito pelo Verdão: fez o 300º gol palmeirense da história do Allianz Parque (o fato ocorreu na goleada por 5 a 0 sobre o Bolívar-BOL, pela Libertadores de 2020, em 30 de setembro daquele ano) – curiosamente, agora o Allianz Parque está perto do seu 400º gol – foram 398 com o de hoje (faltam dois).

ARTILHEIRO DO TIME NA TEMPORADA E NO BRASILEIRÃO

O meia Raphael Veiga ampliou seu saldo como artilheiro do time na temporada 2021, chegando agora a 13 gols, contra 10 dos atacantes Willian e Rony. E pelo Campeonato Brasileiro ele se isolou na primeira colocação hoje: chegou a seis gols, superando os cinco de Breno Lopes, com quem antes estava empatado.

VITÓRIA CONTRA O INTER NO TURNO E RETURNO

Esta foi a segunda vez em que o Verdão venceu o Internacional no turno e returno do Brasileiro desde a implementação dos pontos corridos (2003 em diante): a outra foi em 2016, ano em que foi Enea Campeão Brasileiro. Em 2021, venceu por 2 a 1 fora de casa (gols de Deyverson e Danilo no Beira-Rio) e, agora, 1 a 0 em casa, gol de Veiga, de pênalti no Allianz Parque.

HISTÓRICO DE GOLS

A boa fase de Raphael Veiga no Verdão não é novidade. Na temporada passada, por exemplo, ele foi vice-artilheiro do Palmeiras, com 18 gols, ao lado de Willian e atrás apenas de Luiz Adriano (20). Levando em conta só o Brasileirão 2020, ele foi o artilheiro do time, com 11 gols, seguido por Luiz Adriano (10).

Além disso, ele está marcado na história do Palmeiras por ter sido titular nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil e por ter sido um dos três palmeirenses a fazer gols em todas as competições regulares disputadas em 2020, ao lado de Luiz Adriano e Gustavo Gómez. Na Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras, inclusive, Veiga foi o único jogador presente em todas as partidas do time na Copa do Brasil 2020, o principal artilheiro do time na competição (quatro gols) e ainda o garçom da equipe no torneio (duas assistências, uma em cada partida das finais), além de ter sido eleito pela CBF o craque da competição.

O ano de 2020, inclusive, entrou para a história do jogador como a temporada mais artilheira de sua carreira: foram 18 gols em 2020 (em 58 jogos), contra nove que havia feito (em 48 jogos) pelo Athletico-PR em 2018.

HISTÓRICO COMO PROFISSIONAL

Profissionalizado no futebol em 2016, pelo Coritiba, marcou três gols em 24 jogos em sua primeira temporada no Coxa. Em 2017, seu primeiro ano no Palmeiras (seu clube de coração), fez dois gols em 22 partidas (à época, muitos meio-campistas experientes não possibilitaram que o jogador tivesse sequência). Emprestado ao Athletico-PR em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana, fez 48 jogos e nove gols (até então sua temporada mais artilheira, superada hoje); em 2019, voltou de empréstimo na temporada 2020, pela qual jogou 58 vezes pelo Verdão, marcando 18; na temporada atual, soma 43 partidas e 13 bolas na rede.

Ao todo, no Palmeiras, somando a passagem de 2017 e desde 2019, são 153 jogos (80 vitórias, 37 empates e 35 derrotas), com 37 gols marcados e 12 assistências concedidas, além dos títulos da Florida Cup, Paulista, Libertadores e Copa do Brasil – todos em 2020.