O Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira (14), em Orlando, nos Estados Unidos, a preparação para o confronto com o Atlético Nacional-COL, na quarta (15), às 20h30 (22h30 de Brasília), pela primeira rodada da Florida Cup.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Vanderlei Luxemburgo promoveu treino tático e esboçou possível time titular

O técnico Vanderlei Luxemburgo esboçou o provável time titular e realizou diversos ensaios. A equipe testada foi Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Luiz Adriano e Raphael Veiga.

Luxemburgo e sua comissão foram bem ativos e orientaram bastante na atividade. No fim, o elenco aprimorou bolas paradas e finalizações.

Esta é a primeira participação do Palmeiras no torneio norte-americano. Quatro times participam e cada um jogará duas partidas – o campeão será definido por pontos corridos. Em caso de empate, será realizada cobrança de pênaltis com um ponto extra dado ao vencedor. Além dos colombianos, o Verdão enfrenta o New York City FC-EUA, no sábado (18), às 16h (horário de Brasília). O Corinthians é o outro participante do torneio.

RETROSPECTO CONTRA O ATLÉTICO NACIONAL

Foram três jogos na história contra o Atlético Nacional-COL e três vitórias palestrinas. O primeiro embate aconteceu em duelo amistoso no dia 28 de janeiro de 1960 e terminou com vitória por 2 a 1, no estádio Atanásio Girardot, em Medellín (COL). Os outros dois foram disputados na primeira fase da Copa Libertadores de 2006: no Palestra Italia, o Alviverde venceu por 3 a 2, com gols de Marcinho, Edmundo e Douglas. No Atanásio Girardot, Corrêa e Leonardo Silva anotaram os gols da vitória por 2 a 1.

PALMEIRAS X TIMES COLOMBIANOS

O Palmeiras já disputou 24 jogos contra equipes colombianas, e o retrospecto é de 17 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 49 gols e 23 sofridos. O duelo mais recente foi um triunfo por 3 a 0 no Allianz Parque sobre o Júnior Barranquilla, em abril do ano passado. O primeiro foi justamente o amistoso de 1960 contra o Atlético Nacional.

PALMEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS

O Palmeiras faz a pré-temporada nos Estados Unidos pela primeira vez. O clube esteve nos EUA anteriormente em julho de 1997, na intertemporada, para a disputa da Taça Amizade, contra o New England Revolution-EUA (o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari venceu por 1 a 0, gol de Euller, e ficou com a taça). Na sequência, o time disputou também a Rebook Cup contra o Junior Barranquilla-COL e Necaxa-MEX, mas ficou com o terceiro lugar da competição, que também contava com o Borussia Mönchengladbach-ALE.

TORNEIOS INTERNACIONAIS

A participação mais recente do Palmeiras em um torneio amistoso internacional aconteceu no início da temporada de 2016, em Montevidéu, quando participou da Copa Antel. O time foi vice-campeão após superar o Club Libertad-PAR e empatar sem gols com o anfitrião Nacional na decisão (foi superado nos pênaltis por 4 a 3). A última excursão internacional foi realizada em 2018, na parada da Copa do Mundo, com amistosos disputados no Panamá e na Costa Rica contra Árabe Unido, Independiente Medelín e Liga Alajuelense.