Departamento de Comunicação

De olho no início dos torneios organizados pela CBF, as equipes Sub-17 e Sub-20 do Palmeiras têm retornado às atividades presenciais com rígidos protocolos de saúde. Para que todos permaneçam em segurança, atletas e demais funcionários são submetidos constantemente a exame para detecção da covid-19 – seguindo os moldes do futebol profissional.

Vale lembrar que a base palmeirense, no dia 13 de março, foi uma das primeiras a suspender as atividades na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, por conta da pandemia. Inicialmente, os elencos Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14 foram dispensados, condição que se estendeu aos demais elencos na mesma semana.

Os atletas do time Sub-20 foram submetidos a diversos testes no retorno (Foto: Cesar Greco)

Após a suspensão das atividades presenciais, o clube prescreveu atividades diárias para todas as categorias, além de realizar acompanhamento online com psicólogo, pedagogo, nutricionista e assistente social. Esses trabalhos, inclusive, seguem de forma virtual, a fim de dar maior segurança a todos os envolvidos.

“O Centro de Formação de Atletas, em todos os seus departamentos, está envolvido majoritariamente na adaptação destes atletas à nova realidade de vida e, consequentemente, de todas as atividades presenciais. Sair de um isolamento com a família para uma rotina semanal de treinos requer rigidez e bastante atenção principalmente aos detalhes de saúde. Temos seguido à risca todos os protocolos definidos pelo departamento médico para que todos possam trabalhar da forma mais segura possível”, declarou Rodrigo Mergulhão, coordenador de serviço social do Palmeiras.

Alguns garotos da equipe Sub-20 formaram um grupo de apoio na retomada das atividades presenciais do elenco profissional (Foto: Cesar Greco)

As atividades têm ocorrido na Academia de Futebol, na Barra Funda, e na Academia 2, em Guarulhos-SP. Ambos os centros de treinamento, inclusive, receberam sinalizações indicativas de higiene e prevenção durante a jornada de trabalho, como o uso obrigatório de máscara e higienização constante das mãos, por exemplo. Totens com álcool em gel também foram disponibilizados nos locais.

“Estava ansioso para treinar presencialmente. Havia a preocupação de se perder o ano todo por conta da pandemia, pois, em certa idade, é algo bastante difícil para os atletas, já que estão próximos da idade de profissional. É uma nova realidade e sabemos que devemos tomar todos os cuidados para evitar o vírus. Estamos obedecendo todas as etapas do protocolo de saúde e, com bastante fé, voltaremos a jogar futebol em segurança”, observa Thiago Oliveira, lateral-direito do Sub-17 alviverde.

O primeiro time a entrar em campo após a paralisação das atividades será o Sub-20, pelo Campeonato Brasileiro, contra o Goiás. O duelo está marcado para o dia 23 de setembro, no estádio do adversário. Já o Sub-17 retorna aos gramados somente no mês de outubro.

Confira abaixo as fotos da nova sinalização da Academia de Futebol 2: