Weverton celebra segunda final seguida na Libertadores e exalta maturidade do elenco

Departamento de Comunicação

Um dia depois da histórica classificação para a segunda final seguida da CONMEBOL Libertadores, o goleiro Weverton compareceu à Academia de Futebol nesta quarta-feira (29), mesmo em dia de folga do elenco, para responder a algumas questões enviadas pelos jornalistas. Novamente sendo um dos destaques do time, o camisa 21 comentou sobre os dois duelos com o Atlético-MG, pela semifinal da competição, celebrou a vaga garantida na grande decisão e destacou o amadurecimento do time palestrino.

 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva de Weverton:

Classificação para final da Libertadores

“Estou muito feliz com a classificação, ainda não consegui dormir direito. Cheguei em casa umas 4 ou 5 horas da manhã, e quando eu fui deitar começaram os fogos (de artifício), a minha filha acordou e não deixou ninguém dormir. Quando se ganha e vai para uma decisão, o sono fica para outra hora. Tenho a tarde toda para recuperar o sono”.

Duelo com Atlético-MG

“O Atlético é uma grande equipe, foi um jogo mais estudado taticamente, com dois treinadores que se conhecem mais. Prevaleceu a estratégia do Palmeiras, o que o Abel planejou foi muito bem executado. Temos de dar parabéns a ele e a todos os jogadores, foi feito tudo aquilo que estava planejado. Estou muito feliz por chegar a outra decisão, agora temos de ter tranquilidade para trabalhar bem até o dia da decisão”.

Preleção de Abel Ferreira com taça de 2020

“O Abel é um cara motivador, ele procura trazer à memória aquilo que nos dá esperança, o que fizemos e o que podemos voltar a fazer. Ver a taça é lembrar a oportunidade que tínhamos de voltar à decisão da Libertadores. Ele já tinha nos perguntado o que significava poder voltar a uma decisão de Libertadores, e cada um respondeu da sua maneira. Conseguimos voltar à final e lutaremos para marcar o nosso nome novamente na história do Palmeiras”.

Estratégia para jogos contra Atlético-MG

“Tem de entender os dois lados. Às vezes fala que o Palmeiras só se defende, mas, se ver o jogo, o Everson fez pelo menos umas três defesas. Tivemos boas chances de ganhar o jogo. A gente fala do primeiro jogo, mas o Atlético também não chutou, eu não fiz nenhuma defesa no primeiro tempo. O pessoal acha que só o Palmeiras tem de dar espetáculo, mas tem de analisar o adversário. Se analisar detalhe por detalhe, foi um jogo aberto, um jogo bom, as duas equipes tiveram chances de vencer. E a gente, pelo empate fora de casa, venceu o jogo por mérito”.

Torcida no Mineirão

“Isso poderia trazer mais pressão para eles. A gente sente falta do torcedor, não ter o torcedor nesta semifinal foi ruim para a gente. Mas ontem (terça-feira) o ambiente era de pressão para eles, e a gente poderia aproveitar. O estádio tinha bastante gente. Uma coisa que eu estava com saudade é de ver como o estádio se cala quando a gente faz um gol na casa do adversário. A gente sente falta do torcedor, sabemos que falta pouco tempo para tê-los de volta. Espero que possam voltar em breve para matarmos a saudade”.

Final da Libertadores

“Precisamos descansar e pensar no Juventude, que é o nosso próximo adversário, é o jogo mais importante para a gente. O que vem pela frente não sabemos ainda, não podemos falar nada. Eles (Flamengo) têm uma vantagem, mas precisa confirmar. Focaremos as atenções somente no Brasileiro daqui para a frente. Somos vice do Campeonato Brasileiro, temos muita coisa para brigar. Iremos até o fim. Buscaremos o máximo de pontos possível e depois pensaremos na Libertadores”.

Amadurecimento do time

“O Palmeiras busca sempre vencer, às vezes as coisas não saem como a gente quer. Temos um adversário do outro lado que também quer a vitória, o que cobramos aqui dentro é que a gente sempre esteja disputando títulos, sempre no topo. Às vezes ganhamos, às vezes perdemos, mas não podemos deixar de chegar. Todos sabem o espírito que tem de ter em jogo decisivo, e isso a gente vai amadurecendo. Estamos há dois ou três anos com o mesmo elenco, isso traz maturidade. Às vezes a gente aprende muito mais nas derrotas, elas fazem a gente melhorar para buscar o objetivo, que é ser campeão. Faremos todo o possível para alcançar isso”.

Resultados recentes do Palmeiras

“Temos tudo o que precisamos para fazer o nosso melhor, de estrutura, profissionais… Eu tenho um baita treinador de goleiro, que trabalha comigo nos detalhes, me cobra e sempre procura melhorar. Não é à toa que venho mantendo um bom desempenho. A gente sabe que uma hora precisará do goleiro e precisa estar em um bom nível. Somos muito gratos ao Palmeiras, o Palmeiras nos dá essas condições. O Palmeiras teve uma postura invejável na pandemia, não demitiu nenhum funcionário e foi muito correto com a gente. Colhemos os frutos de tudo isso. Isso é fundamental para tudo o que o clube foi fazendo. Vejo que o clube viverá isso por muito tempo porque tem uma postura exemplar”.

Qualidade para sair com os pés

“Isso foi um dom que Deus me deu, de ter a força na perna para dar lançamentos longos. Procuro sempre aproveitar isso. Converso muito com o Rony, vejo como as equipes jogam também, se jogam em linha alta, se podemos explorar o lançamento… Só falta sair o gol (risos). Creio que uma hora sairá, mas o importante é dar essa opção para eles (atacantes), saber que tem um goleiro que pode dar uma ligação direta. Às vezes dá certo, como deu ontem por duas vezes. Creio que, no momento certo, faremos um gol assim e comemoraremos bastante”.

Estilo de jogo

“Gosto de mostrar segurança para o adversário saber que será difícil fazer gol. Acho que quanto mais simples o goleiro for, mais regular ele será. Eu me inspiro nisso. É desta forma que tenho de jogar, cada vez mais ligado e concentrado. Toda bola é difícil para o goleiro, tem de estar concentrado o tempo todo, ainda mais em jogos de alto nível. O meu maior desejo é que os companheiros olhem para trás e joguem tranquilos. Não sou invencível, mas sempre farei o meu melhor”.