Departamento de Comunicação

Ao ter entrado em campo contra o Guarani, o atacante Willian atingiu um feito duplamente relevante: ele igualou o ídolo Edmundo em número de jogos (agora ambos somam 223, na 65ª posição dos que mais jogaram pelo clube em todos os tempos) e igualou ainda outro ídolo, que foi o ex-lateral Arce, mas em número de gols – ambos somam 57 bolas na rede e dividem a 45ª posição na lista de maiores artilheiros da história do clube, ao lado de Carrone, que jogou no Palestra Italia no início do Século XX.

“Acho que mais importante que meu gol foi a vitória. Até falei isso antes da partida, no vestiário. Respeito tinha que existir contra o Guarani, mas era um jogo para voltar a vencer na competição. Está em terceiro, e hoje era uma oportunidade boa para conseguir a vitória e pontuar. Feliz pelo gol, mas também pela conquista coletiva”, declarou o atacante alvvierde após a partida.

Além disso, pelo fato de o Palmeiras ter vencido, Willian se isolou na quinta posição da lista de jogadores com mais vitórias neste século, deixando para trás com Márcio Araújo: agora Bigode tem 119 vitórias, contra 118 do volante ex-Palmeiras.

Valdivia, quarto colocado, com 122 vitórias; Fernando Prass, terceiro da lista, com 151; Dudu, segundo, com 174; e Marcos, líder, com 182 triunfos. E em termos de jogos no século XXI, ele aparece na 6ª colocação dos que mais atuaram, atrás do chileno Valdivia, quinto, com 241 jogos; Márcio Araújo, quarto, com 252; Fernando Prass, terceiro, com 274 jogos; Dudu, segundo, com 305 partidas; e São Marcos, líder, com 392 duelos em campo a partir de 2001. Já no que diz respeito à lista de palmeirenses com mais gols no século atual, Willian, com suas 57 bolas na rede, é o segundo jogador do Palmeiras que mais fez gols, atrás só de Dudu, com 70.

No atual elenco palmeirense, Bigode é o jogador com mais partidas (223), gols (57) e assistências (25). O jogador acumula marcas também em competições individuais. É o 9º maior artilheiro do Palmeiras em Brasileiro, com 28 gols, ao lado de Evair e atrás apenas de Jorginho Putinatti (29), Jorge Mendonça (31 gols), Toninho Catarina (32), Edmundo (34), Ademir da Guia (36), Leivinha (40), Dudu (41) e César Maluco (61), sendo o segundo maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro: 28 gols, atrás apenas de Dudu (41).

Os bons números individuais de Willian em competições não param por aí: ele é o terceiro com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 20, ao lado de Alex e Ademir da Guia e atrás só de Weverton e Dudu (21) e Marcos (27), o quarto maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores: nove gols, ao lado de Lopes e atrás apenas de Borja e Tupãzinho (ambos com 11) e Alex (12), e o quinto com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores: 31, atrás apenas de Dudu (34), Galeano (38), Alex (39) e Marcos (57).

Diante de tantos índices positivos, não podia faltar o Allianz Parque, palco do confronto dessa noite. No templo sagrado do Verdão, Willian é o vice-artilheiro (22 bolas na rede, atrás só de Dudu, com 33), o segundo em jogos (91, também atrás só de Dudu, com 127) e o terceiro em assistências (11, ao lado de Lucas Lima e atrás de Marcos Rocha, com 13, e Dudu, com 35).