Departamento de Comunicação

Ao balançar as redes na vitória por 3 a 2 sobre o Santos, Willian chegou ao 58º gol pelo Palmeiras e saltou no ranking de maiores artilheiros da história do Verdão, da 45ª posição (a qual dividia com Arce e Carrone) para a 44ª, posto este que passa a dividir com Luiz Imparato, um dos irmãos Imparatos que fez sucesso no time do Palestra Italia no início do Século XX.

Luiz Imparato fez história no Verdão. Veloz e driblador, o ponta-esquerda ganhou a alcunha de “Trem Blindado”, tamanha a sua volúpia no setor ofensivo. Teve uma atuação de gala na maior goleada do Palmeiras sobre o Corinthians (Palestra Italia 8×0 Corinthians em 05/11/1933), marcando os três últimos gols da partida. O histórico jogador palestrino, inclusive, foi representado no filme ‘O Casamento de Romeu e Julieta’, interpretado pelo ator Renato Consorte em cena na qual ele, já idoso, encontra com Romeu (interpretado por Marco Ricca) no banheiro do antigo Estádio Palestra Italia e relembra sua atuação no eterno 8 a 0.

Aliás, a fase atual de Willian no Verdão se assemelha ao sucesso de Imparato em clássicos neste confronto de gerações: Bigode é o jogador do atual elenco que mais clássicos disputou (39, sendo 15 contra o Corinthians, 12 contra o São Paulo e agora 12 contra o Santos) e também o maior artilheiro do plantel contra os rivais (8 gols, sendo quatro contra o São Paulo e, agora, quatro também contra o Santos).

No grupo atual do Verdão, Willian é quem mais soma jogos disputados (226), gols (58) e assistências (25) e detém várias marcas e recordes: com seus 58 gols, é o segundo maior artilheiro do Palmeiras neste século, atrás só de Dudu (70). É o 6º com mais partidas pelo Palmeiras neste século (226, atrás de Valdivia, com 241), e 5º com mais vitórias: 121, atrás de Valdivia (122), Fernando Prass (151), Dudu (174) e Marcos (182).

Ele é ainda o segundo maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro: 28 gols, atrás apenas de Dudu (41), além de ser, com esses 28 gols pelo Nacional, ser o 9º maior artilheiro do Palmeiras em toda a história do Nacional, ao lado de Evair e atrás apenas de Jorginho Putinatti (29), Jorge Mendonça (31 gols), Toninho Catarina (32), Edmundo (34), Ademir da Guia (36), Leivinha (40), Dudu (41) e César Maluco (61).

Willian é terceiro com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 21, ao lado de Dudu e atrás apenas de Weverton (23) e Marcos (27); é o 4º maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores: nove gols, ao lado de Lopes e atrás apenas de Borja e Tupãzinho (ambos com 11) e Alex (12); e é o 5º com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores: 32, ao lado de Weverton e atrás apenas de Dudu (34), Galeano (38), Alex (39) e Marcos (57).

Se no top geral de gols ele igualou Imparato na 44ª posição, na lista geral de jogos ele também aparece bem: é o 65º no ranking dos atletas com mais jogos na história do Palmeiras: 226 partidas, logo atrás de Pedrinho Vicençote, com 227.

LUCAS ESTEVES MARCA PELA PRIMEIRA VEZ COMO PROFISSIONAL

Além de Matías Viña que fez o gol 150 da história do Palmeiras contra o Santos especificamente no Palestra Italia-Allianz Parque, e Willian, que igualou Imparato, Lucas Esteves também foi destaque pelo gol marcado. Cria da Academia, base do Verdão, o atual camisa 6 chegou ao seu 25º jogo pelo time de cima e, como se profissionalizou no próprio Verdão, este foi seu primeiro gol profissional na carreira.

O jogador vem com bons números: antes do duelo desta noite começar, entrou em campo como o terceiro colocado em desarmes na temporada, com 13 roubos de bola, atrás apenas de Danilo, com 15, e Renan, com 19. Lateral-esquerdo de origem, Esteves foi figura presente em 17 dos 25 jogos mais recentes e titular nos quatro primeiros duelos da temporada – os últimos deles, ocupando o lado esquerdo do ataque, como por exemplo nesta noite, posição em que também foi utilizado ao longo de 2020.

No Palmeiras desde 2014, quando passou a integrar o elenco Sub-15, treinou com elenco Profissional em boa parte de 2019 e subiu definitivamente em 2020. Na base, conquistou quatro taças nacionais, inclusive uma, a Copa do Brasil Sub-17 de 2017, convertendo a última cobrança de pênalti na decisão da diante do Corinthians, no Pacaembu.